Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor via rádio simples

    Boa noite pessoal !!
    Estou pensando em montar um simples servidor via rádio de no máximo 20 clientes com uma base de menos de 1km com visada.
    Tenho uma nanostation loco m5.
    Um switch Intelbras simples (800q por aí ) consigo usar na nano ?
    Qual programa devo usar para criar server no PC ?
    Qual melhor criptografia ?
    Qual melhor forma de configuração para que a rede fique segura ?
    Tenho dúvidas em partes de configuração e equipamento, em questão de conexão quero começar no ADSL e futuramente um Link dedicado e uma licença SCM
    Desde já agradeço !!

  2. #2

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Dê uma olhada nesse produto: http://produto.mercadolivre.com.br/M...b750-c-nfe-_JM Tem vários videos no youtube ensinando configurar e já vem com um ótimo programa instalado, Mikrotik. Pode fazer um servidor pppoe nele e controlar a banda para cada cliente.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Não use criptográfia no AP, isso pesa a rede, faça servidor pppoe no servidor e deixe o AP configurado como Bridge e sem criptografia.

  4. #4

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Não é a criptografia que pesa... Ela protege a rede. Todas boas literaturas só incentivam o uso de criptografia e WPA2 porque WEP pode ser quebrada em minutos.

    O que vai acontecer se colocar um nanoloco como AP na torre? Vai abrir as pernas não por causa da criptografia mas sim porque não tem processamento.
    E NanoLoco não tem saida para antena externa. Fica limitado pela antena interna dele.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não é a criptografia que pesa... Ela protege a rede. Todas boas literaturas só incentivam o uso de criptografia e WPA2 porque WEP pode ser quebrada em minutos.

    O que vai acontecer se colocar um nanoloco como AP na torre? Vai abrir as pernas não por causa da criptografia mas sim porque não tem processamento.
    E NanoLoco não tem saida para antena externa. Fica limitado pela antena interna dele.
    Isso aí.

    Bom, a recomendação da Ubtn é a seguinte:

    Secure your backbone/distribution wireless network from unauthorized use by others
    • Select |Wireless| Tab > Wireless Security
    • Security > WPA2-AES (do NOT use TKIP, it uses CPU cycles)
    • Preshared Key: [enter something long, but memorable to you]
    • Press [Change] button. Press [Apply] button.
    Fonte:
    https://help.ubnt.com/hc/en-us/artic...e-Access-Point

  6. #6

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Citação Postado originalmente por VJDvalter Ver Post
    Dê uma olhada nesse produto: http://produto.mercadolivre.com.br/M...b750-c-nfe-_JM Tem vários videos no youtube ensinando configurar e já vem com um ótimo programa instalado, Mikrotik. Pode fazer um servidor pppoe nele e controlar a banda para cada cliente.
    Já vi essa rb, porém o custo está elevado para o momento. Gostaria de algo mais simples

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Citação Postado originalmente por explosat Ver Post
    Já vi essa rb, porém o custo está elevado para o momento. Gostaria de algo mais simples

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App
    Gente, procuro algo simples como duas placas de rede no PC, um programa pra fazer o trabalho dá RB750. A nanoloco suporta pelo menos 10 clientes em Bridge com algum programa ?

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    @explosat,

    Para fazer isso, melhor usar um routeador tipo esses Wifi entregando DHCP para seus 10 clientes em bridge.

    Nunca usei essa LocoM5 mas pelo que vi no datasheet tem uns 30 graus de abertura.

    Se as 10 clients estiverem nessa abertura deve rolar sim.

  9. #9

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @explosat,

    Para fazer isso, melhor usar um routeador tipo esses Wifi entregando DHCP para seus 10 clientes em bridge.

    Nunca usei essa LocoM5 mas pelo que vi no datasheet tem uns 30 graus de abertura.

    Se as 10 clients estiverem nessa abertura deve rolar sim.
    E um bom começo !!
    Será que um tp-link wr740n faz isso ?
    Caso ele faça isso, sabe me dizer como faço a configuração ?

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Usa como se fosse seu router doméstico mesmo. Ele vai rotear o que trafegar pela LAN dele que estará conectada na Loco M5 em Bridge.

    Os clients estarão todos em Bridge e pegarão um IP via DHCP no seu router. Vai ficar como se tudo estivesse na sua casa. O router deve dar conta do recado sim.

    Quanto a configuração, não tem mistério, igual vc usar na sua casa. Liga uma das portas LAN na LocoM5 que estará em bridge e está pronto.

  11. #11

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Ou seja, basta eu colocar a opção Bridge no AP e nos clientes que está tudo certo, é isso ?. Caso eu use um simples switch, esse switch me dá DHCP ou isso vem do roteador ?

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Vc não vai precisar de switch, a não ser que as LANs do seu roteador estejam cheias.

    O Roteador dá o DHCP.

  13. #13

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Estou começando a entender. Poderia me explicar essa configuração pouco mais detalhada ? rsrs pois sou novo na área

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não quero ser grosseiro, mas já está pedindo demais. Montar um provedor com TP-LINK e ainda não saber o que está fazendo, é apontar uma arma pra própria cabeça.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Poderia me dizer o que diz ao dizer "apontar uma arma para própria cabeça ?"

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  15. #15

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Como você está inciando dá uma olhada aqui. Tudo que precisa para começar a entender o básico.
    http://www.hardware.com.br/guias/redes-wireless/

  16. #16

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Obrigado !!

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  17. #17
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Meu Deus do céu gnt não me leve a mal mais reflita
    quem quer ser medico, dentista, engenheiro, advogado, policia, juiz, delegado, promotor, ou se você quer montar uma empresa de qualquer ramo o que eles fazer ???? vai em um forum perguntando como se faz, ou estuda ????
    aposto que todos vão falar estuda e não é pouco, Então porque raios quando assunto é montar provedor a maior parte correm pra um fórum fazendo cada tipo de pergunta
    por isto que quando o assunto é internet no brasil você cada coisa

  18. #18

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    É o mesmo que tentar fazer uma receita de bolo que está escrita no caderno da avó, mas sem saber ler.
    Para exercer uma profissão, precisa de estudo e conhecimento. O fórum é uma troca de experiência, Não adianta nada nós explicarmos como se frita um ovo, se você não sabe o que é uma frigideira e nem um ovo. Entendeu onde queremos chegar.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  19. #19

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    Cabe à nós ajudar e ensinar um pouco do que sabemos, mas se o cara não sabe nem o básico do básico como ele vai montar esse micro provedor e até mesmo resolver os problemas que vão surgir. Amigo, estudo ao menos o básico por uns 3 meses pra depois começar, tem que conhecer o básico de configurações e de equipamentos. O melhor sistema pra gerenciar clientes "básico" é o Mikrotik.

  20. #20

    Padrão Re: Servidor via rádio simples

    O que tento sempre fazer é dar um Norte, até porque sabemos que o assunto é vasto e as pessoas, para aprender direito, pode levar anos sem um norte e foco.