+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel Solar Radios Ubiquiti Rocket m5 titanium + rocket m3

    Boa noite pessoal, é o seguinte
    Tenho um link de uma filial da empresa onde trabalho e não da conexão diretamente (Motivo: Tem um morro gigantesco na frente) e por esse motivo temos que utilizar uma torre nesse morro para ligação das filiais.
    Atualmente na torre está instalado 1 Rocket M5 Titanium 48v 0.5A, e uma Rocket M3 24v 1A alimentado por um UPS DE 1200VA, que não suporta muito tempo, e na região que está instalado as vezes falta energia 3 dias seguidos. (Além de ser péssima quando funciona).


    Estou afim de montar um sistema com energia Solar, mais tenho algumas dúvidas em questão.
    Já tenho os equipamento abaixo comprado.

    Controlador Solar: SOLAR MPPT SR-MT4845A SOLAR CONTROLLER 12/24/36/48V AUTO
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         controlador.JPG
Visualizações:	150
Tamanho: 	15,9 KB
ID:      	66134

    Tensão do sistema: 12V / 24V / 36V / 48V Auto
    Max. Tensão de entrada: <150V
    Corrente de carga nominal: 45A
    Max. Potência de entrada: 600W / 12V 1200W / 1800W 24V / 36V 2400W / 48V
    Eficiência de transferência: =98%
    MPPT rastreamento eficiência: > 99%
    Luz tempo de atraso controlado: 5min

    Painel solar: SOLAR 100W SWM MONOCRISTALINO PAINEL SUNWORLD

    Potência máxima: 100w
    Dimensão: 101,5 x 67 x 3,5 CM
    Eficiência da célula: 18.48%
    Imp (A): 5.68 A
    Vmp (V): 17.8 V
    Isc (A): 6.07 A
    Voc (V): 21.6 V
    A Minhas principais dúvidas seria, de qual forma vou ligar os raios diretamente ao controlador de carga? E precisa de mais algum outro equipamento para que eu possa injetar a energia no cabo de rede?
    Em anexo Foto do esquema que estou querendo montar.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PROJETOSOLAR.png
Visualizações:	254
Tamanho: 	228,2 KB
ID:      	66135

  2. #2

    Padrão Re: Painel Solar Radios Ubiquiti Rocket m5 titanium + rocket m3

    Primeiro essa placa não serve para essa ligação pois ela é para sistema de 12V.

    Segundo vc precisa de uma régua PoE.

    Terceiro um conversor DC-DC step-up para ligar Rocket Titânio

    Enviado via LG-D337 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Painel Solar Radios Ubiquiti Rocket m5 titanium + rocket m3

    Instale painel no minimo de 150w e baterias de 100a ta tranquilo. Esse modelo de controlador e uma bosta.

  4. #4

    Padrão Re: Painel Solar Radios Ubiquiti Rocket m5 titanium + rocket m3

    Não me lembro se foi aqui no fórum ou aonde foi, escutei que a Rocket M5 Titanium funciona em 24v também, não sei si a informação procede.

    Realizei algumas alterações no projeto, seria mais o menos assim o esquema?


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PROJETOSOLAR.png
Visualizações:	507
Tamanho: 	279,6 KB
ID:      	66138

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Painel Solar Radios Ubiquiti Rocket m5 titanium + rocket m3

    Os painéis normalmente geram em -12 ou -24, tudo bem no fio basta fazer a inversão de polaridade. Faria com 24 volts e dele um inversor para 48 volts, e se possível um outro de 24 para 24 mesmo e nada de inversor para 110 ou 220 volts por possuir uma perda considerável entre a carga consumida e fornecida. Usaria um carregador/flutuador de 127/230 para 24 volts e usaria um timer para que durante a noite esse carregador ficassse ligado.
    Se tiver, ( certamente) usaria luz de baliza(torre), nesse morro pois se faltar energia com certeza estará apagada; algo que poucos acham necessário mas é importante também para a rota aértea.

  6. #6

    Padrão Re: Painel Solar Radios Ubiquiti Rocket m5 titanium + rocket m3

    Citação Postado originalmente por rafaelnikodem Ver Post
    Não me lembro se foi aqui no fórum ou aonde foi, escutei que a Rocket M5 Titanium funciona em 24v também, não sei si a informação procede.

    Realizei algumas alterações no projeto, seria mais o menos assim o esquema?


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PROJETOSOLAR.png
Visualizações:	507
Tamanho: 	279,6 KB
ID:      	66138
    Desde que a Rocket Titaniun funcione em 24v, dessa forma dará certo sim. O sistema está superdimensionado, poderá adicionar mais equipamentos futuramente. Nesse esquema precisa ligar LAN com LAN na régua POE ou adicionar um switch. O Intelbras SF800Q+ tem alimentação POE na porta 1, consome uns 2 watts e funciona em até 24v.

  7. #7

    Padrão Re: Painel Solar Radios Ubiquiti Rocket m5 titanium + rocket m3

    Nem vi preços de painéis 12V 100W, mas os painéis acima de 150W geralmente já são 24V, ou seja, você compra só 1 desse:
    http://www.minhacasasolar.com.br/pro...s6p-265p-78863

    Um controlador 20A serve bem, eles custam bem menos que esse da imagem:
    http://www.minhacasasolar.com.br/pro...-ls2024e-78508

    Pra sua cidade, dá uma olhada no frete na neosolar.com.br , o preço do painel nem é tão bom sempre, mas pra uns locais dá R$ 1 mil de frete e pra outros dá R$ 50, é bom cotar.

    Tá superdimensionado pro equipamento (Rocket vem com fonte 24V 1A, mas assim como um desktop não consome os 500W que uma fonte ATX tem de capacidade máxima, um Rocket M5 consome uns 7W apenas, em 24V isso é: 7W/24V = 7/24 = 0,3A por hora. O M5 Titanium acho que consome quase isso (Qualquer coisa Google: rocket m5 titanium power consumption watts), o M3 idem, então provavelmente teria consumo de uns 15 ou 16Ah por dia, um par de baterias de 50Ah tá bom até pra dia nublado, já que painel de 265W vai captar pelo menos uns 200Wh ao longo de um dia nublado (Capta mais de 1300Wh num dia com sol pleno).

    2 painéis de 100W provavelmente ficam mais caros que esse 24V de 265W, o painel até está exagerado, mas isso implica captação ok mesmo em dia nublado, então não precisa bateria gigantesca nem em região com muita chuva. Se o painel for pequeno (Digamos 2 painéis de 12V 85W, somando 170W 24V) a captação fica ok em dias de sol mas em dias nublados ela é insuficiente então precisa bateria maior. Mas já que o menor painel 24V é o de 265W (Tem uns de 245 ou 250W mas são até mais caros. Compre o mais barato mesmo) e ele é superdimensionado, pode gastar menos em bateria. 50Ah talvez seja pouco pra região com 7 dias seguidos de chuva, mas não precisa passar muito de 65Ah pra esses 3 equipamentos.

    Agora sobre os Rocket TI rodar a 24V: Tem uma série que não roda não, que é só pra 48V (40-57V na prática), no datasheet fala de 2 (Um de 6,5W e outro de 8W) e não sei qual é qual, não lembro, mas enfim, se você tiver o que não roda em 24V, vai precisar do segundo conversor dc-dc dessa lista:
    https://www.fabioconversoresdc.com/step-up/

    (Veja que o primeiro só sobe até uns 35V, mas essa série de Rocket TI só funciona a partir de uns 40V ou 41V, precisa o segundo da lista, que é mais caro. Esse vendedor é confiável, talvez ele te envie já ajustado, é só perguntar. Se não enviar, é só ter um multimetro, ligar na saída, e ir girando o trimpot azul minúsculo até chegar na tensão de uns 45 ou 46V (Não precisa 48V))

    Conversor dc-dc é ok, liga um desse somente pra alimentar 1 Rocket TI e não terá problema (O problema é achar que isso aguenta os 5A que promete! O Rocket Ti vai consumir mal e mal 0,2A, isso é tranquilo, problema é gente que bota um conversor barato pra alimentar meio duzia de equipamentos, aí é pedir pra ter problemas). Liga o Rocket M3 direto no controlador solar, mas o Rocket TI vai na saída do conversor dc-dc (Que eleva a tensão da bateria pra uns 45-48V).