+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Boa tarde, pessoal estou com uma duvida e gostaria de uma visão de quem tem um provedor em região que possui serviços de acessoa a internet 3g/4g/adsl.

    Minha dúvida será que compensa ter um provedor via rádio nestas condições ??

    Agradeço a todos !!!

  2. #2

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Depende do seu alvo. Empresas que querem mais que o ADSL oferece. Atendimento melhor que o da telefônica. Prestar um suporte interno da rede.
    Se oferecer como rota backup para empresas. Oferece rede entre prédios de uma empresa.
    ADSL funciona até 3km da central, será que cobre tudo mesmo?

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  3. #3
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Amigo, concorrência esta na cabeça.. se vc fizer empenho no atendimento, agilidade em soluçoes de problemas e qualidade de serviços, ja era.. pode ter ate concorrentes via rádio.

  4. #4

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Então o adsl somente alcança 3 km a partir da central, logo podemos saber que somente residencias próximas podem ser atendidas, isso é bom saber, já que locais que ultrapassam essa distancias necessitam de outras formas de acesso.
    Com equipamentos trabalhando em 5.4 ghz posso ultrapassa esse alcance ?

  5. #5

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Se eu disser que tenho um ou outro cliente a 10km vão me pixar, pense de 2 a 5.
    Mas é mais fácil você levantar varias torre a 13 km da Telefonica do que ela instalar novas centrais.


    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  6. #6

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Pesquisei aqui VIVO esta usando VDSL que alcança até 2,4 km + 1 k e 1,5 km de cobre até o cliente somente chega 50 MB.
    Há uma forma de saber quantos moradores estão usando os serviços da VIVO e OI ?

  7. #7
    Avatar de Treme
    Ingresso
    Jan 2015
    Localização
    Linhares / Espirto Santo
    Posts
    67

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Na minha cidade, tem 3g, 4g, VIVO(GVT), OI - Telefônica, 2 Operadoras com Radio/Fibrar/CABO UTP, planos de 1 mega até 50megas, é comum planos de 2,4,5,8,10,15megas, existe espaço, mas preciso de investimento, e compromisso e inicialmente paciência, só digo uma coisa propaganda alma do negocio.

  8. #8

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Compensa sim dependendo da cidade. Pois planos de internet móvel são limitados por franquia de dados. Algumas operadoras já estão deixando o facebook fora da franquia. Mas mesmo assim poucos são os planos com mais de 1 a 2 GB mensais. Isso é muito pouco.

    Pelo menos por enquanto, a internet móvel pode ser encarada como um complemento da fixa.

    Já o adsl tem seus problemas. Há pessoas que nunca reclamam e outras que encontram muitos problemas. 3 km de distância da central já estão sendo generosos com as operadoras. Com 500metros começa a degradar mas ainda vai. Mas vai perdendo banda. 1km já não dá todo o potencial... Depois tem a questão de que equipamentos eles tem instalados. Alguns mais antigos são bem mais limitados...
    Por isso que cada caso é um caso.

    Wireless também tem seus problemas... Só com o tempo é que você vai achando meios de ir melhorando. Mas um dos segredos do Wifi é ter sempre clientes perto das torres.
    Já tem outros serviços de wifi na sua cidade? O que comentam os usuários?

  9. #9

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Amigo internet via rádio você conseguirá apenas clientes em regiões onde a ADSL não chegou ainda e quando a mesma chegar, boa parte irá migrar devido ao preço. Você pode se diferenciar com qualidade de serviço e atendimento, porém ao meu ver, no longo prazo as chances de sucesso não são tão grande.
    Todos os provedores que conheço estão migrando para fibra ótica para conseguir se destacar e continuar no mercado, os mesmos ainda utilizam os rádios existentes em áreas mais carentes, porém lembre-se que nessas áreas dependendo do local onde mora o índice de inadimplência é maior.

    Boa sorte ai com sua decisão.

  10. #10

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    ADSL vai ate 3Km do DSLAM, porem tem DSLAM disribuido em toda a cidade!!!Se a cidade tem ADSL com certeza ele atende toda a área urbana.

  11. #11

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Isso mesmo @emilidani. Mas convenhamos, em 3km fica muito ruim. A solução é esta. Colocar armários em pontos estratégicos. A GVT fazia isso. A OI nao faz, pelo menos no interior. Não tem instalação mais barata para eles que já tem a malha de cabos FE esperando.

    Enviado via ASUS_Z00UD usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Para quem deseja saber quantos clientes possui o concorrente, que tecnologia usa e quais são as velocidades de conexão:
    http://ftp.anatel.gov.br/dados/Acessos/

  13. #13

    Padrão

    Fiz uma pesquisa ano passado pelo facebook com algumas pessoas de minha região somente 11 responderam demonstrando interesse pelo serviço, mas maioria não respondeu isso pode ser considerado um sinal não muito bom .
    Aqui tem uns gatonets, mas se você passa pelo ruas não se ve muitas casas com CPE ou antenas para recepção wifi, acho que fato dela ser pouco divulgada pesa um pouco.
    Para vocês verem deixei a rede aberta e com login livre observei uns 5 acessos de PC durante um bom tempo, mas quando defini a liberação após pagamento estes sumiram.

  14. #14

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Como vc faz para liberar o acesso apos pagamento ? Usa algum programa especifico ?

  15. #15

    Padrão Re: Compensa ter um provedor via rádio em cidade com adsl/3g/4g

    Existem sistema de gerenciamento e controle de usuario para provedores, na empresa que trabalho usamos MK SOLUTIONS a meu ver o melhor de todos, e olha que já testei Myauth, topsap, vigo, e agora mk solutions.

    E respondendo sua questão compensa sim, mais não pense que vai ficar rico da noite pro dia, como dito anteriormente, onde a concorrência e grande, seu diferencial tem que ser;

    * Velocidade no atendimento;
    * Bons planos de acesso;
    * Fazer de tudo para em uma eventual pane ou manutenção ficar o menor tempo possível fora;

    Seus problemas serão, conseguir link a um preço que permita trabalhar dessa maneira e ter um pessoal técnico capacitado e comprometido com o trabalho.