+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb 750gr3

    Bom dia colegas vocês com firmão isso Rb 750gr3 Hex Lite 880mhz 256mb L4 ?

    Details
    Product code RB750Gr3
    CPU nominal frequency 880 MHz
    CPU core count 2
    Size of RAM 256 MB
    10/100/1000 Ethernet ports 5
    Number of USB ports 1
    Power Jack 1
    Supported input voltage 8 V - 30 V
    PoE in Yes
    Voltage Monitor Yes
    PCB temperature monitor Yes
    Dimensions 113x89x28mm
    Operating System RouterOS
    Tested ambient temperature -30 + 70 C
    License level 4
    CPU MT7621A
    Max Power consumption 5W
    USB slot type USB type A
    USB Power Reset Yes
    Storage type FLASH
    Storage size 16 MB
    CPU Threads count 4

    aqui a configuração que eles falam ter e com isso o cara disse que ela so iria suporta ate 40 clientes simultaneo em ppoe

    e outra duvida a rb 2011 uias quantos clientes suporta em ppoe e se tem como eu fazer balance e servidor nela mesma pois aqui esta para chegar fibra e vi que ela ja tem a entrada n vou precisar de conversor.

    aqui pretendo chegar a 150 clientes peço a ajuda dos amigos de qual rb seria melhor para ter
    Última edição por johnwso; 24-01-2017 às 23:53. Razão: erro ortografico

  2. #2

    Padrão Re: Rb 750gr3

    Bom, não sei quanto aguenta, mas de acordo com o site da Mikrotik as specs são essas mesmas

    https://routerboard.com/RB750Gr3

  3. #3

    Padrão Re: Rb 750gr3

    troquei uma RB750GR por esta RB750GR3, incrível o desempenho, cerca de 110 clientes online com tráfego de uns 90mb e o processador em 15%.
    obs: apenas autenticação, OSPF e thundercache rodando filé, na rb mostra 4 cpu

  4. #4

    Padrão Re: Rb 750gr3

    então você acha melhor comprar a rb750gr3 ate o custo e configuração e bem melhor que a rb2011 uias

  5. #5

    Padrão Re: Rb 750gr3

    A minha dúvida é que ela só tem 16mb de armazenamento? E isso? Se for não cabe nada nela?

  6. #6

    Padrão Re: Rb 750gr3

    Ou será que ela aceita Pen driver como disco externo? Ela é interessante pra balance

  7. #7

    Padrão Re: Rb 750gr3

    Sobre 16MB de ROM, isso é só o espaço pro RouterOS mesmo, ele é pequeno, mal dá 12MB de espaço total ocupado. Sobram 4MB de regras (E 4MB em texto puro é dado pra caramba! Se usar o padrão de 144 caracteres por linha isso significa 28 mil linhas de programação pra agendamentos, regras e cia!)

    (A config. normal entra nos 12MB do sistema, o default já é uma configuração ocupando espaço, o sistema em si mal dá 9MB, os 3MB extras são justo com nomes default de interfaces e nomes diversos, mudar o nome default não ocupa espaço extra)

    Backup de configuração as vezes tem míseros 100KB porque é só o que saiu do default, ou pelo menos só os campos que podem sair do default (Que são alteráveis). E 100KB ainda são 700 linhas de código (A 144B por linha), no geral a gente mal muda 100 linhas ao todo, o resto é default mesmo.

    Com RouterOS e AirOS eu não me preocuparia com espaço, só com backup diário local é que encheria isso rápido. As regras dinâmicas vão pra RAM (Que existe de sobra, enquanto muito roteador de mesa com 32MB de ROM não tem isso), a ROM fica com baixíssimo uso nesses 2 sistemas.

    Quem precisa armazenar log de tráfego de qualquer forma não poderia viver só com 128MB de ROM, ia precisar igual vários GB por mês, aí é coisa pra pendrive mesmo (Essa nunca nem vi, mas nas RB2011 a porta USB funciona ok pra esses armazenamentos de log).

  8. #8

    Padrão Re: Rb 750gr3

    você ja esclareceu muito mano

    Agora olha eu uso pfsense não sei pacas de mk eu aqui so uso controle de banda e algumas regras p liberar algumas portas como o pfsense fica em um pc de alguns tempos pra ca ele fica dando pau ja troquei algumas coisas mais vi aqui no under que e mais vantagem uma rb economia de energia e também tudo hj e voltado p mk

    Ai quero uma rb que suporte de 100 a 150 clientes simultanios com pppoe
    e so vou fazer a mesma coisa nela controle de banda e as mesma regras se poderem dar algumas dicas de segurança que eu possa colocar nela pois no pfsense tem um anti-virus conjugado...

  9. #9

    Padrão Re: Rb 750gr3

    RB 3011 resolve. Mas gosto de pensar que quem chega a 100 chega a 1000, então a menos que não se tenha condições, todo provedor deveria começar pelo menos com uma 1100AHX2.

  10. #10

    Padrão Re: Rb 750gr3

    Uma pergunta ese Rb750 gr3 a entrada de memória dela serve pra cache

  11. #11
    Avatar de Ibexnet
    Ingresso
    Oct 2016
    Localização
    Farroupilha-Rio Grande do Sul
    Posts
    8

    Padrão Re: Rb 750gr3

    estou com problema em uma 750 Gr3 com 35 clientes conectados no Pppoe, porem agora se crio um usuario novo, ele conecta, porem não pinga, ja revirei ela do avesso e estou me descabelando para resolver.

  12. #12

    Padrão Re: Rb 750gr3

    Jac1el, você se refere a microSD ou USB?

  13. #13

    Padrão Re: Rb 750gr3

    Citação Postado originalmente por johnwso Ver Post
    então você acha melhor comprar a rb750gr3 ate o custo e configuração e bem melhor que a rb2011 uias
    Configuração é a mesma, mikrotik é igual em qual hardware. Agora eu posso afirmar por experiência aqui. RB750G3 fica pouca coisa atrás de um RB3011, mas pouca coisa mesmo.

  14. #14

    Padrão Re: Rb 750gr3

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    troquei uma RB750GR por esta RB750GR3, incrível o desempenho, cerca de 110 clientes online com tráfego de uns 90mb e o processador em 15%.
    obs: apenas autenticação, OSPF e thundercache rodando filé, na rb mostra 4 cpu
    Essa RB750G3 é o hardware que você olha e fala que não vai aguentar, mas aqui limitou 200 PPPoE e tráfego de 150 Down com 60~70 Up.
    Processador 78~89%.

    RB3011 que foi no lugar, ficou em 48~61%
    Não gostei do desempenho da RB3011.