Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Montagem provedor de internet

    Olá, quero montar um provedor de internet.

    Vou usar o "Mikrotik Routerboard Rb 2011uias-Rm L5" para gerenciar e na torre 4 antenas "Painel Setorial 17 Dbi 5.8 Ghz Mm-5817s90 Aquário"

    O que mais preciso? Quais equipamentos e se esse RouterBoard com essas antenas vou conseguir montar o provedor de internet?

    A antena Setorial ali vem só a antena... Poderiam por favor me dizer o que colocar nessa antena até na RouterBoar!
    Pois essa Setorial usa Pigtail então deve precisar de algum outro aparelho pra funcionar.

    Quais equipamentos preciso mais?
    E se essa Setorial e RouterBoard fiz uma boa escolha de equipamento.

    Desde ja, agradeço!

    Obs: Sou novato nessas áreas.

  2. #2

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Rapaz, entendo seu entusiasmo, mas acho que antes de começar, vai ter que aprender mais sobre essa área, nada impossível, mas não é pouca coisa. Na antena setorial você vai ter que colocar um rádio, como ubiquiti, mikrotik, cambium, etc. Pesquise sobre os mesmos.

  3. #3

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Ta faltando os radios para essas antenas ai. Rocket M5 seria ideal.
    Outra coisa... essas antenas da Aquario são para radios SISO... de polarização unica... gaste um pouco mais e invista em paineis Ubiquiti ou Maxxgain de dupla polarização. Então esses paineis Aquario não considero boa escolha.


    Voce vai colocar 4 paineis ja para atingir 360 graus em volta da torre? Ja projetou os sistemas de alimentação de energia? Teu link vai chegar como? Proteção contra descargas eletricas, para raios e aterramento?

    Muita coisa ai ainda amigo!

    Em qual estado vai implantar esse provedor?

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Poderia me indicar um radio para essa antena Setorial?

    Tava pensando em um da Ubiquiti

    Tou comessando e ainda vou estudar bastante sobre o assunto antes de iniciar o projeto.

    Então é assim?...
    Na antena setorial coloco um radio... O Pigtail conecta na setorial e no Radio e sai um cabo LAN para o Mikrotik para fazer a configuração do AP?

    Se tiver algum link ou video no Youtube agradeço se passar.

    E obrigado pela ajuda.

  5. #5

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Sim amigo ainda falta muita coisa ai to pesquisando o que precisa tudo antes e como fazer...

    Sim... 4 Painel para pegar 360 Graus

    Ainda não projeteis os de energia, se poder dar umas ducas sobre isso agradeço

    Vou tentar de inicio usando net de um provedor de internet existente pra ver se tudo flui legal ai provavelmente uma ADLS quebraria o galho bem e futuramente um Link de internet

    Ainda vou fazer os planejamentos das estruturas ai to vendo tudo que precisa

    Se poder me indicar tudo que precisa eu agradeço amigo

  6. #6

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    De inicio eu pensei em usar 4 PowerBeam para fazer isso porem reparei que ela pega um sinal em graus curto e pareci que só serve para fazer 'ponto à ponto'

  7. #7

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Se poder me inicar uma antena não muito cara tipo salgado de mais para o bolso, eu preferia uma Ubiquite, se poder me indicar uma setorial da Ubiquite que me aconselha usar no Projeto te agradeço!


    Vou fazer o provedor em Rondônia

  8. #8

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por IsmaelDiaz Ver Post
    De inicio eu pensei em usar 4 PowerBeam para fazer isso porem reparei que ela pega um sinal em graus curto e pareci que só serve para fazer 'ponto à ponto'
    Estude sobre setorização e paineis setoriais...

    Qual estado está?

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Rondônia

  10. #10

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por IsmaelDiaz Ver Post
    Rondônia
    Se tiver Vivo ai tente negociar algo com eles... Fuja da Oi!

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Aqui tem todas as operadoras.
    Claro, Vivo, Oi e Tim
    Porem a Oi é o que mais tem, só que a unica que não é muito boa é a Tim

    Porque fugir da Oi?

    Negociar com a Vivo um Link de internet isso?
    Mas sera que não vai da treta com a Vivo por não ser legalizado?

  12. #12

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    A Oi ta falida e quase sob intervenção. Aqui no sul tem cidade que é atendida pela Oi que tá em apagão já faz um ano. Se queimar um DSLan da Oi é quase certeza que vai ficar na mão .

    Tenha em mente se legalizar. Afinal de contas trabalhar ilegal nesse ramo pode te dar muita dor de cabeça (e em alguns casos até cadeia)

    Dito isso, você pode negociar uma conexão empresa ou algo assim pra começar. Aqui no sul as melhores conexões xDSL são da Vivo... agora não se aí....

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    É você tem razão, a Oi ta quase falida mesma. Tava pensando em fazer um da Claro mas não deve ser muito boa, vou tentar na Vivo porque é boa aqui também.

    Sera que pra legalizar vai sair caro de mais?
    Quanto é pra legalizar tudo e não correr riscos e o que precisa?

    Mano, poderia me indicar todos os equipamentos para fazer o Provedor e o que precisa?

    O Mikrotik quero usar o "Mikrotik Routerboard Rb 2011uias-Rm L5 "

  14. #14

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Opa,

    tem um cara no Youtube que tem vários pequenos vídeos mostrando como montar um ISP via rádio.

    https://www.youtube.com/user/i7telecom

    Não tem nada detalhado mas dá para ter uma visão mais macro de como funcionaria uma estrutura mais simples como a que deseja montar.

  15. #15

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Ja assisti varios Videos desse i7telecom

    Porem ele não explica muito bem como usar o que dificulta um pouco. O que intendi la é o Mikrotik e um MK-AUT, ThunderCache, e as antenas porem a antena ele não diz quais usar pra espalhar o sinal e a confogurar tudo

  16. #16

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    @IsmaelDiaz,

    Lá é só para ter uma idéia de como é a topologia de rede de um provedor simples.

    A escolha de equipamentos é bem mais complicada que isso. Depende muito do que tem em mente em termos de alcance, banda, clientes.

    MK-Auth é um servidor para gerenciar e autenticar seus clientes. Para começar, não precisa, vc pode configurar direto no Mkt.

    Na boa, acho que não irá encontrar um tutoria que ensine tudo de como por seu provedor no ar. Tem muita coisa para entender senão a primeira falha e ficará semanas sem acesso.

    Eu recomendaria vc estudar na seguinte ordem:

    - Modelo de camadas OSI (para prover internet, básico mesmo são as camadas 2 e 3).
    - Protocolo TCP/IP. Tem de saber o mínimo para pelo menos saber configurar rotas, NAT, Firewall.
    - Rádios, apesar de representar 90% das perguntas que vejo em quem está começando, só faz alterar alcance e banda. É a parte mais simples da Rede. Só exige instalações caprichosas.

    Antes de escolher equipamentos, o mais importante é você entender o que espera que ele faça. Um Mikrotik por exemplo, você pode colocar para rotear, firewall, Load Balance, servir PPPoE, DNS e a lista vai longe.

    Rádio é rádio, enlace camada 2 ou roteado. No momento, não esquenta a cabeça com o Rádio.

  17. #17

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Cara muito obrigado, intendi o conceito. Vlw mesmo pela ajuda.

    A estrutura que eu quero montar é para atended poucos clientes, e depois buscar mais tecnologias para almentar a carga de Clientes... É o seguinte.

    O Mikrotik quero usar para fazer o roteamento e autenticação dos Clientes...

    Exemplo: Vem o cabo da internet, ai va no Mikrotik que vaj jogar nas antenas para rotear o sinal e autenticar os Clientes.

    Futuramente faço um Ponto A ponto e gerencio outra torre apartir dessa Principal...

    O que quero é simples... Porem não sei qual tipo de antena usar e como configurar esse tal radio... nas antenas

    Quero saber uma antena boa que da conta de não muitos Clientes porque vou iniciar... Só quero saber todos os equipamentos basicos que da pra botar tudo funcionando para o Cliente usar como esses Provedores de internet por ai fazem

  18. #18

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Olha, não sou ISP então só trabalho com PTP hoje em dia.

    No PTP quando fui comprar equipamentos escolhi as Ubiquiti porque o site era bem mais fácil de entender e escolher por specs. Só depois fui ver e para configurar a Ubiquiti é mais simples também, por sorte, caiu como uma luva. Pessoal aqui prefere mikrotik porque dá zilhões de opções para ajustar na mão. Como qualquer coisa na vida, prós e contras. Como está começando, acho melhor as mais simples de usar.

    A própria Ubiquiti tem paineis de 120 graus bem baratos para poucos usuários e já suportam MIMO 2x2 e é AC. É a Litebeam 5AC 16db 120.

    Para clientes, a Litebeam 5AC 23db gira em torno de 300 reais no Mercado Livre.

    Veja que são equipamentos mais modestos mas que para iniciar, não vejo necessidade de nada poderoso.

    Redes é igual encanamento cara. Você faz o projeto pensando nos gargalos. O menor gargalo é o gargalo do circuito inteiro. Por isso tem de parar um pouco e pensar no projeto como um todo. Sei que a empolgação é grande por um novo negócio mas cuidado. Mesmo na rede interna da empresa, de vez em quando colocamos um switch cascateado na correria e um mês depois começam os problemas de lentidão. Imagine em um ambiente de provedor com acessos remotos por rádio. Chance de BO não é tão pequena.

  19. #19
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Meu Deus do céu gnt não me leve a mal mais reflita
    quem quer ser medico, dentista, engenheiro, advogado, policia, juiz, delegado, promotor, ou se você quer montar uma empresa de qualquer ramo o que eles fazer ???? vai em um forum perguntando como se faz, ou estuda ????
    aposto que todos vão falar estuda e não é pouco, Então porque raios quando assunto é montar provedor a maior parte correm pra um fórum fazendo cada tipo de pergunta
    por isto que quando o assunto é internet no brasil você cada coisa

  20. #20

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    @Bruno,

    Problema é que as próprias propagandas de equipamentos fazem parecer que é tão simples quanto ligar um roteador wifi mas com mais "potência".

    Aí vem o BO