+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Capacidade do Bullet m2 em banda B e G

    Pessoal , boa noite.. tenho aprendido muito por aqui.. agradeço a todos que tem respondido os tópicos..

    A dúvida hoje é a seguinte:
    Tenho um bullet m2 100mw, que esta modulando em banda "B/G Mixed" , sabemos que a banda B vai até 11Mbps e a banda G até 54Mbps.
    Tenho 6 clientes conectados a este Bullet, cada cliente com 2Mbps em banda B. Somando os clientes, imaginando que todos estivessem usando a internet na mesma hora , eu teria 12Mbps. Isto faria com que eu ja estivesse no máximo da capacidade de transmissão de banda para este Bullet ? Ou para cada cliente conectado em posso mandar até 11Mbps ?

    A mesma pergunta cabo a banda G, como ele esta em "B/G Mixed", se eu tiver 6 clientes conectados com 2 Mbps cada em banda B, ainda posso conectar mais 11 clientes em banda G, com 5Mbps cada um, por exemplo ?

    Valew gente..Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Capacidade do Bullet m2 em banda B e G

    Não amigo... É compartilhado até o limite de 11mbps (se tiver 12 clientes de 1mbps eles vao dividir 11 em 12). É claro que como nem todo mundo usa tudo ao mesmo tempo é provável que dê mais clientes até que gargale a coisa.

    Em B+G mixed é compartilhado até o limite de 54mbps... Mesmo se tiver clientes em B... Mas isso depende do rádio. Tem radio maluco que, por exemplo, tem clientes conectados em modo B. Se entrar um cliente que use só o modo G, o rádio tenta forçar todo mundo em G ou rebaixar esse cliente para B. As vezes cai todo mundo, ou esse cliente não consegue navegar.... É uma zona!

    Mas respondendo a sua pergunta é compartilhado. É obvio que todos tem a possibilidade de atingir a velocidade máxima para o modo modulado. Mas com vários clientes eles vão compartilhar o throughput do rádio.

  3. #3

    Padrão Re: Capacidade do Bullet m2 em banda B e G

    Certo sphreak,, o melhor mesmo é modular em banda "G only" e colocar os clientes todos em G.. assim não deixa o bullet maluco e vamos na mesma em 54mbps

    Correto ?

  4. #4

    Padrão Re: Capacidade do Bullet m2 em banda B e G

    Só lembra que 54Mbps é o data rate.

    O throughput (Tráfego real) conseguível nesse data rate mal passa de 22 ou 23Mbps, isso em PTP. Em PTMP se tiver 20Mbps agregado já terá uma rede fantástica, mas geralmente em 2,4GHz NINGUÉM respeita zona de Fresnel, mal e mal respeitam visada básica (Criançada acha que é igual celular, que usa 11kbps pra ligação, com RX e TX em canais diferentes, e antena de R$ 2 mil na torre), então em PTMP a 2,4GHz em área urbana mal dá pra sonhar com 10Mbps agregado, se tiver digamos 6 clientes simultâneos com tráfego.

    Throughput em PTMP não tem nada a ver com o throughput conseguível em PTP. Em PTMP o que conta pra valer é muito mais a qualidade de conexão de todos os clientes, pra ter todo o throughput conseguível precisa zona de Fresnel limpa em todos os clientes.

    Alias, nem sinal suficiente é fácil conseguir pra data rate máximo, porque se a sensibilidade de 54M em G é -65dBm, e se for respeitar margem de sinal de 15dBm, então precisa que TODO cliente chegue na torre com -50dBm de sinal.

    6 clientes não vão consumir mais que 6 ou 7Mbps de throughput na real, então se usar data rate tipo 24Mbps já vai servir, data rate mais baixo permite operar com sinal mais comum no mundo real (Digamos -62dBm), e com digamos só 60% da zona de Fresnel limpa na maioria dos clientes.

    Se preocupe menos com configuração do equipamento, e mais com a posição deles lá no alto, ter conexão perfeita entre cliente e torre é o único jeito de ter alto throughput agregado na torre. Não adianta subir o data rate usado se tem sinal insuficiente, ou zona de Fresnel parcial demais, em PTP já é difícil conseguir mais de 20Mbps em 2,4GHz em área urbana, imagina com PTMP com meia duzia de conexões diferentes.

  5. #5

    Padrão Re: Capacidade do Bullet m2 em banda B e G

    Como o Rubem disse, a prática é outra coisa.

    Em B não passa mais de 3MB quando está muito mas muito bom.
    Os 11mbps que cita nas especificações pelo que eu sei é agregado. Na teoria seria 5,5 para up e 5,5 para download. Dai tira as perdas normais, etc etc fica no máximo em 3MB quando está muito bom... Se ocorrem outras perdas não esperadas, como visada, fresnel daí é imprevisível.

    Em G a mesma coisa. Nunca conseguimos mais que 8MB. E isso em leitura de picos pois na média cai ainda mais.