+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Boa noite amigos! Estou tentando configurar um ponto a ponto de 5km com duas 922UAGS-5HPacD pig tail Algcom e antenas de 32Dbi. Pela distância, acho que deveria estar mais estável... Alguém poderia me ajudar? Grato!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP 922.jpg
Visualizações:	653
Tamanho: 	241,2 KB
ID:      	65708Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP 922-2.jpg
Visualizações:	577
Tamanho: 	258,0 KB
ID:      	65709

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP 922-3.jpg
Visualizações:	504
Tamanho: 	269,2 KB
ID:      	65710Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP 922-4.jpg
Visualizações:	369
Tamanho: 	264,7 KB
ID:      	65711

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Nos dois primeiros prints estou usando ac em 20/40eC (No primeiro print, sem tráfego e no segundo com o teste de banda em udp para o AP. No terceiro, em 20/40Ce, no último em 20/40Ce e NV2 (nos outros 3 está em 802.11).

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Tx Power Mode no ap eu deixei: all rates fixed em 24 e no cliente 18.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Tx Power Mode no ap eu deixei: all rates fixed em 24 e no cliente 18.
    Amigo. Tava quebrando a cabeça em um enlace em que estava tudo OK... Sinal, visada, noise baixíssimo... E o enlace travava, ficava com latências altíssimas até cair.

    Dei uma pesquisada no fórum e seguindo as dicas deste tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=158633&page=1 consegui estabilizar o enlace.

    Eu percebi que teu SNR tá excessivo. Tenta fazer um ajuste fino de potência aí que pode ser saturação.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo. Tava quebrando a cabeça em um enlace em que estava tudo OK... Sinal, visada, noise baixíssimo... E o enlace travava, ficava com latências altíssimas até cair.

    Dei uma pesquisada no fórum e seguindo as dicas deste tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=158633&page=1 consegui estabilizar o enlace.

    Eu percebi que teu SNR tá excessivo. Tenta fazer um ajuste fino de potência aí que pode ser saturação.

    Ok, seguirei os procedimentos do post e volto aqui para dar o feedback

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Ok, seguirei os procedimentos do post e volto aqui para dar o feedback
    Joia amigo!!!

    Tem esse post aqui também que pode ajudar: https://under-linux.org/showthread.php?t=142955&page=1

    Se for esse mesmo teu caso conta aqui!

    Abraço

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Joia amigo!!!

    Tem esse post aqui também que pode ajudar: https://under-linux.org/showthread.php?t=142955&page=1

    Se for esse mesmo teu caso conta aqui!

    Abraço

    Interessante que se eu baixar mais a potência o ccq cai muito mais e os datarates também...Enfim vou tirar esse fds pra testar todas as possibilidades.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Usa protocolo nstreme aqui ficou melhor.
    MSC 0-9 e todos.
    A que envia o sinal Bridge a que recebe ap bridge.
    Qualquer coisa me add no zap.


    Enviado via XT1572 usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Amigo como destacado na imagem abaixo, um dos lado da sua antena esta com uma diferença de quase 10dbi na polaridade da antena, esse sinal os dois lados tem que esta igual, ou então com no máximo 2dbi de diferença, recomendo testar Pig taill, rb, e até mesmo dipolo da antena.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	422
Tamanho: 	198,4 KB
ID:      	65714

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Bom, primeiro de tudo tem que estar ciente de algumas coisas, em AC o equipamento vai tentar modular em 256 qam o que é um salto grande para o alterior 64 qam típico em N.
    O equipamento tem uma potência máxima X para cada modulação, quando vai para AC geralmente perde entre 2-3dB de potência, estamos falando de "metade do sinal".

    Cada modulação tem tambem um sinal mínimo para funcionar e nesse momento não seria diferente nos 256 qam que necessita ainda mais sinal que os 64 qam.
    Não encontrei no datasheet da RB922 a sensibilidade mínima dos 256 qam porém nesse material:
    http://www.balticnetworks.com/docs/8...20RouterOS.pdf
    sugere -54 de sinal mínimo para 256 qam em 40 mhz.
    O que é bastante e está quase no limite que você está utilizando o que fará aumentar o uso de CPU e constantemente haverá trocas de modulação.

    Basicamente entre AC e N você vai precisar uns 7dB a mais considerando que você já tenha um enlace em N em perfeitas condições (devido ao aumento de sensibilidade necessário e a diminuição de potência do equipamento).

    O que eu sugiro a você é realinhar as antenas, primeiramente diminuindo a potência dos 2 equipamentos até ficar com um sinal entre -70/-65 e iniciar os ajustes até aumentar o sinal o máximo possível. Após isso vá aumentando a potência do rádio até chegar em uns 7dB a mais do mínimo necessário para ter uma folga em momentos onde antena balançar, chover muito, etc.

    Você realmente necessita 40 mhz? caso não, use 20, irá evitar/gerar sofrer interferências além de precisar menos sinal para 256 qam.

    Os 2 lados devem ter essa folga de 7dB e as polaridades não devem ter sinal diferente, lembre-se que a cada 3dB a menos é metade do sinal recebido/enviado.

    Execute um teste para visualizar quais são as frequencias com menos uso em ambos os lados, compare e use um que seja bom em ambos os lados.

    Teste de banda não se executa no próprio aparelho que está fazendo o enlace, ele já tem que se preocupar com o link, execute em uma RB antes do enlace para um RB após o enlace, ai você terá um teste real sem subir processamento desnecessário nos rádios.

    Configure ambos os rádios com o radius cell correto e se você precisa mais tráfego aumente o TDMA Period Size, caso precise menos latência, diminua.
    Faça os testes e veja qual se adequa melhor a você.

    Dificilmente você terá mesma latência que nstreme, não se preocupe, um aumento de latência pequeno não vai mudar em nada para seus clientes, o problema é se isso não for estável.

    Posta os resultados depois.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Estou com uma RB922 conectada em uma (RB750Gr3 com 5 portas Giga), Conecto o cabo poe da 922 na Lan 1 da 750Gr3 e a Lan da 922 no status so modula (trabalha) à 100M, era pra trabalhar em 1000M. Pra tirar uma dúvida coloquei uma RB911 (netbox) e modula em 1000M, o problema é na 922, alguem com experiência para ajudar?

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC

    Eu fiz um ponto a ponto com sxt, seguindo as orientações do Luciano.