+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Rede ... range ip clientes .... range radios ...

    Boa noite galera ...

    Estou começando a configurar minha rede .... me surgindo assim alguma duvidas ....
    Com relação a range de ip para os clientes e range para os radios ( PTP e APs ).... como distribuir com segurança ....
    Evitar que os clientes consigam acessar os rádios, ate mesmo nem imagina qual IP ele tem , e por outro lado uma forma onde eu possa acessar todos equipamentos para manutenção .... fiz alguns teste , pra flar a verdade muitos .... mas sempre deixa um pouco a desejar ....
    Pesquisei , analisei , configurei , resetei , reconfigurei .... algumas partes deeram certo outras naum ... enfim , vou tentar explicar como coloquei ...
    Ether 1 .. link dedicado ... ip valido
    Ether 2 ... Mk-auth ... ip 10.1.1.2
    Ether 3 ... Master port ..... Saida Clientes.... IP 10.1.1.1
    Ether 4, Ether 5 .... slave porta 3

    Ip adress porta Ether 3 -- IP 10.1.1.1/24
    Pool equipamentos 10.1.1.2-10.1.1.254
    Pool clientes 192.168.70.2-192.168.70.254

    Vou ficar muito agradecido se puderem me ajudar ... essa area é muito intrigante e cativante ... gosto mais a cada dia ...

    Amigos desde ja deixo meu agradecimento .

  2. #2

    Padrão Re: Rede ... range ip clientes .... range radios ...

    Velório da língua portuguesa! Hehe, brincadeiras à parte, assim tente sempre usar uma faixa de IP para equipamentos e outra para clientes, para o clientes não acessarem, você tem que criar regras de firewall onde os clientes se conectam, supondo que você vai ter o roteamento certo.

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Rede ... range ip clientes .... range radios ...

    Não entendi esse pool de IPs para os equipamentos

  4. #4

    Padrão Re: Rede ... range ip clientes .... range radios ...

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Não entendi esse pool de IPs para os equipamentos
    Bom dia alextaws.... me veio a cabeça criar uma pool para os equipamentos... mas pensando depois.... no entanto ela nao tem serventia ja que os ips dos Ptp e aps sao estáticos....

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Rede ... range ip clientes .... range radios ...

    Não entendi o porquê de porta slave, não é mais fácil criar uma bridge ??? e adicionar as portas?


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  6. #6
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Rede ... range ip clientes .... range radios ...

    Sugestão que utilizo aqui:
    Rádios: qualquer range que desejar desde que seja
    /30 entre os rádios, ou /29 se o enlace tiver muitos saltos
    Roteadores de pop e concentradores
    dependendo da sua estrutura sugiro um /22 pra enchergar tudo mas se for rede pequena /24 - aproveite este /22 ou /24 (se for uma rede 100% mk ou mista com ubnt e use o usermananger (radius) e use Dude para gerencia dos MKs não existe nada melhor pra "area de trabalho"
    range de seus clientes fica a criterio de seu hotspot ou concentrador ppoe

    assim irá ter redes segmentadas e sem broadcast alem dos seus clientes não enchergarem seus equipamentos,

    aqui não gosto dessas solucoes de crms pra controle de banda e configuração da rede , deixo o mk solution pra emissão de boletos e corte de link, mas a parte da infra faço toda na mão.

    tenho Zabbix pra alta disponibilidade do snmp dos equipamentos tambem, e crio um perfil pra cada cliente acessar e olhar o consumo do circuito.