+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como configurar 2rbs na mesma rede?

    Nome:      exemplo.jpg
Visitas:     521
Tamanho:  32,3 KB

    Galera me desculpem se postei na área errada.
    Eu gostaria de saber como eu poderia fazer para fazer o seguinte esquema.
    Eu queria colocar alguns clientes na TORRE1 autenticando no servidor PPPOE na RB da TORRE2,
    E alguns clientes na TORRE1 autenticando na RB da TORRE1 Teria como fazer essa configuração?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	31,2 KB
ID:      	65629  

  2. #2

    Padrão Re: Como configurar 2rbs na mesma rede?

    Só não entendi essa salada na torre 1. Qual a necessidade do switch depois da RB...?

    Outra... Qual o motivo de um RB tão parruda na torre 2 e uma mais fraca na 1???
    E qual o motivo de autenticar um cliente que sai pela torre 2 na torre 1 e vice versa? Um cliente que sai pela 1, o trafego teria que passar pelo PTP, ir na 2, retornar pelo PTP, pra daí ir ao cliente... É um inferno em termos de latência e consumo inútil de tráfego no PTP.

    Possível é... É até fácil de fazer... Só é ilógico do ponto de vista operacional.

    Eu faria assim: TORRE 1> Entrada de link:Routerboard... Essa RB autenticaria todos na torre 1 e controlaria a quantidade de link fornecido ao(s) PTP(s)... Essa RB é parruda!

    Passado o PTP para torre 2 ele entraria em uma RB que controlará todos na torre 2.

    Simples, fácil, direto, objetivo e sem desperdiçar 1 gota de tráfego.

    Você poderia concentrar a autenticação e controle de usuários tudo na torre 1 (próximo a entrada do link) e deixar todo o resto da rede em bridge. E colocar somente um switch após o PTP, tão somente para separar as entradas para os rádios.
    Isso traria simplicidade a rede e economia em termos de material. Entretanto esse modo não é sustentável a longo prazo, principalmente devido ao crescimento do número de clientes, pois haveria saturação de tráfego em um único ponto da rede.

  3. #3
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Como configurar 2rbs na mesma rede?

    amigo pode fazer isso via vlan também...agora uma curiosidade esse desenho aí da rede vc fez por qual programa

  4. #4

    Padrão Re: Como configurar 2rbs na mesma rede?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Só não entendi essa salada na torre 1. Qual a necessidade do switch depois da RB...?

    Outra... Qual o motivo de um RB tão parruda na torre 2 e uma mais fraca na 1???
    E qual o motivo de autenticar um cliente que sai pela torre 2 na torre 1 e vice versa? Um cliente que sai pela 1, o trafego teria que passar pelo PTP, ir na 2, retornar pelo PTP, pra daí ir ao cliente... É um inferno em termos de latência e consumo inútil de tráfego no PTP.

    Possível é... É até fácil de fazer... Só é ilógico do ponto de vista operacional.

    Eu faria assim: TORRE 1> Entrada de link:Routerboard... Essa RB autenticaria todos na torre 1 e controlaria a quantidade de link fornecido ao(s) PTP(s)... Essa RB é parruda!

    Passado o PTP para torre 2 ele entraria em uma RB que controlará todos na torre 2.

    Simples, fácil, direto, objetivo e sem desperdiçar 1 gota de tráfego.

    Você poderia concentrar a autenticação e controle de usuários tudo na torre 1 (próximo a entrada do link) e deixar todo o resto da rede em bridge. E colocar somente um switch após o PTP, tão somente para separar as entradas para os rádios.
    Isso traria simplicidade a rede e economia em termos de material. Entretanto esse modo não é sustentável a longo prazo, principalmente devido ao crescimento do número de clientes, pois haveria saturação de tráfego em um único ponto da rede.

    O motivo dessa salada e pq o dono da torre 1 quer economizar nas portas da rb dele [emoji28]

    O pq de querer fazer com que o cliente de essa volta toda pra autenticar, E pq eu to querendo desvincular os meu clientes da torre do sócio.

    Alguém tem o link pra um tutorial de como fazer esse esquema??


    Fiz a montagem no Fireworks




    Sent from my iPhone using UnderLinux

  5. #5

    Padrão Re: Como configurar 2rbs na mesma rede?

    Mas mesmo voce desvinculando você ainda estaria dependente da torre para fornecer sinal aos seus clientes e o equipamento estaria guardado lá tbm...??? Bizarro isso[emoji15] [emoji15] [emoji15]

    Você vai precisar de dois switches 10/100/1000 basicamente. Se forem switches controlados melhor ainda e com muitas portas... nada de switch caseiro... Receba o link direto na RB da torre 1. Nessa RB crie 2 faixas de IP... 1 para os clientes que serão controlados na torre 1 e configure a porta de saída. Injete essa porta no switch. Outra faixa de IP (pode ser um unico IP) para o PTP... configure a porta de saida e injete essa porta no switch. Desse switch irão sair as portas para os radios dos clientes e para o PTP... os radios do PTP e do PTMP deverão obrigatoriamente operar em bridge.
    Na torre 2 o PTP será injetado em outro switch. A RB da torre 2 será ligada nesse switch como entrada e também terá cabos injetando internet nesse switch. Assim como os radios que distribuição para os clientes estarão ligados nesse switch.
    O PTP seria só para fazer uma "ponte" entre o switch da torre 1 e o da torre 2. Dessr modo, por exemplo se um cliente da torre 1 buscar um IP que está disponivel na RB da da torre 2 ele passará pelo PTP e voltará.

    Só uma dica... esse modelo é possível... sim é... mas sobrecarrega o PTP...

    O ideal seria fazer 2 PTP
    1 direto entre a RB 1 e a RB 2 para passagem do link e outro entre os switches para passagem do tráfego dos clientes. Isso criaria uma certa redundância e evitaria o duplo tráfego em um unico PTP.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Como configurar 2rbs na mesma rede?

    VLAN resolve

    e fazendo como o colega citou ai, "PRA QUE ESSA SALADA NA TORRE"