+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto Condomínio

    Amigos, este é o meu primeiro post no fórum, gostaria de poder tirar uma dúvida.

    Moro em um condomínio em uma cidade que não tem uma boa internet, somos atendidos por uma empresa local, que deixa o serviço a desejar, além de ruim é caro.
    Após várias lutas e pesquisas, conseguimos que uma empresa entregue um link de 2Gbps no condomínio por um preço até aceitável (dividido para 240 moradores).

    Agora a minha dúvida é sobre a infra para entregar isso a cada morador. Minha graduação é em redes, porém nunca trabalhei com algo “grande” desse modo, trabalho com servidores Linux.

    Pensei no seguinte projeto:
    - Um routerboard Mikrotik, não pesquisei o modelo ainda, para fazer a autenticação PPPoE e limitar a largura de banda para cada morador, onde cada um terá roteador realizando a autenticação.
    - Um switch Tplink Tl-sg5412f, sendo que uma porta estará linkada com o Mikrotik, e as outras portas estarão linkadas com 15 switchs Tp-link Tl-sl2218 em cada prédio (que são no total de 15 prédios, e cada prédio com 16 apartamentos).

    Já realizamos orçamentos para o cabeamento da fibra ótica, uma empresa contratada realizará todo o serviço.


    Todas as portas dos sl2218 serão isoladas, para que os roteadores dos clientes não se comuniquem entre si.


    A parte da configuração do Mikrotik e dos switchs tenho certeza que dou conta, trabalho com Mikrotik e já trabalhei com switchs gerenciáveis.


    Minha dúvida sobre tudo é se este “projeto” entregaria um resultado final satisfatório.


    Deste já, muito obrigado. Críticas e sugestões são totalmente bem vindas.

  2. #2

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Vamos lá, esse sl2218, pelo que vi, só tem 2 portas gigabit, ou seja, o resto é tudo fast. Troque por switch que todas as portas sejam giga.


    Inclua no projeto também roteadores para os moradores. A maioria dos roteadores domésticos é com porta fast. Ou seja, imagine um morador baixando 50mbps, irá consumir 50% do tempo de switch da porta que vai para o Mikrotik, sobrando "apenas" 500mbps de banda para o resto. Se todos usarem fast, a largura de banda efetiva que terá até o mk, será de 100mbps, mesmo estando conectados como Gigabit.


    Nessa largura de banda, "EU" usaria um PC para rotear e autenticar, pode até ser com routerOS. Nunca usei essas Mk maiores mas 2gbps me parece muita banda para um appliance desses.

    Bom, my 2cents

  3. #3

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Vamos lá, esse sl2218, pelo que vi, só tem 2 portas gigabit, ou seja, o resto é tudo fast. Troque por switch que todas as portas sejam giga.



    Inclua no projeto também roteadores para os moradores. A maioria dos roteadores domésticos é com porta fast. Ou seja, imagine um morador baixando 50mbps, irá consumir 50% do tempo de switch da porta que vai para o Mikrotik, sobrando "apenas" 500mbps de banda para o resto. Se todos usarem fast, a largura de banda efetiva que terá até o mk, será de 100mbps, mesmo estando conectados como Gigabit.




    Nessa largura de banda, "EU" usaria um PC para rotear e autenticar, pode até ser com routerOS. Nunca usei essas Mk maiores mas 2gbps me parece muita banda para um appliance desses.


    Bom, my 2cents
    Para falar a verdade, sobre o switch, foi erro meu, no projeto eu citei ele como sendo todo giga, já estou procurando um substituir.


    A idéia de não incluir os roteadores domésticos é para "baratear" o início do projeto, deixando a escolha do morador usar o que tem (fast) ou adquirir um giga.


    Na borda, eu tinha pensando em usar o CCR1009-8g-1s-1s+, que é um equipamento já familiarizado. Já administrei ele anteriormente, como um server hotspot.


    Muitíssimo obrigado pelo comentário, enriqueceu o projeto.


    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não acho confiável trabalhar com esse tipo de rede em um condomínio de grande porte, o melhor aí seria FTTH ou ADSL.


    A questão de roteador, eu não confiaria 2G em RouterOS, infelizmente o sistema é muito falho e pra essa quantidade de banda e assinantes não dá pra confiar, exceto se você domina a arte dos Ajustes Finos. Pra essa banda eu recomendaria um Juniper, ou VyOS num hardware melhor, como o ServerU. Ainda não trabalhei com VyOS como concentrador PPPoE, hoje trabalho com Juniper e RouterOS. O @andrecarlim pode informar melhor sobre concentrador PPPoE em sistemas Linux.


    E outra coisa: É um projeto muito grande que pode te levar ao sucesso, e ao mesmo tempo ao fracasso. Então, assegure-se que tenha bastante experiência nisso, caso contrário, contrate uma consultoria especializada. 2G de link é pra mais de 500 assinantes, não dá pra brincar com a satisfação deles.




    Sent from my iPhone using UnderLinux
    FTTH eu tinha cogitado, mas acho que iria encarecer demais! ADSL nem tinha passado pela minha cabeça. Meu conhecimento de ADSL é somente como cliente da Oi, mas vou pesquisar sobre isso.


    Sobre o RouterOS ouvi várias pessoas comentando isso mesmo.
    Pensando em excluir do projeto, montar um bom hardware e trabalhar com o pfSense, melhor?


    Sobre o tamanho do projeto, sim, é bem grande. Não sei se irá para frente e se for, não sei o que será dele. De qualquer forma, estou montando o projeto no papel, até por questão de conhecimento e sobre pesquisa envolvida.
    Se for aprovado, tenho certeza que serão várias noites em claro, mas se for concluído será um ENORME sucesso pessoal.


    Agradecido pela sua adição ao projeto!

  4. #4

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Bom dia Rafael, voce está no caminho certo, só acrescente como o amigo citou os switchs giga por conta da largura de banda, tenho aqui um mikrotik 1036 com bastante clientes pindurado, estamos trabalhando com 1.5gb e esta dando conta do recado, o processamento nem se mexe.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Vamos lá, esse sl2218, pelo que vi, só tem 2 portas gigabit, ou seja, o resto é tudo fast. Troque por switch que todas as portas sejam giga.


    Inclua no projeto também roteadores para os moradores. A maioria dos roteadores domésticos é com porta fast. Ou seja, imagine um morador baixando 50mbps, irá consumir 50% do tempo de switch da porta que vai para o Mikrotik, sobrando "apenas" 500mbps de banda para o resto. Se todos usarem fast, a largura de banda efetiva que terá até o mk, será de 100mbps, mesmo estando conectados como Gigabit.


    Nessa largura de banda, "EU" usaria um PC para rotear e autenticar, pode até ser com routerOS. Nunca usei essas Mk maiores mas 2gbps me parece muita banda para um appliance desses.

    Bom, my 2cents
    Para falar a verdade, no papel eu coloquei que o switch era todo giga, eu errei na definição.

    Não incluí os roteadores para os moradores para não elevar tanto o valor inicial do projeto, pois 30% dos moradores já possuem o equipamento fast. De qualquer forma irei incluir isso.

    Eu escolhi Mikrotik pois já sou familiarizado, já configurei uma hotspot em um hotel, trabalhando com um link de 500mb, e achei fantástico o resultado.
    Mas de qualquer modo, irei colocar um outro hardware, talvez rodando um pfSense.

    Obrigado pela contribuição.

  6. #6

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não acho confiável trabalhar com esse tipo de rede em um condomínio de grande porte, o melhor aí seria FTTH ou ADSL.

    A questão de roteador, eu não confiaria 2G em RouterOS, infelizmente o sistema é muito falho e pra essa quantidade de banda e assinantes não dá pra confiar, exceto se você domina a arte dos Ajustes Finos. Pra essa banda eu recomendaria um Juniper, ou VyOS num hardware melhor, como o ServerU. Ainda não trabalhei com VyOS como concentrador PPPoE, hoje trabalho com Juniper e RouterOS. O @andrecarlim pode informar melhor sobre concentrador PPPoE em sistemas Linux.

    E outra coisa: É um projeto muito grande que pode te levar ao sucesso, e ao mesmo tempo ao fracasso. Então, assegure-se que tenha bastante experiência nisso, caso contrário, contrate uma consultoria especializada. 2G de link é pra mais de 500 assinantes, não dá pra brincar com a satisfação deles.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Com ADSL eu nunca trabalhei, mas vou pesquisar a respeito.
    Tinha pensando em levar a fibra direto na unidade do cliente, porém de início, achei o custo bem elevado!
    Pois o orçamento para levar o cabeamento até cada cliente praticamento triplicou o valor.

    Talvez investir em um hardware e trabalhar com o pfSense dê um resultado mais satisfatório que o Mikrotik, ainda estou estudando.

    Sobre o tamanho do projeto, pois é! Tenho total ciência que irei passar meses sem dormir bem, ou ouvindo bastante. Mas não sei se o projeto será aprovado, de qualquer forma estou fazendo o projeto no papel até por questões de estudo e pesquisa.
    Hoje não sei se o projeto sai, mas quem sabe daqui um ano, e já tenho a parte teórica montada. Conhecimento sempre é bom.

    Obrigado pela adição ao projeto.

  7. #7

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Citação Postado originalmente por wilgel Ver Post
    Bom dia Rafael, voce está no caminho certo, só acrescente como o amigo citou os switchs giga por conta da largura de banda, tenho aqui um mikrotik 1036 com bastante clientes pindurado, estamos trabalhando com 1.5gb e esta dando conta do recado, o processamento nem se mexe.
    Como mencionei anteriormente, foi erro na especificação. Do local que eu li sobre o switch, tinha informado que ele era todo giga. Já retirei do papel e estou procurando um compatível com todas as portas gigas.

    O Mikrotik que eu tinha pensado é o CCR1009, e é o mesmo que eu já configurei como hotspot em um hotel, entrando rede para mais ou menos 100 AP's.

    Obrigado pela contribuição!

  8. #8

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Se já vais ter tudo fibra, comece já com GPON, que já faz a autenticação e controle de banda de cada usuário. O custo da OLT, concentrador, pode ser mais caro, mas o custo da ONU é bem em conta. Mais simples de ativar e controlar a rede. Minha sugestão.

  9. #9

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Citação Postado originalmente por Zeroberto Ver Post
    Se já vais ter tudo fibra, comece já com GPON, que já faz a autenticação e controle de banda de cada usuário. O custo da OLT, concentrador, pode ser mais caro, mas o custo da ONU é bem em conta. Mais simples de ativar e controlar a rede. Minha sugestão.
    A fibra seria somente para interligar a central com os prédios.
    Cada prédio teria um rack, que receberia a fibra, e distribuiria por cat6.

    Eu posso utiliza o OLT somente como concentrador, e entregando por UTP, ou seria obrigado a ser FTTH?

    Desculpe a pergunta, pois não tenho conhecimento sobre GPON.

    Obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Citação Postado originalmente por rafaelwzs Ver Post
    A fibra seria somente para interligar a central com os prédios.
    Cada prédio teria um rack, que receberia a fibra, e distribuiria por cat6.

    Eu posso utiliza o OLT somente como concentrador, e entregando por UTP, ou seria obrigado a ser FTTH?

    Desculpe a pergunta, pois não tenho conhecimento sobre GPON.

    Obrigado.
    Com o GPON você poderia colocar uma ONU cada prédio e ir para um switch pra distribuir internamente, mas não sei se vale a pena daí no seu caso, pois o investimento maior vai ser na OLT, as ONUs são baratas.

  11. #11

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Com o GPON você poderia colocar uma ONU cada prédio e ir para um switch pra distribuir internamente, mas não sei se vale a pena daí no seu caso, pois o investimento maior vai ser na OLT, as ONUs são baratas.
    Uma leve pesquisa, e parece que uma OLT para atender a demanda está na casa dos 20k, é isso mesmo, ou eu não pesquisei corretamente?

    Pois se for isso mesmo, financeiramente, ACHO que o projeto anterior é mais viável.

    Obrigado pela ajuda.

  12. #12

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Citação Postado originalmente por rafaelwzs Ver Post
    Uma leve pesquisa, e parece que uma OLT para atender a demanda está na casa dos 20k, é isso mesmo, ou eu não pesquisei corretamente?

    Pois se for isso mesmo, financeiramente, ACHO que o projeto anterior é mais viável.

    Obrigado pela ajuda.
    Uma OLT de médio/grande porte, para alguns milhares de clientes, custa nessa faixa aí mesmo na configuração inicial.

    Para 240 clientes você pode usar 2 OLTs GEPON Overtek, podendo colocar 128 clientes em cada uma sem problemas, ainda mais em pequena distância, como no caso de um condomínio. Cada uma dessas OLTs custa quase R$3.000,00, vendidas na ISPshop. Ainda tem a vantagem de as ONUs GEPON terem um custo menor do que as GPON.

    Mas como essas OLTs têm apenas 1 porta GEPON, com capacidade de 1.25Gbps em ambos sentidos, compartilhar isso com 128 ONUs vai garantir apenas 10Mbps para cada cliente (na realidade pode ofertar mais que isso, devido à taxa de compartilhamento e oversubstription, que depende do perfil de consumo dos assinantes). Então em caso de ofertar bandas maiores, como taxas acima de cerca de 50Mbps, seria melhor colocar a quantidade padrão de ONUs na porta PON, que seria 64. Dessa forma, com 64 ONUs por OLT, você precisa de 4 dessas OLTs, o que ainda sai mais barato (uns R$12k) que esses R$20k aí. Pode também usar OLTs da Cianet (que são a mesma coisa das vendidas na Flytec, no Paraguai, e em algumas revendas no Brasil, tudo importado da Ásia, sendo inclusive gerenciadas pelo mesmo software), que têm 2 portas GEPON por OLT, mas aí não sei quanto fica e se sai muito mais caro.

    Se a demanda de banda for tão grande que mesmo 64 ONUs por porta GEPON seja muito, pode colocar menos (32 ONUs por porta, por exemplo). O problema é que aí acho que não fica muito interessante financeiramente. Na verdade nem colocando 128 clientes por porta PON eu vejo essas OLTs Overtek e Cianet/outras asiáticas interessantes em escala (pode ser mais barato para começar, mas é só isso), pois o custo da OLT com 1 ou 2 portas é praticamente o mesmo custo de uma placa de 8 portas em OLTs chassi da FiberHome. Talvez por isso seja até mais interessante para você usar uma OLT mini chassi da FiberHome (espaço para duas placas de serviço, podendo ser GPON ou GEPON, 8 portas PON por placa - em caso de GPON, há placa com 16 portas) com placa GEPON.
    Última edição por TsouzaR; 27-11-2016 às 00:56.

  13. #13

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Amigão usa uma CCR na borda autenticando os cliente com pppoe, interliga os prédios com fibra e usa switchs giga nos andares não tem muito mistério vai ficar bom.

  14. #14

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    ideal e ter projeto amigo pra uma boa rede

  15. #15

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Curiosidade, qual a região e por quanto conseguiu os 2gbps?

  16. #16

    Padrão Re: Projeto Condomínio

    Amigos, boa tarde.

    Continuo tocando o projeto, porém me surgiu uma dúvida.

    Estou querendo utilizar somente uma fibra monomodo para ligar o rack central ao rack do prédio.

    A minha dúvida é, no rack terá um Mikrotik RB com um mini-gbic, eu posso utilizar um conversor de mídia? Ou é obrigatório ser o par de mini-gbic?

    A o gbic irá fazer o WDM, porém o conversor conseguirá "conversar" normalmente com o router?

    Eu achei este tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=163941
    Com a menção "Sim desde que use conversor compativel com minigbic sx lx as duas pontas usando a mesma tecnologia n tem problema" porém sinceramente, não compreendi.

    Deste já, obrigado!