+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão estrutura compartilhada

    ola boa noite a todos. tenho uma estrutura montada na casa de um cliente com equipamentos 5ghz. acontece que este cliente tem um amigo que esta querendo montar uma radio comunitária e compartilhar a minha torre. sem entrar nos tramites legais sobre esta radio, sera que vou enfrentar algum problema com estes equipamentos perto do meus? ja ouvi relatos de interferência no funcionamento da Ethernet. e na parte de wireless, teoricamente também não deveria interferir
    @rubem poderia dar seu parecer por favor, alguém mais que tenha experiencia neste cenário.

  2. #2

    Padrão Re: estrutura compartilhada

    Acho que cada equipamento vai reagir diferente.

    O problema não é com a frequência exata, não tem nenhum uso de digamos 87,5MHz (Canal pras rádios comunitárias), e nem a primeira e segunda harmônicas (Oitavas acima, ou seja, dobro e quádruplo do frequência) tem uso.

    O problema que algum ou outro equipto tem é com intermodulação pelo visto, os 25W de uma comunitária (No papel esse é o limite legal) não deviam chegar em nível alto, se usar um cabo coaxial ok (Malha de 94% ou mais), mas as vezes isso já é suficiente pra impedir ethernet de rodar.

    Tem quem seja feliz mesmo com rádio não-comunitária de 500W com cabo passando a 20cm, tem que tenha problema até com comunitária de 25W com cabo passando a 40cm, acho que não tem como prever, melhor botar a coisa pra rodar e SE der problema botar um cabo blindado, uma caixa blindada, ou mesmo um conversor de fibra e subir fibra, o custo é alto mas é só 1x na vida.


    (Eu tenho mais desse problema com parabólicas. Em casa tenho cabo ethernet vagabundo, do lado de 2 cabos coaxiais vagabundos (47 e 65% de malha), e não tenho problema, um cabo em banda C e outro em KU. Mas... tenho cliente com cabo bom (Furukawa ethernet, e parabólica com coaxial de 94% de malha) e ainda assim a ethernet não funcionava e tive que trocar de DUTO (Passar o cabo ethernet uns 20cm longe). Parece que depende do equipamento, e um pouco dos ângulos exatos que os cabos se interseccionam, e talvez do espaço que eles percorrem paralelo (Uma onda de 100MHz tem 3m de tamanho, um cabo de 3m é uma antena ótima pra essa faixa), e digo que depende do equipamento porque cada chipset ou VRM vai ter frequências intermediárias diferentes (Ou no caso do VRM, vai ter bobinas que ressonam melhor em uma frequência e pior em outras), as vezes uma filtragem de transientes na entrada ethernet ou de alimentação não ajuda porque a irradiação da antena FM pode estar chegando direto numa trilha ou bobina. Acho mais simples instalar tudo e botar pra funcionar, do que ficar testando o circuito em bancada, e SE tiver problemas fazer algumas coisas simples pra tentar resolver)

    SE tiver problema dá pra testar caixa metálica ao redor do rádio, dá pra colocar um meio cano de aço ao redor do cabo coaxial da antena FM onde ela passa do lado dos rádios e das antenas, dá pra passar ethernet e FM por lados diferentes da antena mas grudados nas cantoneiras (Pra cantoneira servir de blindagem), dá pra unir o GND de todos os equipamentos pra evitar oscilações parasitas entre os contatos ruins das antenas com o aço pintado da torre, enfim, tem algumas coisas simples pra testar.

    Se fosse FM comercial de 500W pra cima eu teria mais receio, mas comunitária de 25W acho que tá tranquilo, como a torre é sua você pode EXIGIR ou CONDICIONAR a instalação ao uso de cabo coaxial de qualidade, os de 95% de malha (A malha cobre 95% do cabo) são pouca coisa mais caros que os de 76%, dependendo de onde compra a diferença em digamos 30m (Torre de comunitária por lei acho que é limitada a 25m de altura, não só 25W. Ou é 25m pro transmissor e 30m pra antena? É algo assim, tem limite de altura) é de uns R$ 60, não dá pra garantir que cabo com 95 ou 100% de malha te livra de problemas, mas as chances são bem menores que com cabo comum com 60 ou 76% de malha. Cabo blindado ethernet (Blindado e aterrado) também segue essa lógica, não é certeza que vai atenuar tudo, só que vai atenuar muito mais irradiação indesejada que um cabo sem blindagem.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: estrutura compartilhada

    No meu imóvel passa num duto um cabo rgc 213, um rgc 213c, três cabos rgc 58c, um cabo rg 59, 4 cabos de parabólica 67%, cabos de alarme e telefonia( ramais) mais dois cabos ether. quando separados tipo esteira era uma interferência que só mas ao construir um prédio colocaram tudo dentro de um duto de PVC e não é que ficou bom?
    Nos canais baixos de TV( 2 a 6), não tem como evitar se o sinal for fraco mas em internet tenho melhor qualidade do que meus vizinhos na mesma quadra, mesmo equipamento( SXT) mas no meu caso são todos aterrados, inclusive nesse duto corre uma malha e um arame de aço como aterramento.

  4. #4

    Padrão Re: estrutura compartilhada

    Agradeço pelas orientações.

    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App