+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Metal 5SHP

    Bom dia a todos

    Tenho uma rede com alguns equipamento Metal e Groove em modo ap para distribuição, neles limito a capacidade maxima de 30 clientes sendo que online nunca passa de 20 simultaneos

    o que ocorre é que uns tempos ara ca tem acontecido que os clientes tem ficado com pings altos, ja verifiquei frequencia, e antenas meus clientes usam equipamentos do tipo airgrid m5

    alguem tem alguma luz que possa ajudar?

    estou analisando a troca dos equipamentos da torre por antena base station 17 - 90 e rb912

  2. #2

    Padrão Re: Metal 5SHP

    @Edubabo,

    nunca usei PTMP então posso estar falando a maior bobagem. Se for, desconsidere.

    Seus APs são mikrotik e CPEs ubnt. Em teoria o TDMA não irá funcionar. 30 clientes em 802.11 outdoor é muuuuuuuita coisa. Acho que até 10 se tiver tráfego um pouco maior já deve dar problema.

    O que "deve" estar ocorendo é colisão de transmissão o tempo todo. Ou seja, está conseguindo usar uns 20% da sua capacidade.

  3. #3

    Padrão Re: Metal 5SHP

    Caraca,

    eu vejo esses configs e pasmo. Vocês tiram leite de pedra. ahahahaha.
    @ab5x2, só me lembro das aulas de rede na faculdade, explicando os protocolos, e sabendo um pouco do 802.11, dá pra falar uma coisa, "é tenso" kkkkkkk.

    Mesmo com pouco tráfego, se todo mundo navegar pouco mas dia todo deve dar muita colisão.

    Tem idéia de quanto trafega nesse AP?

  4. #4

    Padrão Re: Metal 5SHP

    Bacana!!!

    Uma coisa que não me fez a cabeça ainda no mercado de WISP é a relação do preço de CPE contra a banda que dá pra entregar para o cliente.

    Custo de ativação é muito alto. Cliente tem encarado esse custo ultimamente, com as operadoras oferecendo cada vez mais banda (mesmo sendo praticamente inútil mais que 10mbps para quem não é devorador de torrent)?

  5. #5

    Padrão

    Bom dia, aqui eu uso os mesmos equipamentos, em algumas Aps conecto até mais de 30 clientes, o que vc precisa verificar é interferencia, verificar se suas Aps não estão em canais proximos ou algum cliente que esteja com modulção ou CCQ ruim, isso tambem pode gerar tempo alto.

    Citação Postado originalmente por Edubabo Ver Post
    Bom dia a todos

    Tenho uma rede com alguns equipamento Metal e Groove em modo ap para distribuição, neles limito a capacidade maxima de 30 clientes sendo que online nunca passa de 20 simultaneos

    o que ocorre é que uns tempos ara ca tem acontecido que os clientes tem ficado com pings altos, ja verifiquei frequencia, e antenas meus clientes usam equipamentos do tipo airgrid m5

    alguem tem alguma luz que possa ajudar?

    estou analisando a troca dos equipamentos da torre por antena base station 17 - 90 e rb912

  6. #6

    Padrão Re: Metal 5SHP

    a minha esta em ap bridge, 802.11 a/n e tenho clientes de 600k até 1 mega apenas 1 de 2 mega
    com a rb 912 e a base station pode dar o mesmo problema? Detalhe interessante antes de colocar o metal eu tinha um bullet 5 m5 e todos clientes rodavam sem problemas

  7. #7

    Padrão Re: Metal 5SHP

    como está o canal ?

  8. #8

    Padrão Re: Metal 5SHP

    manda um print de como esta a configuração do cartão!

  9. #9

    Padrão Re: Metal 5SHP

    eses metal da mikrotik a matade sairom bufado de fabrica algums some o sinal desconecta toda hora e etc..

  10. #10

    Padrão Re: Metal 5SHP

    Citação Postado originalmente por browncharles Ver Post
    eses metal da mikrotik a matade sairom bufado de fabrica algums some o sinal desconecta toda hora e etc..
    Muito reclamei do MK Metal.

    Até que um dia alguém postou uma solução... com uma nova versão do firmware. Como tinhamos 4 Metal nas gavetas não custava nada tentar.
    Depois de atualizado nunca mais aconteceu de desconectar. Antes, simplesmente parava de emitir SSID.
    Dá uma conferida e vê se vai te ajudar.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=173463

  11. #11

    Padrão Re: Metal 5SHP

    hoje quase todos os clientes são airgrid m5 ou litebeam m5 qual que seria então a melhor antena e radio, basestation com rb912 ou basestation com rocket 5 m5 ?

    Tem alguma ideia melhor?

  12. #12

    Padrão Re: Metal 5SHP

    Citação Postado originalmente por Edubabo Ver Post
    hoje quase todos os clientes são airgrid m5 ou litebeam m5 qual que seria então a melhor antena e radio, basestation com rb912 ou basestation com rocket 5 m5 ?

    Tem alguma ideia melhor?
    Ubiquiti AP = Ubiquiti cliente
    Mikrotik AP = Mikrotik cliente

    Para aproveitar o protocolo TDMA proprietário de cada fabricante. Quando são misturados radios de marcas diferentes o protocolo TDMA tem que obrigatoriamente ser desligado.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App