+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - rb metal

    Entao galera tenho um PTP com uma RB Metal 5SHPn, tudo estava noirmalmente, ping dando entre 0 a 5ms no ponto a ponto, com nstreme ativado tudo bonitinho funcionando perfeitamente, ai tinha uma opção chamada Antenna Gain que estava configurada com numero 10, aumentei para 16 e dei um aplique, vi que tinha feito merda e voltei ao normal, mas ainda sim, o radio comecou a ter percas, parece que a parte Wireless dele bugou, tentei dr reboot, e nada so dava ping agr oscilando dms, as vezes 1 ms as vezes 100 ms 400ms e assim vai... voltei um backup antigo, onde estava basicamente configurada, mas sem a opção nstreme marcada ping voltou a estabilizar entre 0 a 5ms novamente, mas a internet ficou "ruim"... e se eu ativar o Nstreme ela volta a ficar ruim com pings enorme... Será que o Wireless dela bugou e terei que comprar outra RB?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    OBS a mais: msm sem tar com Nstreme ativado, com o passar do tempo, o ping volta a ficar ruim denovo, e pareço ficar sendo desconectado e conectado da rede

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    Quanto que está o sinal nas chains? E não use Nstreme, use o nv2.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    Esta bom amigo, em torno 57db
    antes de mim fazer aquela pequena alteracao que bugou todo wireless, pegava tudo file, 0 a 5 ms só, chegava 60mb de banda, ai depois que fiz aquilo ficou dessa maneira, to achando que o wireless do Metal ta indo pro saco... kkkk

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    kkkkkk, mas indo pro saco assim, do nada? Sei não ein... Bom, tenta atualizar o firmware e a versão do mikrotik pra ver algo muda. Dá um um reset geral nela e configura do zero.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    Fazia tempo que eu reclamava da RB Metal, simplesmente saia do ar. E o problema era na interface wireless pois ela continuava por um tempo emitindo e depois chega até a travar tudo. Só indo no local reiniciar.

    ATé que alguém postou uma nova versão... atualizei e deu certo. Até as Metal que estavam encostadas na gaveta ressucitaram e nunca mais travaram.

    Veja este tópico. https://under-linux.org/showthread.p...light=rb+metal

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    Mikrotik aconselha NV2 para PtP , mesmo que não faça muito sentido porem na pratica acaba melhorando respeito do 802.11n, dou fé.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Mikrotik aconselha NV2 para PtP , mesmo que não faça muito sentido porem na pratica acaba melhorando respeito do 802.11n, dou fé.

    Boa noite amigo! Desculpe minha ignorância, mas porque o nv2 não faz sentido para ptp? E em relação ao AC, continua sendo melhor o nv2 ou não? Obrigado!

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    Apesar de não ser perguntado para mim, eu compartilho do mesmo entendimento.
    Se o protocolo tdma é básicamente divisão de tempo para atender a diversos rádios clientes , destinando um tempo para cada um, como este propósito se encaixaria no atendimento de uma só station como é o caso do ptp?

    Para termos a certeza de que o NV2 é melhor ou pior não bastaria um ou outro caso isolado, mas sim um trabalho intenso de acompanhamento em diversos ponto a ponto com anotação cuidadosa de todos os efeitos em cada situação... a exemplo do que é feito em trabalhos científicos na área da saúde, que só depois de muita pesquisa pode se concluir os benefícios e os riscos de determinada substância.
    Um exemplo mas que serve para ilustrar o quanto podemos estar próximos de um casuísmo ou então de uma certeza científica.

    Não entendam que sou contra o NV2 em ptp. Simplesmente eu não tenho ideia formada e tenho também esta dúvida.

    Apesar de que o problema do autor do tópico não parece estar ligado ao protocolo em si, pois antes estava funcionando filé como ele relatou. Está mais parecendo para uma desarmonia no firmware. Alguma coisa deve estar corrompido. Por isso a sugestão que deram de atualizar o firmware pode ajudar.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    É isso ai 1929, concordo contigo no origem do problema do colega.

    Respeito do NV2 , como voce disse , foi criado para resolver a falta de norma em TDMA do padrão 802.11n. Como se trata de um protocolo para agilizar o atendimento aos vários clientes no AP, não faria sentido para o PtP. Acontece que a Mikrotik indica o uso desse protocolo NV2 também para PtP , pois ele tem um tratamento para os cabeçalhos que acaba aumentando o trafego no PtP.

    Eu testei todas as opções 802.11n, NSTREAM, NV2 e com essa ultima acabei obtendo mais velocidade de pacotes. Não é muito evidente e não se manifesta em todos os casos, pois em alguns links, não consegui detetar a diferença porem , mesmo assim , deixei em NV2.

    Sem ter testado em exaustivo, creio que nos links mais poluídos ou com melhor sinal recebida, é onde se manifesta o NV2 superior.

    Tenho um link com dois STX, a aprox 300m , em uma torre com vários provedores concorrendo e quase todos os canais ocupados, é ai se saiu melhor o NV2.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    NV2 é um protocolo de acesso dos clientes ao AP. Serve para agilizar os varios clientes querendo serem atendidos pelo AP. É proprietário da Mikrotik.
    O 802.11ac é um padrão que atende velocidades superiores ao anterior 802.11n.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda - rb metal

    Entao galera, acabei reconfigurando e reconfigurando varias vezes, ate que ficou bom e estavel ate a data de agora, ja tem uns dias que so da entre 0 1 5 ms no maximo... nao entendi a causa que fez ficar bugado... kkkkkk vlw ai