Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Boa noite a todos. Fazem mais de 3 meses que a situação minha e de outros amigos que temos o mesmo provedor se repete. Se eu fizer um SpeedTest, os dados vão ser: Ping de 25ms, Download de 5Mbps(as vezes 4Mbps), Upload de 1Mbps.

    Mas na prática:
    os downloads estão sendo feitos com 1Mbps, em sites como Google Drive, MEGA, Mediafire, e até torrent.
    Os vídeos mal carregam se for em sites que não seja Youtube, por exemplo sites de animes;
    E no período da noite é que complica tudo e não abre nada., vira net só de Watsapp.

    Como proceder nesse caso? Pois ao nível do usuário a forma de alegar que o serviço está ruim é justamente no SpeedTest. Não adianta muita coisa chamar a manutenção pois vão argumentar nesse ponto.
    A melhor solução é o cancelamento?
    Última edição por filipedonato; 24-01-2017 às 18:11. Razão: formatação

  2. #2

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Hum, típico caso onde o provedor limita a banda mas libera o dobro pro Speedtest, acho um absurdo isso.

    Mas, chame o departamento técnico em sua casa e mostre isso pra eles (esses downloads baixos aí).


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Verdade, é pessoa que não tem banda e quer atochar clientes pro provedor, Vergonhoso


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  3. #3

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Outra possível causa. Os servidores de speedtest devem possuir peerings no PTT. Se não me engano, a métrica de qualidade da Anatel é a conexão do assinante até o PTT regional, logo, o speedtest vai bem. Experimenta rodar o speedtest com escolha automática do server e depois com um servidor fora do estado ou até do país.

  4. #4

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Ok, fiz daqui da Paraíba pra um server em São Paulo e Rio de Janeiro, repeti 3 vezes, os resultados foram:
    Ping 75ms, Download 1,11MBps, Upload 1MBps
    Ping 84ms, Download 1,33MBps, Upload 1MBps

    Esse é o horário que piora e fica assim até meia noite.

  5. #5

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    O server que dá 5mbps para vc é do seu próprio provedor? Ou do fornecedor de link dele? No speedtest Olhe o nome do ISP e do Host onde está fazendo o teste.

  6. #6

  7. #7

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Tá com cara disso mesmo, veja que nos outros estados dá BO.

    Ou seja, até o PTT Campina Grande, vai bem, falta transito internet para seu provedor. Veja que essa Voax está no PTT-Campina Grande

  8. #8

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    sim o servidor de teste fica no provedor!
    eu tbm sou host do speed test aqui, eh gratis basta vc ter um servidor proprio de hospedagem, instalar o ookla no linux, e fazer as configuracoes do speedtest, se nao me engano precisa de 2 dominios, faz tempo que fiz nao lembro.


    no caso esse teste seria a intranet da sua casa ate o servidor do provedor, se for radio e o ping for de 20ms como disse, vc esta com uma infraestrutura muito boa!!


    o provedor precisa contratar mais link, ou eles estao tirando mais $$ usando de 90 a 100% do link

  9. #9

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    sim o servidor de teste fica no provedor!
    eu tbm sou host do speed test aqui, eh gratis basta vc ter um servidor proprio de hospedagem, instalar o ookla no linux, e fazer as configuracoes do speedtest, se nao me engano precisa de 2 dominios, faz tempo que fiz nao lembro.


    no caso esse teste seria a intranet da sua casa ate o servidor do provedor, se for radio e o ping for de 20ms como disse, vc esta com uma infraestrutura muito boa!!


    o provedor precisa contratar mais link, ou eles estao tirando mais $$ usando de 90 a 100% do link
    Não é rádio. Infelizmente aqui na cidade a rádio é queimada demais. Além do que dos dois provedores que sobraram, um deles vende 2MBps por 40r$, sendo que minha namorada tem, mas carregar vídeos só de dia e de noite vira net de Watsapp também.
    Aí pronto... Geral correu pra cabo...

    Voltando ao meu caso, acho que seja o link que deve estar no limite do limite... Ou o equipamento não tá dando conta. Porque amanhã de manhã eu com certeza vou ter de 3 a 5MBps. Mas do final da tarde até meia noite começa a lentidão.
    Quando ela está boa, jogo Counter Striker com ping de 65ms sempre, nada a reclamar.

    Enviado via BLU STUDIO C HD usando UnderLinux App

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Eu não confio nessas porcarias de teste de conexão. No teste funciona conforme o contratado, mas na prática nillll.
    Uso testando com vários dispositivos e ambos com vídeo on-line, considero como 1 M para cada vídeo. Receita dos meus filhos kkkkkkk

    Mas ter algo digno, precisa-se verificar o local em que é feito a discagem( IP fixo, DHCP, PPPoE, etc) no caso o modem, posteriormente o roteador. seguidamente os cabos de interconexão( par trançado, FE, coaxial, fibra, UTP, etc).
    Sendo via rádio, o local, mastro, cabo de descida, tomada elétrica, rede elétrica etc, tudo conta. ADSL a tubulação do telefone conta assim como a qualidade do par da concessionária. Coaxial ou fibra o divisor conta uma vez que muitos têm serviço de TV e telefone agregados.
    Nada contra, mas na média metade dos casos é problema na residência, comércio ou indústria( cliente); infelizmente as operadoras só entregam o ponto e não existe regras claras onde é esse "ponto", como acontece com luz e água. Como quando se contrata um serviço de internet, pensamos em ter para ontem, mas algo como reforma do imóvel nem pensar e mesmo reformando deixamos em último plano. Infelizmente não temos profissionais reconhecidos e em locais que têm ninguém está disposto a gastar, ou seja para internet vivemos de adaptações e mais adaptações; com a introdução da rede 3G, 4G e logo com 5G, internet fixa vai ficando de lado e rede de celular, basta comprar o aparelho e contratar o plano.

  11. #11

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Mas Nilton, nesse caso a residência parece estar OK já que está chegando a alguns server com a taxa contratada

  12. #12
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Aí está, então o problema é rede do cliente. Quando tenho problema com minha internet, ligo direto sem passar pelo roteador, persistindo informo ao provedor.

  13. #13

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Resumindo link do provedor esta gargalando em horários de pico.

  14. #14

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Conheço vários provedores na minha região que criaram server no minhaconexão e speedtest apenas para informar velocidades fictícias como a do amigo, na verdade o plano dará a velocidade para teste no próprio servidor do provedor, o que não deixa de ser um teste de intranet, agora vai medir para fora pra ver...

    Alguns mais espertos ainda se utilizam do famoso bust, dessa forma durantes alguns segundos o cliente tem a velocidade contratada, assim para quase qualquer servidor vai bater o teste, porém depois tenta baixar alguma que verá uma taxa de transferência ridícula.

  15. #15

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Na verdade não, aqui sou host do MinhaConexão e do Speedtest, e não faço essa porcaria de liberar mais banda.

    A ideia é melhorar a latência do cliente até o serviço velocímetro (aqui na região tem hosts que não prestam, e o cliente vai testar num host bosta desse e fala que a internet não presta).

    Acho melhor pesquisarem bem antes o real motivo de ter um host velocímetro dentro de nossas redes, nem sempre a ideia é burlar alguma coisa.

    Claro que existem uma infinidade de provedores sem vergonha neste mercado, mas sobressai os melhores!


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Agree!

  16. #16

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Utilize o simet.nic.br para fazer um teste mais detalhado.

    Enviado via E2363 usando UnderLinux App

  17. #17

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Não sei oque acontece no link que temos aqui, pois nossos clientes que tem por exemplo 10mb testarem no speedtest ou minhaconexão , o ping vai ser mais de 100 e nao vai bater esses 10mb. Agora se fazer o teste pelo simet, o ping fica em 12 e mostra os 10 mb contratados certinho, em questao de download , sempre bate os 10mb.

  18. #18

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Faça o teste e veja qual server está usando. Faça um traceroute pra ele e veja onde está o ponto de gargalo

  19. #19

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Citação Postado originalmente por matheusouza Ver Post
    Não sei oque acontece no link que temos aqui, pois nossos clientes que tem por exemplo 10mb testarem no speedtest ou minhaconexão , o ping vai ser mais de 100 e nao vai bater esses 10mb. Agora se fazer o teste pelo simet, o ping fica em 12 e mostra os 10 mb contratados certinho, em questao de download , sempre bate os 10mb.
    E quando baixa arquivos? Este é o melhor meio de conferir... Pode até variar para menos em parte do tempo quando é conexão compartilhada. Só vai cravar no limite se for um link dedicado. Mas assinatura com provedor é para variar mesmo e não pode ser criticada. Mèdia de 80% é aceito.
    Baixa o Kurumin e vê quanto dá

  20. #20

    Padrão Re: Internet que só funciona bem em SpeedTest

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Conheço vários provedores na minha região que criaram server no minhaconexão e speedtest apenas para informar velocidades fictícias como a do amigo, na verdade o plano dará a velocidade para teste no próprio servidor do provedor, o que não deixa de ser um teste de intranet, agora vai medir para fora pra ver...

    Alguns mais espertos ainda se utilizam do famoso bust, dessa forma durantes alguns segundos o cliente tem a velocidade contratada, assim para quase qualquer servidor vai bater o teste, porém depois tenta baixar alguma que verá uma taxa de transferência ridícula.


    Boas

    entendo o seu comentário infelizmente acontecem N motivos para que isso aconteça

    1- Perante as regulamentações a Anatel o provedor de internet está obrigado a cumprir os valores contratados nos planos somente dentro da infra-estrutura do próprio provedor.
    Resumindo a partir do momento que ao efetuar um tracert ipxxxxxxxxxxxxx e você verifica um salto para outro roteador de board fora do seu Provedor de internet e entrando em outras rotas, ai já não é mais responsabilidade do provedor perante a anatel.

    Isto porque a maior parte dos provedores e operadoras não tem cabos diretos de fibra saindo por dezenhas de milhares de kilometros até chegar no PTT ix de sãopaulo ou no PTT dos seus estados onde depois tem rota para se conectar no PTT principal que é o de são paulo.

    E com a put**a de transportes que por ai hoje existem em VLANs ruins muito da qualidade de navegação se perde hoje em dia.

    Porque a rota internacional de trafego está toda situada em são paulo, então todas as empresas querem se conectar em são paulo, onde o PTT a noite está batendo quase 2Tb de trafego.


    Resumindo se o seu provedor oferece um medidor de velocidade e lá atende os 2Mb que vc contratou então dentro da rede da operadora está tudo ok, se estiver ping alto acima de 20ms e com velocidade menor que a contratada ai sim você pode reclamar.

    Não querendo com isso dizer que voce não tem razão em reclamar perante a empresa da sua lentidão.

    Acho que o deve fazer sim, porque muitos desses provedores compram de terceiros (operadoras links e transportes) e ao efetuar a reclamação eles terão que cobrar depois dessas empresas para resolverem questão de rota para melhorar tais rotas até se conectarem nos PTTs)

    Hoje em dia as grandes minas de ouro estão nos CDNs...

    Akamai, Google GCC, Netflix, Facebook, Level3

    Resumindo se conseguir obter a quantidade de trafego solicitada por tais empresa elas mesmo colocam um CDN local dentro da rede do seu provedor, e dai se conseguir obter o Google GCC, Netflix e Facebook (você elimina 80% a 90% de consumo de link internet no seu provedor) e passa a ter todo o conteúdo dentro da sua rede local de fibra óptica.

    Essa foi a jogada que algumas empresas que vendem transporte hoje aplicam.

    elas te vendem 1Gbps de transporte, algumas vendem até 1Gbps de link onde o cara paga 15 ou 25mil mensal, para pegar 1gbps e na verdade ele está apenas pegando uns 150mbps de link real de acesso a internet e os outros 850Mbps ele está pegando de conteúdo rede local desse fornecedor de link.


    Eu acredito que o governo deveria deveria dividir a questão da rota internacional e retirar a mesma de são paulo e dividir rota internacional em pontos estratégicos na região da costa maritima brasileira.. para assim desafogar o gargalo em são paulo de todos os estados Brasileiros.

    Por experiência própria de analise de provedores de internet que prestei servico.

    1gbps de link contratado não consegue passar mais que 50Mbps a 100mbps de link internacional.

    Isso para não falar na perca de pacotes absurdas que acontece nos switchs dentro do PTT IX de são paulo que vivem no gargalo. principalmente os que mais sofrem são os jogadores online, com perca de pacotes e pings latências altissimas porque alguns já estão pegando carona em Transportes ruins dentro de VLANs loucas. e ao entrarem no PTT para serem redirecionados para os servidores de jogos normalmente localizados na AWSamazon perdem pacotes dando o famoso disconnect para os jogadores online que ficam frustrados e no dia seguinte ligam reclamando.


    Existem N fatores que podem levar a ter uma conexão ruim.

    e 60% deles por incrivel que pareça não é gargalo na rede internet e link de um pequeno provedor, mas sim no transporte quando sai da rede de internet do provedor e começa a passar por outras redes de outras operadoras até chegar no destino final.