+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mais de um servidor na mesma rede!

    Gostaria de saber dos amigos mais experientes, se existe como ligar por exemplo 2 rb 750 na mesma switch! Sendo que estarei autenticando via hotspot, com faixa de IP diferente, e IP fixo nos clientes! Clientes conectados no mesmo rádio! Porém 2 rbs > switch > radio 5g > clientes autenticando nas duas rbs pelo hotspot...a idéia é pra dividir os clientes nas duas rbs, tipo 30 clientes em uma rb e 30 clientes na outra.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Ser você retirar o hotspot acredito que sim, o hotspot atrapalha muito nessa questão, mesmo tendo a opção no profile hotspot de não setar um ADDRESS pool colocando em none as vezes ainda assim da bronca ou tudo IP fixo ou pppoe x ip fixo

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Se quer fazer a divisao também tem a opção de fechar vlans... ai cada qual responde pela sua.

  4. #4

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Citação Postado originalmente por andrercmeira Ver Post
    Se quer fazer a divisao também tem a opção de fechar vlans... ai cada qual responde pela sua.
    Nesse caso a vlan seria útil se todos os clientes tiverem capacidade de fechar a VLAN

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Nao necessariamente, pois na ap voce faz as vlans, tal como antigamente se fazia os tunneis no mk... e cliente da rede X, vlan X, clientes da rede Y, vlan Y... varios radios, tais como rocket, nanostation, tem a capacidade de fazer isso, cada vlan será direcionada ao seu acesso...

  6. #6

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Citação Postado originalmente por andrercmeira Ver Post
    Nao necessariamente, pois na ap voce faz as vlans, tal como antigamente se fazia os tunneis no mk... e cliente da rede X, vlan X, clientes da rede Y, vlan Y... varios radios, tais como rocket, nanostation, tem a capacidade de fazer isso, cada vlan será direcionada ao seu acesso...
    O cara citou 2 rb750, provavelmente em um switch ou rede em bridge, o Rocket não faz mapeamento de VLAN e sim permite ativar uma VLAN de gerência

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Citação Postado originalmente por franciskv Ver Post
    O cara citou 2 rb750, provavelmente em um switch ou rede em bridge, o Rocket não faz mapeamento de VLAN e sim permite ativar uma VLAN de gerência

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
    Exatamente! As rbs direto na switch, e os rádios em bridge.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Aqui coloco com varios SSID no mesmo rocket, cada um associado a uma VLAN, sempre deu resultado e controlo individualmente... mas... cada caso é um caso...

  9. #9

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Citação Postado originalmente por amaylson Ver Post
    Exatamente! As rbs direto na switch, e os rádios em bridge.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App
    Você tem um só dispositivo e acaba sobrecarregando com a difusão de mais de 1 ssid não é a forma mais indicada e profissional de se trabalhar a vida útil do equipamento não é a mesma que um mesmo dispositivo que trabalha com apenas 1 ssid

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Simples: cada RB com um servidor DHCP e com faixas de IP diferentes.
    Não precisa de VLAN nem nada. Isso vai balancear os clientes automaticamente, da mesma forma como ocorre com dois ou mais servidores PPPoE na mesma rede.

    Ainda é interessante que você pode balancear de outras formas, não necessariamente 50/50% para cada RB. Um balanceamento menos desproporcional pode ser feito controlando a quantidade de IPs no pool do DHCP de cada RB (ex.: 64 IPs em uma RB e 192 IPs na outra resulta em um balanceamento de 25/75%), uma vez que o DHCP não vai oferecer IP se o pool já tiver acabado.

  11. #11

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Simples: cada RB com um servidor DHCP e com faixas de IP diferentes.
    Não precisa de VLAN nem nada. Isso vai balancear os clientes automaticamente, da mesma forma como ocorre com dois ou mais servidores PPPoE na mesma rede.

    Ainda é interessante que você pode balancear de outras formas, não necessariamente 50/50% para cada RB. Um balanceamento menos desproporcional pode ser feito controlando a quantidade de IPs no pool do DHCP de cada RB (ex.: 64 IPs em uma RB e 192 IPs na outra resulta em um balanceamento de 25/75%), uma vez que o DHCP não vai oferecer IP se o pool já tiver acabado.
    Ligar as duas rbs com o servidor dhcp ativado mesmo? Na mesma switch? Isso mesmo?

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Citação Postado originalmente por amaylson Ver Post
    Ligar as duas rbs com o servidor dhcp ativado mesmo? Na mesma switch? Isso mesmo?

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App
    Só pra ver se eu entendi! As duas rbs com dhcp on! Uma por exemplo indo do 10.5.50.2 até 10.5 50.50 / 10.5.50.51 até 10.5 50.254....É isso? Ou a faixa de IP tem que ser fora?

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    2 servidores dhcp na rede não é interessante, quando a lease de um expirar o outro vai fornecer os parâmetros até porque 1 servidor de dhcp tem ser autoritativo não pode haver outros na mesma rede

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Continuo sem entender kkk! Afinal é possível unir as rbs ou não?

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  15. #15

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Veja minha primeira resposta não sou o dono da razão mais me parece ser a forma mais sensata de se fazer funcionar

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    Citação Postado originalmente por amaylson Ver Post
    Só pra ver se eu entendi! As duas rbs com dhcp on! Uma por exemplo indo do 10.5.50.2 até 10.5 50.50 / 10.5.50.51 até 10.5 50.254....É isso? Ou a faixa de IP tem que ser fora?

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App
    Não, duas faixas completamente distintas.

    Citação Postado originalmente por franciskv Ver Post
    2 servidores dhcp na rede não é interessante, quando a lease de um expirar o outro vai fornecer os parâmetros até porque 1 servidor de dhcp tem ser autoritativo não pode haver outros na mesma rede

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
    Ao renovar o lease o cliente DHCP se comunica diretamente (unicast) com o servidor DHCP que lhe atribuiu o IP, então ele não vai pegar parâmetros de outro servidor quando expirar, mas sim irá pegar do mesmo que lhe atribuiu inicialmente. Somente caso esse servidor não responda é que o cliente começa a enviar requisição de IP em broadcast (o que só deve ocorrer se houver problema com a RB e nesse caso esse comportamento é até interessante para failover, juntamente com um curto tempo de expiração do lease), igual a como é feito na primeira atribuição, podendo nesse caso pegar IP com outro servidor DHCP na rede. Veja:

    http://www.tcpipguide.com/free/t_DHC...rocesses-2.htm
    https://technet.microsoft.com/en-us/.../cc958919.aspx

    Por padrão pode sim haver mais de um servidor DHCP na rede sem problemas. Tanto que provedores muitas vezes sofrem com cliente que conecta cabo na porta errada do roteador e o servidor DHCP dele passa a jogar IP na rede juntamente com o servidor correto, do provedor, o que acaba interrompendo a conexão de quem pega IP com o servidor errado, problema que deve ocorrer apenas em uma 1ª atribuição, e não na renovação do lease (conforme já expliquei). Não é o comportamento padrão ter uma proteção contra falsos servidores DHCP, isso tem que ser configurado, e inclusive o RouterOS da MikroTik tem opções para isso.
    Última edição por TsouzaR; 27-11-2016 às 14:30.

  17. #17

    Padrão

    Parceiro... Aqui minhas torres todas tem um vlan diferente, como não é roteada acabei optando por essa opcao para que eu pudesse diminuir broadcast, possiveis problemas e por ai vai, pelo menos se acontecer um problema ele fica mais localizado e com isso mais facil de resolver.
    Tambem tenho dois servidores pppoe, tenho ainda ou toughswitch da ubiquiti e estou migrando as principais pra edge swich tambem da ubiquiti, na porta onde sai as setoriais eu tiro a tag da vlan daquela torre que vai para meu servidor A e mantenho tagget a vlan que vai para meu servidor B, com isso, quem nao tiver vlan setada no radio vai bater no servidor A e quem tiver a vlan setada vai bater no servidor B.
    No switch onde chega os dois servidores, na porta deles eu só deixo a vlan pertencente a aquele servidor, com isso nao corre o risco do cliente tentar logar en servidor errado. Obs: Servidores diferentes com vlans diferentes.

  18. #18

    Padrão Re: Mais de um servidor na mesma rede!

    somente por vlan e contando que as interfaces das duas rbs de conexão ao switch esteja em bridge também