+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloqueido da navegação por determinado dia

    Ola, sou meio novo com mikrotik, até dei uma pesquisada antes de postar, mas não encontrei nada.

    O que eu gostaria de saber, é se é possivel eu bloquear toda a navegação em determinados dias, por exemplo: não quero que ninguem use a internet no domingo.

    Detalhe, eu ja criei uma regra bloqueando a navegação todos os dias das 22:00hrs as 6:00 hrs

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    No mikrotik se for um switch gerenciável dá, o mesmo acontece com cisco e 3Com.

  3. #3

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Bom dia, já tentou criar o script e agendar?

  4. #4

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Citação Postado originalmente por ffernandes Ver Post
    Bom dia, já tentou criar o script e agendar?
    Como disse sou meio novo com mikrotik, como seria esse agendamento, pra bloquear o dia todo no domingo, mantendo a regra que já tenho de bloqueio das 22 as 6

  5. #5

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    No mikrotik se for um switch gerenciável dá, o mesmo acontece com cisco e 3Com.
    No caso não tem switch, tem apenas o mikrotik e um router

  6. #6

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Amigo , vc pode criar uma regra tanto de bloqueio quanto de desabilitar ou habilitar uma interface ( clientes )por exemplo , aqui vai um exemplo de bloqueio por horario pra determinado ip , vc pode alterar e cologar a ranger do seus clientes ...

    Claro que esta regra é bem simples e que qualquer um aqui com conhecimentos mais avançados que o meu pode compartilhar um melhoramento na minha dica. Fico então aqui no aguardo de quem quiser melhorar, será de grande proveito.
    lá vai:
    Abra o New Terminal e digite:
    ip enter
    firewall enter
    filter enter
    add action=drop chain=forward comment=controledospaisfamilia disabled=yes dst-address=172.21.1.102 src-address=0.0.0.0/0
    Observe que a opção em negrito devem ser alteradas, ex:
    comment=controledospaisfamilia = Aqui você deve colocar o nome do cliente ou login pra identificar melhor a quem se refere esta regra de drop.
    dst-address=172.21.1.102 = Aqui seria refente ao ip que o cliente pega sempre que se conecta e então lá vai uma observação muito importante:
    É preciso que o cliente tenha um ip fixo informado no cadastro do mkauth, justamente pra que sempre ao se conectar pegar o mesmo ip.
    Agora vamos criar apenas dois agendamento para ativar e desativar esta regra em horários que o cliente solicitou, então vamos supor que o cliente pediu pra que a internet não funcione entre 22hrs e 7hrs.
    Basta apenas criar estes dois agendamentos veja:
    clique em System/Scheduler/clique no sinal de + e ao abrir a janela preencha os campos segundo descrito abaixo:
    Name = Controle dos Pais - Familia - Login Off
    Start Date = é a data que irá começar a ser executado o agendamento então como este campo o mikrotik já preenche com a data de hoje pode deixar como está.
    Start Time = Neste campo deve ser informado a hora em que o agendamento irá ativar a regra lá do filter e assim interromper a internet do cliente, no meu exemplo 22:00:00
    Interval = Neste campo irá colocar o intervalo em que será executado a interrupção no meu caso será de um dia 1d 00:00:00
    On Event = Basta vc adicionar este pequeno scrip:
    /ip firewall filter enable [find comment=controledospaisfamilia]
    OBs:
    Você deve alterar no script o texto em negrito para o mesmo nome que você escolheu no comment do seu filter
    Policy = Deixe todas as opções marcadas
    Pronto agora clique em ok pra salvar e repita mais outro agendamento desta vez com algumas alterações ( vc pode até criar uma cópia e entrar nela e alterar as opções abaixo)
    Name = Controle dos Pais - Familia - Login On
    Start Time = Neste campo deve ser informado a hora em que o agendamento irá desativar a regra lá do filter e assim liberar a internet do cliente, no meu exemplo 07:00:00
    On Event = /ip firewall filter disable [find comment=controledospaisfamilia]
    Pronto Com estas três simples regras é possível interromper a internet do cliente entre 22 e 7hrs baseado no ip do cliente.
    Espero que seja de bom proveito pra quem fizer uso deste recurso.

  7. #7

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Ok, então como disse, eu ja tenho um script bloqueando todos os dias das 22:00 as 6:00 da manha, mas a cereja do bolo é que o cliente quer bloquear especificamente no domingo o dia todo, como seria a regra para bloquea-lo o dia todo no domingo, mas manter a regra atual de bloqueio todos os dias das 22:00 as 6:00 da manha?

  8. #8

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Se for usar scheduler escolhe uma data que seja domingo no passado pra rodar o script e pede pra repetir a cada 7 dias.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  9. #9

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Cria a regra de desabilitar a interface ...

    Sent from my XT1563 using UnderLinux mobile app

  10. #10

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Mas se é IP firewall, para habilitar e desabilitar baseado em hora e dia da semana por que não usa em advanced a opção de time.
    Essa opção foi melhorada na versão 6.37.1

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  11. #11

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Amigo , vc pode criar uma regra tanto de bloqueio quanto de desabilitar ou habilitar uma interface ( clientes )por exemplo , aqui vai um exemplo de bloqueio por horario pra determinado ip , vc pode alterar e cologar a ranger do seus clientes ...

    Claro que esta regra é bem simples e que qualquer um aqui com conhecimentos mais avançados que o meu pode compartilhar um melhoramento na minha dica. Fico então aqui no aguardo de quem quiser melhorar, será de grande proveito.
    lá vai:
    Abra o New Terminal e digite:
    ip enter
    firewall enter
    filter enter
    add action=drop chain=forward comment=controledospaisfamilia disabled=yes dst-address=172.21.1.102 src-address=0.0.0.0/0
    Observe que a opção em negrito devem ser alteradas, ex:
    comment=controledospaisfamilia = Aqui você deve colocar o nome do cliente ou login pra identificar melhor a quem se refere esta regra de drop.
    dst-address=172.21.1.102 = Aqui seria refente ao ip que o cliente pega sempre que se conecta e então lá vai uma observação muito importante:
    É preciso que o cliente tenha um ip fixo informado no cadastro do mkauth, justamente pra que sempre ao se conectar pegar o mesmo ip.
    Agora vamos criar apenas dois agendamento para ativar e desativar esta regra em horários que o cliente solicitou, então vamos supor que o cliente pediu pra que a internet não funcione entre 22hrs e 7hrs.
    Basta apenas criar estes dois agendamentos veja:
    clique em System/Scheduler/clique no sinal de + e ao abrir a janela preencha os campos segundo descrito abaixo:
    Name = Controle dos Pais - Familia - Login Off
    Start Date = é a data que irá começar a ser executado o agendamento então como este campo o mikrotik já preenche com a data de hoje pode deixar como está.
    Start Time = Neste campo deve ser informado a hora em que o agendamento irá ativar a regra lá do filter e assim interromper a internet do cliente, no meu exemplo 22:00:00
    Interval = Neste campo irá colocar o intervalo em que será executado a interrupção no meu caso será de um dia 1d 00:00:00
    On Event = Basta vc adicionar este pequeno scrip:
    /ip firewall filter enable [find comment=controledospaisfamilia]
    OBs:
    Você deve alterar no script o texto em negrito para o mesmo nome que você escolheu no comment do seu filter
    Policy = Deixe todas as opções marcadas
    Pronto agora clique em ok pra salvar e repita mais outro agendamento desta vez com algumas alterações ( vc pode até criar uma cópia e entrar nela e alterar as opções abaixo)
    Name = Controle dos Pais - Familia - Login On
    Start Time = Neste campo deve ser informado a hora em que o agendamento irá desativar a regra lá do filter e assim liberar a internet do cliente, no meu exemplo 07:00:00
    On Event = /ip firewall filter disable [find comment=controledospaisfamilia]
    Pronto Com estas três simples regras é possível interromper a internet do cliente entre 22 e 7hrs baseado no ip do cliente.
    Espero que seja de bom proveito pra quem fizer uso deste recurso.
    Baita explicação [emoji1319]


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  12. #12

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Eu uso time do firewall pra bloquear a navegação de logins dos técnicos depois do horário de trabalho. Sem usar script.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  13. #13

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Mikrotik é versátil vai do conhecimento , da pra fazer a mesma coisa de várias maneiras !!!

    Sent from my XT1563 using UnderLinux mobile app

  14. #14
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Ip firewall - filter

    add action=drop chain=forward disabled=yes dst-port=80,443 protocol=tcp time=\
    0s-1d,sun


    add essa regra aí e pronto, pode deixar até sem porta se quiser

  15. #15

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    como vc fez a regra de bloqueio de todos os dias em certo horario? vc pode fazer uma mesma regra do dia inteiro em apenas em 1 dia..

  16. #16
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Bloqueido da navegação por determinado dia

    Tem como fazer por horário também sem problemas