Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: dúvida com ospf

    ou no filtro IN do ospf simplesmente discartar quando o prefix for a loopback da rtr2 e faz a rota estática

  2. #22

    Padrão Re: dúvida com ospf

    Vou mudar, porque funcionou mas bloqueei todo o ICMP por outra rota para o RTR2. Sei lá se depois vou precisar.

    Vou tirar esse drop e colocar o filtro do OSPF mesmo. Uso muito pouco o OSPF aqui, a profundidade da rede é baixa. Então quase não preciso me preocupar. Preciso desenferrujar.

    Valeu @Bruno!

  3. #23
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: dúvida com ospf

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Vou mudar, porque funcionou mas bloqueei todo o ICMP por outra rota para o RTR2. Sei lá se depois vou precisar.

    Vou tirar esse drop e colocar o filtro do OSPF mesmo. Uso muito pouco o OSPF aqui, a profundidade da rede é baixa. Então quase não preciso me preocupar. Preciso desenferrujar.

    Valeu @Bruno!
    kkkk

    faz isto que falei na RTR1 em routeing>filters cria um novo chain ospf-in prefix coloca o ip da loopback em action accept set in nexthop coloca o gw 172.16.0.2 supondo que o ip que esta na interface do enlace 1 na rtr2 seja 172.16.0.2
    ou seja ele sempre vai fazer que o gw pro rtr2 seja o enalce 1

  4. #24

    Padrão Re: dúvida com ospf

    Opa, vou testar mas antes ler um pouco. Não gosto de fazer quando não me lembro do conceito aplicado direito.

  5. #25
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: dúvida com ospf

    o conceito do filtro IN é manipular a tabela de rotas

  6. #26

    Padrão Re: dúvida com ospf

    Amanhã, hahaha, agora vou para uma cervejinha que também sou filho de Deus.

  7. #27
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: dúvida com ospf

    ha outra forma de fazer é vc criar uma rota estática para o ip da loopback
    e descartar as rotas do ospf para a loopback
    funciona mais nada haver descartar uma rota dinamica só pra criar uma estatica então so manipula a dinamica

  8. #28

    Padrão Re: dúvida com ospf

    Opa, 2 coisas.

    Primeiro que li a respeito dos filtros, bem simples mesmo. Vou testar hoje mesmo.

    Outra é que nem tinha me tocado em monitorar o IP do Loopback. Estava monitorando o IP da porta. Fazendo só do loopback, mesmo caindo o link consigo propagar a rota se tiver uma rede no meio do enlace mesmo com os filtros. Show de bola. Detalhe mas que vai fazer diferença caso a rede cresça.

    Valeu @Bruno

  9. #29
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: dúvida com ospf

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Opa, 2 coisas.

    Primeiro que li a respeito dos filtros, bem simples mesmo. Vou testar hoje mesmo.

    Outra é que nem tinha me tocado em monitorar o IP do Loopback. Estava monitorando o IP da porta. Fazendo só do loopback, mesmo caindo o link consigo propagar a rota se tiver uma rede no meio do enlace mesmo com os filtros. Show de bola. Detalhe mas que vai fazer diferença caso a rede cresça.

    Valeu @Bruno
    ai tu faz o filtro na rede do meio e não na borda
    entendeu

  10. #30

    Padrão Re: dúvida com ospf

    Caramba, nem tive tempo de testar.

    Ia colocar o filtro da rota para o Loopback

  11. #31

    Padrão Re: dúvida com ospf

    Tenho uma dúvida, sobre OSPF tbm se puderem me tirar ela agradeço muito! Como fazer e como funciona OSPF com VLANs, vi em uma rede mas não entendi o certo como foi feito?

  12. #32

    Padrão Re: dúvida com ospf

    @rkimporte,

    OSPF não é necessariamente vizinho através de camada 2. Ele manda um broadcast para subnet IP conectada que você cadastra para anunciar.

    Então, em teoria, não faz diferença com ou sem VLAN. Vantagem da Vlan é que vc pode ter uma subrede conectada sem necessariamente estar fisicamente conectada in-loco.

  13. #33

    Padrão Re: dúvida com ospf

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @rkimporte,

    OSPF não é necessariamente vizinho através de camada 2. Ele manda um broadcast para subnet IP conectada que você cadastra para anunciar.

    Então, em teoria, não faz diferença com ou sem VLAN. Vantagem da Vlan é que vc pode ter uma subrede conectada sem necessariamente estar fisicamente conectada in-loco.
    Irmão, irmão, ospf usa broadcast??? Não seria multicast talvez?

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  14. #34

    Padrão Re: dúvida com ospf

    @andrecarlim,

    cara, faz tanto tempo que estudei isso que confesso estar espremendo os neurônios aqui para lembrar a diferença kkkkkkkkkkk.

    Mas acredito ser um broadcast mesmo, não? Ele manda para uma subnet inteira e se alguém responder com um ACK, faz o anúncio pra ele.

    Multicast vc tem de definir um grupo e não é necessário um ACK, se não me engano.