+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?

    Prezad@s,


    Seguem detalhes sobre a rede na qual estou precisando de suporte:


    1) Topologia da rede: a) Modem (TP-Link 8816, v8); b) Roteador (Apple Time Capsule, modelo A1470); c) Servidor Mac mini rodando OS X Server Mavericks, versão 3.2.2; d) clientes (Macs; PCs; Smartphones; Tabletes e Impressoras)


    2) Configuração atual da rede: a) TP-Link 8816 = modo roteador (IP: 192.168.1.1); b) Apple Time Capsule = modo ponte (IP: 192.168.1.10); c) Servidor = gerenciamento DHCP; DNS; Pastas compartilhadas etc. (faixa de IPs: de 192.168.1.20 a 192.168.1.200)


    3) Operadora de Internet: Oi Velox, ADSL, Plano de 10MB, em Teresina-PI (autenticação via PPPoE [usuário: oi@oi; senha: oioi]; VPI = 0; VCI = 33)


    Como preciso configurar a rede?


    Deixar o modem TP-Link como "ponte" e autenticar a conexão via PPPoE pelo Time Capsule.


    Que problema impede que a rede seja configuração desta maneira?


    Apesar de ter configurando corretamente o modem TP-Link em "modo ponte", o Time Capsule não consegue autenticar a conexão via PPPoE.


    Que procedimento foi realizado para testar a comunicação entre os dispositivos?


    Tentei configurar o acesso PPPoE colocando o modem TP-Link em "modo ponte" e ligando-o via cabo no servidor. Criei uma conexão PPPoE no sistema operacional, entretanto, não é possível estabelece-la (nunca foi firmada qualquer conexão).


    Pergunta:


    Existe alguma configuração adicional de IPs; porta; gateway etc. que devo realizar diretamente no modem para fazer com que haja comunicação entre ele e o roteador (ou computador)?


    De antemão, agradeço pelas informações/sugestões.

  2. #2

    Padrão Re: TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?

    Amigo... a maneira mais facil de fazer funcionar essas tranqueiras da Oi é da seguinte forma: modem autenticando. Modem com dhcp desligado. Roteador acessando modem com IP fixo...
    Aumenta a latência em 1ms. Não sei porque raios alguns setores de Adsl da Oi não estão permitindo conexão PPOE via bridge no modem.



    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... a maneira mais facil de fazer funcionar essas tranqueiras da Oi é da seguinte forma: modem autenticando. Modem com dhcp desligado. Roteador acessando modem com IP fixo...
    Aumenta a latência em 1ms. Não sei porque raios alguns setores de Adsl da Oi não estão permitindo conexão PPOE via bridge no modem
    Sim, Sphreak, estou utilizando exatamente desta maneira, com o modem autenticando a conexão (só funciona desta maneira aqui). O DHCP está desativado no modem e o roteador acessa o modem por meio do IP fixo padrão [192.168.1.1], está correto?

    Ainda assim, você sugere aumentar a latência em 1ms? Se sim, como você sugeriria que eu o fizesse?

    Estou me conformando com a situação do modem autenticando a conexão... na minha localidade, a única conexão à internet via ADSL é a da Oi, ou seja, sem outras opções disponíveis até o momento.

    Muito obrigado, desde já!

  4. #4

    Padrão Re: TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?

    Citação Postado originalmente por Thiag0Ca6ral Ver Post
    Sim, Sphreak, estou utilizando exatamente desta maneira, com o modem autenticando a conexão (só funciona desta maneira aqui). O DHCP está desativado no modem e o roteador acessa o modem por meio do IP fixo padrão [192.168.1.1], está correto?

    Ainda assim, você sugere aumentar a latência em 1ms? Se sim, como você sugeriria que eu o fizesse?

    Estou me conformando com a situação do modem autenticando a conexão... na minha localidade, a única conexão à internet via ADSL é a da Oi, ou seja, sem outras opções disponíveis até o momento.

    Muito obrigado, desde já!
    Não amigo... Quando disse que aumenta a latência em 1ms não é de você aumentar. É a configuração no modo que expliquei deixa a latência maior em cerca de 1ms. O que não ocorreria se o modem funcionasse em bridge, pois os pacotes de dados chegariam direto no roteador sem passar pelo IP do modem.... Só isso.

    Como te disse. Não sei se são alguns DSlans da Oi que são chatos, mas só funcionam realmente se a autenticação vier direto do modem.

    Agora dei uma olhada nas especificações de alguns modens TPLink e percebi que ele tem vários túneis de autenticação ADSL. Quando você configura ele no modo rápido, a configuração valida vai para posição 2 (PVC 1 se não me engano) ... Você teria que editar esse PVC ativo (o que está UP nas informacoes do modem) para bridge e verificar se o VPI/VCI estão corretos conforme sua região. (No sul é 0/35). Feito isso ele vai só sincronizar o ADSL e o PPOE fica por conta do roteador...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Não amigo... Quando disse que aumenta a latência em 1ms não é de você aumentar. É a configuração no modo que expliquei deixa a latência maior em cerca de 1ms. O que não ocorreria se o modem funcionasse em bridge, pois os pacotes de dados chegariam direto no roteador sem passar pelo IP do modem.... Só isso.

    Como te disse. Não sei se são alguns DSlans da Oi que são chatos, mas só funcionam realmente se a autenticação vier direto do modem.

    Agora dei uma olhada nas especificações de alguns modens TPLink e percebi que ele tem vários túneis de autenticação ADSL. Quando você configura ele no modo rápido, a configuração valida vai para posição 2 (PVC 1 se não me engano) ... Você teria que editar esse PVC ativo (o que está UP nas informacoes do modem) para bridge e verificar se o VPI/VCI estão corretos conforme sua região. (No sul é 0/35). Feito isso ele vai só sincronizar o ADSL e o PPOE fica por conta do roteador...
    Agora eu compreendi a questão do aumento da latência em 1ms, obrigado!

    O túnel padrão do TP-Link é o PVC 1.

    Desativei todos os outros túneis (são sete, ao total) e alterei as configurações do PVC 1 para bridge, com o VPI/VCI corretos (aqui é 0/33) e o sinal dá UP, tal como na configuração PPPoE.

    Mas, quando conecto o modem via cabo seja ao roteador ou ao computador, a conexão não é autenticada de forma alguma. Isso remete à informação do Dslan da Oi que você repassou.

    Alterei o IP fixo padrão do modem (que é, originalmente, 192.168.1.1, para 192.168.0.1) deixando o roteador com o IP 192.168.1.1 e também não funcionou...

    Se você tiver mais alguma informação ou sugestão de tentativa, agradeço. Do contrário, podemos dar o caso como encerrado.

  6. #6

    Padrão Re: TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?

    Nossa, faz tempo que não autentico no Velox, uns 2 anos mas veja se não é porque ele limita a apenas um MAC address.

  7. #7

    Padrão Re: TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    veja se não é porque ele limita a apenas um MAC address.
    O TP-Link permite cadastrar até 10 endereços MAC, ou seja, não é esse o caso...

    Fiz um chamado com o suporte técnico avançado da Oi via acesso remoto e, mesmo assim, o técnico não soube dizer o motivo pelo qual está havendo esta falta de comunicação entre os equipamentos. Eu estou trabalhando em novas tentativas e mais sugestões são muito bem-vindas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2016-12-22 às 21.51.12.png
Visualizações:	223
Tamanho: 	119,8 KB
ID:      	65700  

  8. #8

    Padrão Re: TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?

    Amigo, conseguiu configurar seu modem e Roteador TP-Link?
    Observe se os IPs não estão na mesma faixa.
    Somente o modem no PC conecta? Configurando ele como roteador?

    Enviado via XT1040 usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?

    Pessoal,

    Eu testei substituindo o TP-Link por um D-Link DSL 2750E configurado em modo ponte e a conexão funcionou de maneira estável por alguns dias, entretanto, a cada queda na conexão o Time Capsule demorava vários minutos - e às vezes horas - para autenticar via PPPoE novamente, fato que me forçou a configurá-lo novamente em modo ponte.

    Buscando as razões para tal problema no Time Capsule, descobri que isso tem relação à configuração padrão de MTU escolhida pela Apple (MTU = 1500), sendo que no TP-Link o padrão é 1480 e no D-Link 1496.

    Nos testes que fiz aqui na minha rede, o MTU ideal é o valor de 1440 e a conexão praticamente não oscila nem cai. Todavia, a arquitetura fechada da Apple impede que o valor de 1500 seja alterado diretamente no roteador. Assim, caso o usuário necessite configurar portas para situação de jogos on-line, certamente, o Time Capsule está longe de ser o roteador ideal, mesmo oferecendo uma excelente conexão sem fio e backup automático para computadores macOS.

    Uma alternativa seria autenticar PPPoE diretamente no mac e compartilhar a conexão via cabo Ethernet à porta WAN do Time Capsule, mas, para isso, eu precisaria de duas portas Ethernet disponíveis no meu servidor (só possuo uma e eu teria que adquirir um adaptador USB Ethernet para isso). Não sei se isso é, de fato, viável. Alguém teria uma nova sugestão?

  10. #10

    Padrão

    Olá, colegas do fórum!

    Depois de muito pesquisar e testar, eis que, finalmente, consegui alcançar a configuração mais estável possível para o meu atual setup de rede. E aqui vai um tutorial caso alguém precise fazê-lo também, segue:


    Designando o Time Capsule como roteador principal de uma rede:


    Etapas:


    Configurar o modem/roteador DSL para conectar via PPPoE desabilitando conexão Wi-Fi do mesmo;
    Configurar um IP fixo para o Time Capsule via reserva DHCP inserindo o endereço MAC do roteador da Apple no setup do modem/roteador;
    Habilitar uma regra DMZ para o IP fixo do Time Capsule;
    Habilitar as portas de 1-65535 para o IP fixo do Time Capsule (etapa opcional, mas necessária se o roteador for dos fabricantes D-Link ou TP-Link);
    Configurar o Time Capsule para comunicar-se com o modem/roteador que faz a conexão PPPoE à operadora;
    Configurar DHCP dos clientes da rede interna (opcional);

    1) Configurar o modem/roteador DSL para conectar via PPPoE desabilitando conexão Wi-Fi:


    a) Insira um cabo Ethernet da porta LAN 1 do modem/roteador na porta Ethernet do computador;
    b) Abra o navegador, insira o endereço IP do modem/roteador (verifique na parte de baixo do mesmo, pois pode variar de acordo com o fabricante, mas seria algo próximo ao IP 192.168.1.1);
    c) Insira a senha de administração do equipamento (novamente, pode variar, mas comumente seria usuário admin e senha padrão admin);
    d) Na aba “internet” (ou algo próximo), selecionar a opção PPPoE e insira o usuário e senha fornecidos pela operadora;
    e) Na opção MTU, altere o valor para 1440 (alteração opcional, pois varia de acordo com cada operadora);
    f) Na opção VCI/VPC, coloque 0/33 (parâmetro informado pela operadora Oi Velox à minha Iocalidade - também pode variar de acordo com a prestadora);
    g) Desative a conexão Wi-Fi do equipamento;
    h) Aplique as alterações e reinicie o modem/roteador.


    2) Configurar um IP fixo para o Time Capsule via reserva DHCP inserindo o endereço MAC do roteador da Apple no setup do modem/roteador:


    a) Obtenha o endereço mac do Time Capsule (está na caixa do produto ou na parte de baixo do equipamento);
    b) Insira o endereço MAC na opção “reserva DHCP” (opção pode variar de acordo com o setup de cada fabricante) e estabeleça um IP fixo para o mesmo (ex. se o roteador for 192.168.1.1, o Time Capsule pode ser 192.168.1.2) [opcionalmente, pode ser necessário habilitar o DHCP e estipular uma margem curta, por exemplo, 192.168.1.2 a 192.168.1.2, a fim de restringir o acesso do modem apenas e tão somente ao Time Capsule via cabo Ethernet, isso deverá ser feito se o modem/roteador for um Linksys/Cisco];
    c) Aplique as alterações e reinicie o modem/roteador.


    3) Habilitar uma regra DMZ para o IP fixo do Time Capsule:


    a) Localize a opção DMZ do modem/roteador (geralmente na aba de configurações avançadas do equipamento) e insira o endereço IP escolhido para o Time Capsule (ou opcionalmente, o endereço MAC do mesmo, no caso de roteadores Linksys/Cisco);
    b) Aplique a alteração e reinicie o modem/roteador.


    4) Habilitar as portas de 1-65535 para o IP fixo do Time Capsule (etapa opcional, mas necessária se o roteador for dos fabricantes D-Link ou TP-Link):


    Notei que mesmo cumprindo as etapas 1, 2 e 3 acima descritas, o Time Capsule não era capaz de gerenciar portas sem realizar mais esta configuração, sobretudo se o modem/roteador for um D-Link ou TP-Link (isso não é necessário se o equipamento for um Linksys/Cisco, por exemplo). Assim, prossiga da seguinte maneira:


    a) Procure a opção "Port Foward” (ou algo próximo à "gerenciamento de portas”) e insira o IP estabelecido ao Time Capsule na regra e habilite a porta inicial com o número 1 e a final com o número 65535 escolhendo a opção TCP/UDP (ou somente a primeira);
    b) Opcionalmente, coloque um nome para esse direcionamento de portas (novamente, pode variar de acordo com o fabricante). Coloque “TimeCapsule”, para facilitar a identificação da regra;
    c) Aplique as alterações e reinicie o modem/roteador.


    5) Configurar o Time Capsule para comunicar-se com o modem/roteador que faz a conexão PPPoE à operadora:


    a) Conecte o cabo Ethernet da porta LAN 1 do modem/roteado à porta WAN do Time Capsule;
    b) Abra o aplicativo "Utilitário Airport” no macOS e clique no Time Capsule > Editar;
    c) Na aba “Internet” > “Conectar Usando”, selecione “DHCP”;
    d) Na mesma aba, coloque o servidor DNS do Google (Primário: 8.8.8.8; Secundário: 8.8.4.4);
    e) Na aba “Sem fio”, crie uma conexão Wi-Fi;
    f) Na aba “Rede” > “Modo roteador”, selecione “DHCP e NAT”;
    g) Na mesma aba, clique em “Opções da Rede” e selecione o intervalo DHCP IPv4 que será utilizado para limitar a quantidade de clientes sem fio conectados à rede;


    .....................


    Importante I:


    a) Na opção “intervalo DHCP”, coloque os clientes em uma camada diferente da que se encontra o modem/roteador e do IP estabelecido para o Time Capsule (por exemplo, se o IP do primeiro é 192.168.1.1 e o Time Capsule é 192.168.1.2, coloque a rede sem fio para iniciar em 192.168.2.2 e o IP LAN que será enviado pelo modem/roteador será 192.168.2.1);
    b) Habilite as opções “Ativar Protocolo de Mapeamento de Porta NAT” e “Ativar IGMP Snooping” (caso utilize um servidor, coloque o endereço IP reservado para ele em “Ativar Host Padrão em” (maiores informações, conferir o link de suporte da Apple sobre o assunto: https://support.apple.com/kb/PH22781...locale=pt_BR);


    .....................


    h) Clique em “Atualizar” e aguarde o reinício do Time Capsule.


    .....................


    Importante II:


    Quando o Time Capsule reiniciar, haverá o ícone na cor ambar (amarelo “queimado”) que reportará um erro de configuração no equipamento. No caso, o erro será "NAT duplo”. Clique no ícone do Time Capsule disponível no aplicativo “Utilitário Airport” > Editar e clique em “Ignorar erro”.


    Apesar do aviso, todos os serviços funcionarão perfeitamente, inclusive o “Voltar ao Meu Mac” e os “Ajustes da Porta” (essencial para jogos on-line ou para servidor local).


    .....................


    6) Configurar DHCP dos clientes da rede interna (opcional):


    Se está trabalhando com uma rede local pequena, estabelecer endereços IP estáticos aos computadores e demais dispositivos garantirá a plena comunicação dos mesmos no ambiente de rede. Para tanto, faça o seguinte:


    a) Abra novamente o “Utilitário Airport”, clique no ícone do Time Capsule > Editar > aba “Rede”, opção "Reservas DHCP” e insira o endereço MAC dos dispositivos e escolha um número IP para cada computador/dispositivo;
    b) Clique em “Atualizar" e aguarde o reinício do Time Capsule.


    ……………


    Obrigado pela colaboração de todos!

    Amplexos!