+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede com balance mikrotik+servidor mikrotik para clientes (Reduzindo NAT)

    Olá pessoal,venho deixar meu muito obrigado pela utilidade que este fórum esta tendo para mim.
    Tenho uma dúvida,não sei tudo do mikrotik,acredito que sempre a gente aprende um pouco mais sobre o assunto,queria saber a opinião ou mudanças que posso fazer em minha rede para melhorar o desempenho da mesma,por enquanto foi a melhor config que fiz já ta rodando bem.
    Detalhes: tenho 1 mikrotik faz balance com dois link na faixa 192.168.1.1 e 192.168.2.1 roteados normal,fiz mascaramento nestes links,consegui transportar o link na porta 5 com ip 192.168.88.1/24 dhcp sem mascaramento(Por em quanto dhcp)ai vai para o segundo mikrotik que faz servidor pppoe e hotspot,tive que mascarar os ip do pppoe/hotspot para liberar a internet,teria uma forma de eliminar esse mascaramento.

    Outra coisa que queria fazer,por exemplo,se quiser fazer vlan's de saida no balance pra mim estender a rede(colocar outros pop's),conseguirei levar ela sem precisar mascarar esse link puro vamos disser assim,ou qual seria a melhor ideia.

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Rede com balance mikrotik+servidor mikrotik para clientes (Reduzindo NAT)

    Pesquisa por rota estática ou OSPF, vai responder seu problema

    Enviado via SM-E500M usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Rede com balance mikrotik+servidor mikrotik para clientes (Reduzindo NAT)

    exatamente como amigo acima falou, no meu cenário uso da seguinte forma, tenho uma rb que recebe o link que a chamo de '' Nat Concentrador'' tenho 2 links principal e bkp, só há nat nela as demais rbs fica sem, recebem internet atravez de rotas estáticas desta forma nao fica nat sobre nat.

  5. #5

    Padrão Re: Rede com balance mikrotik+servidor mikrotik para clientes (Reduzindo NAT)

    @MarcioArcaro,

    é como o pessoal disse, só ajustar as rotas.Internamente você não necessita de NAT mas cada roteador precisa saber a rota para chegar nos segmentos de rede que vc usa.

  6. #6

    Padrão Re: Rede com balance mikrotik+servidor mikrotik para clientes (Reduzindo NAT)

    blz amigos,consegui fazer o seguinte,para a rede não parar por completo,criei um novo gateway na porta 5 do meu balance 172.16.501/30,e coloquei statico na rb do pppoe 172.16.50.2/30,fiz as rotas do balance para meu pppoe e hotspot,liberou a internet sem nat,será que fiz certo,precisa mais de alguma coisa.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	195
Tamanho: 	45,6 KB
ID:      	65818

  7. #7

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede com balance mikrotik+servidor mikrotik para clientes (Reduzindo NAT)

    Só isso

  8. #8

    Padrão Re: Rede com balance mikrotik+servidor mikrotik para clientes (Reduzindo NAT)

    bom,ta funcionando tudo ok agora,queria fazer gerencia da rede atravez do wifi da rb941 que faz balance mas não consigo acessar o ip do servidor pppoe 172.16.50.2/30
    tentei por mac e tudo,nada não acessa,alguém tem uma ideia.