+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Problemas com RB Groove A-52HPN

    Olá Amigos,
    Bom Dia!
    Venho por meio deste tópico pedir ajuda de vocês, estou com um problema chato já tentei de tudo mas até então não consegui nenhuma solução. Vamos ao que interessa.
    Minha rede está montada da seguinte forma.
    Recebo a internet em uma RB 1100AHx2 e envio para a torre onde tem 3 grooves em bridge trabalhando a 5ghz.
    No inicio era tudo as mil maravilhas, mas de um tempo pra cá comecei ter problemas com um dos grooves e recentemente o outro começou a dar problema também. O que acontece é que sem motivo aparente nem intervalo definido a porta cabeada da groove(ether1) se desconecta e reconecta sozinha ... Nos logs fica a mensagem:
    ether1 link down
    ether1 link up (speed 100M, full duplex)
    ether1 link down
    ether1 link up (speed 100M, full duplex)
    ether1 link down
    ether1 link up (speed 100M, full duplex)
    .... Quando acontece poucas vezes seguidas (2~3) ele volta a acontecer em instantes e fica se repetindo... Quando não, ele acontece repetidamente por 10 ~ 20 vezes seguidas e depois volta ao normal.

    ~As Tentativas~
    Pesquisando aqui pelo under e também em outros lugares inclusive dos gringos pela internet, pude notar que não é só comigo que isso acontece mas infelizmente em nenhum dos tópicos alguém apresentou uma resposta valida, aparentemente para uns é uma solução, para outros já é outra... Enfim... O que eu já tentei fazer foi:

    ~ Instalar RoS 5.26 mas ela não funcionou, deu erro na licença, logo reinstalei uma 6.x
    ~ Instalar todas as versões disponíveis do atualmente do RoS (Current, bug fix, release e development)
    ~ Trocar os cabos e fonte do rádio
    ~ Fixar Data Rates
    ~ Ativar Tx Power
    ~ Fixar Distancia
    ~ Desativar Auto-Negotiation deixando em 100M full

    Até então a única coisa que ainda "Resolve" o problema é desativar o auto-negotiation ativando 10M full somente... Em contra partida a conexão dos clientes fica muito lenta, e depois de um tempo o rádio cai de vez e não volta mais sendo necessário desligar e ligar da tomada pra poder voltar.

    Algum de vocês já passou por isso? O que pode causar isso?
    Desde já agradeço a quem puder me ajudar, já estou me desesperando com esses rádios, se não conseguir resolver logo, vou ter que comprar outros.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com RB Groove A-52HPN

    Citação Postado originalmente por KRibeiro0 Ver Post
    Olá Amigos,
    Bom Dia!
    Venho por meio deste tópico pedir ajuda de vocês, estou com um problema chato já tentei de tudo mas até então não consegui nenhuma solução. Vamos ao que interessa.
    Minha rede está montada da seguinte forma.
    Recebo a internet em uma RB 1100AHx2 e envio para a torre onde tem 3 grooves em bridge trabalhando a 5ghz.
    No inicio era tudo as mil maravilhas, mas de um tempo pra cá comecei ter problemas com um dos grooves e recentemente o outro começou a dar problema também. O que acontece é que sem motivo aparente nem intervalo definido a porta cabeada da groove(ether1) se desconecta e reconecta sozinha ... Nos logs fica a mensagem:
    ether1 link down
    ether1 link up (speed 100M, full duplex)
    ether1 link down
    ether1 link up (speed 100M, full duplex)
    ether1 link down
    ether1 link up (speed 100M, full duplex)
    .... Quando acontece poucas vezes seguidas (2~3) ele volta a acontecer em instantes e fica se repetindo... Quando não, ele acontece repetidamente por 10 ~ 20 vezes seguidas e depois volta ao normal.

    ~As Tentativas~
    Pesquisando aqui pelo under e também em outros lugares inclusive dos gringos pela internet, pude notar que não é só comigo que isso acontece mas infelizmente em nenhum dos tópicos alguém apresentou uma resposta valida, aparentemente para uns é uma solução, para outros já é outra... Enfim... O que eu já tentei fazer foi:

    ~ Instalar RoS 5.26 mas ela não funcionou, deu erro na licença, logo reinstalei uma 6.x
    ~ Instalar todas as versões disponíveis do atualmente do RoS (Current, bug fix, release e development)
    ~ Trocar os cabos e fonte do rádio
    ~ Fixar Data Rates
    ~ Ativar Tx Power
    ~ Fixar Distancia
    ~ Desativar Auto-Negotiation deixando em 100M full

    Até então a única coisa que ainda "Resolve" o problema é desativar o auto-negotiation ativando 10M full somente... Em contra partida a conexão dos clientes fica muito lenta, e depois de um tempo o rádio cai de vez e não volta mais sendo necessário desligar e ligar da tomada pra poder voltar.

    Algum de vocês já passou por isso? O que pode causar isso?
    Desde já agradeço a quem puder me ajudar, já estou me desesperando com esses rádios, se não conseguir resolver logo, vou ter que comprar outros.

    Opa

    uma pergunta já que não vi que esta entre suas tentativas já trocou o cabo de rede ?????

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Opa

    uma pergunta já que não vi que esta entre suas tentativas já trocou o cabo de rede ?????
    Já sim amigo, os cabos e a fonte, infelizmente sem sucesso ...

    ~ O que acho mais estranho de tudo é pq são 3 rádios iguais ambos com configurações idênticas ... Em um já acontece a bastante tempo e até então os outros 2 ficavam normais ... Agora um outro rádio começou a apresentar o mesmo problema, ficando 2 "com defeito" e 1 normal.

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com RB Groove A-52HPN

    Citação Postado originalmente por KRibeiro0 Ver Post
    Já sim amigo, os cabos e a fonte, infelizmente sem sucesso ...

    ~ O que acho mais estranho de tudo é pq são 3 rádios iguais ambos com configurações idênticas ... Em um já acontece a bastante tempo e até então os outros 2 ficavam normais ... Agora um outro rádio começou a apresentar o mesmo problema, ficando 2 "com defeito" e 1 normal.
    i complico

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com RB Groove A-52HPN

    Não vou dizer que seja a mesma coisa que aconteceu comigo. Mas quem sabe testa para ver.

    Com 4 Mikrotik Metal que funcionavam bem começaram um a um a ficar instável e até chegar ao ponto de travar. Só reiniciando a energia é que normalizava até o próximo surto de loucura...
    Encostamos numa gaveta os rádios.. Um dia alguém postou uma solução que para ele tinha resolvido. Uma versão do firmware que a Mikrotik tinha enviado para ele.
    Instalamos esta versão e os Mikrotik metal voltaram a funcionar sem nunca mais travar.

    Não sei se a diferença entre o Groove e o Metal sejam muito grandes. Acho que é só mais blindagem.

    Dá uma olhada neste link
    https://under-linux.org/showthread.php?t=173463

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com RB Groove A-52HPN

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não vou dizer que seja a mesma coisa que aconteceu comigo. Mas quem sabe testa para ver.

    Com 4 Mikrotik Metal que funcionavam bem começaram um a um a ficar instável e até chegar ao ponto de travar. Só reiniciando a energia é que normalizava até o próximo surto de loucura...
    Encostamos numa gaveta os rádios.. Um dia alguém postou uma solução que para ele tinha resolvido. Uma versão do firmware que a Mikrotik tinha enviado para ele.
    Instalamos esta versão e os Mikrotik metal voltaram a funcionar sem nunca mais travar.

    Não sei se a diferença entre o Groove e o Metal sejam muito grandes. Acho que é só mais blindagem.

    Dá uma olhada neste link
    https://under-linux.org/showthread.php?t=173463
    Boa Tarde!
    Fiz o teste amigo, instalei nos 3 grooves.
    O que estava ok, continuou ok, sem alteração... Infelizmente os dois que estavam com problema, também continuaram da mesma forma, pouco tempo após instalar já começou cair novamente...

    ~Só pra constar~ Ontem o fornecedor do meu link teve problemas e me deu acesso a uma groove deles, logo vi, que nela tinha arquivos da versão 6.37.1 salvos imaginei na hora que essa poderia ser a solução para meu problema, fiz a instalação dos arquivos nas minhas grooves, mas infelizmente, assim como a versão que o colega indicou ... Ficou com problema também.
    Já estou começando perder clientes por causa desse problema, não sei mais o que fazer, alguém me da uma luz pelo amor de Deus!
    ~
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	120
Tamanho: 	2,3 KB
ID:      	66200Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	135
Tamanho: 	12,1 KB
ID:      	66201Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.png
Visualizações:	128
Tamanho: 	40,0 KB
ID:      	66202

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com RB Groove A-52HPN

    Verificar:
    01 - se os cabos não estão muito longos
    02 - se os equipamentos não estão em torre de FM recebendo interferência
    03 - está usando 12v? Prefira 24v...
    04 - terminais de qualidade
    05 - fonte de alimentação... Uma vez que está acontecendo em todas AP
    06 - use cabo capa dupla 100%cobre

    Difícilmente o problema que está enfrentando ocorre por software, 99%certeza de ser algo relacionado a instalação...

    Enviado via Lenovo A6020l36 usando UnderLinux App
    Última edição por evertonsoares; 12-02-2017 às 19:54. Razão: E

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com RB Groove A-52HPN

    Citação Postado originalmente por KRibeiro0 Ver Post
    Boa Tarde!
    Fiz o teste amigo, instalei nos 3 grooves.
    O que estava ok, continuou ok, sem alteração... Infelizmente os dois que estavam com problema, também continuaram da mesma forma, pouco tempo após instalar já começou cair novamente...

    ~Só pra constar~ Ontem o fornecedor do meu link teve problemas e me deu acesso a uma groove deles, logo vi, que nela tinha arquivos da versão 6.37.1 salvos imaginei na hora que essa poderia ser a solução para meu problema, fiz a instalação dos arquivos nas minhas grooves, mas infelizmente, assim como a versão que o colega indicou ... Ficou com problema também.
    Já estou começando perder clientes por causa desse problema, não sei mais o que fazer, alguém me da uma luz pelo amor de Deus!
    ~
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	120
Tamanho: 	2,3 KB
ID:      	66200Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	135
Tamanho: 	12,1 KB
ID:      	66201Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.png
Visualizações:	128
Tamanho: 	40,0 KB
ID:      	66202
    Que pena.. por isso que eu disse que talvez não fosse a mesma causa do travamento.

    Voce chegou a ver se quando trava fica aparecendo o SSID num scaneamento em outro equipamento? Eu pergunto porque aqui quando travava e logo era identificado ainda dava acesso remoto e daí eu reiniciava eles.
    Depois de um tempo travado daí não dava mais acesso remoto. Só indo lá para reiniciar manualmente.
    E logo que trava ainda fica por um tempo emitindo o SSID. Depois parece que agrava o travamento e até a emissão do SSID some.

    Aqui já tinhamos retirado os equipamentos e guardado numa gaveta. Depois que me passaram esta versão do firmware como foi só elogios, resolvi experimentar.

    Olha os relatos neste tópico. São semelhantes ao que você relatou.

    https://under-linux.org/showthread.p...477#post804477

    Você confirmou que entrou a atualização?
    1

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com RB Groove A-52HPN

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Que pena.. por isso que eu disse que talvez não fosse a mesma causa do travamento.

    Voce chegou a ver se quando trava fica aparecendo o SSID num scaneamento em outro equipamento? Eu pergunto porque aqui quando travava e logo era identificado ainda dava acesso remoto e daí eu reiniciava eles.
    Depois de um tempo travado daí não dava mais acesso remoto. Só indo lá para reiniciar manualmente.
    E logo que trava ainda fica por um tempo emitindo o SSID. Depois parece que agrava o travamento e até a emissão do SSID some.

    Aqui já tinhamos retirado os equipamentos e guardado numa gaveta. Depois que me passaram esta versão do firmware como foi só elogios, resolvi experimentar.

    Olha os relatos neste tópico. São semelhantes ao que você relatou.

    https://under-linux.org/showthread.p...477#post804477

    Você confirmou que entrou a atualização?
    1
    Amigo, as vezes ainda consigo acesso via telnet sim ...
    Ele nao para de vez, ele fica bem lento, saindo e voltando, ou as vezes ele fica sendo exibido mas nao consigo acesso de forma alguma por que quando tento entrar carrega metade do nome mikrotik e la mesmo fica, isso via telnet e mac telnet acessando a partir de um dos outros radios que ficam ligados ao mesmo switch, que e a unica forma que ainda consigo acesso via winbox, impossivel. Na maioria dos casos chego a conseguir depois de algum tempo reiniciar ate de forma remota mesmo.
    Ele so para de vez quando eu desabilito auto-negotiation e deixo em 100mbps full ... Ai é que realmente só reinicia indo até a torre e tirando da tomada.


    Sim, confirmei e estava na versão.

    ~NOVIDADES~ Depois de você citar a versão, resolvi a unica coisa que me restou mesmo, já que havia tentado de tudo, estou testando todas as versões existentes do RoS ... Com isso já trago boas novas um dos rádios já ficou normal
    Após instalar a versão que me indicou 6.28rc14 verifiquei que essa era a versão de fabrica dos meus rádios... Mas como a versão que indicou não deu certo, baixei a versão "6.28" completa disponibilizada no site da mikrotik e instalei nos meus 3 rádios.
    Rádio 1, sem alterações, esse independente da versão funciona normal.
    Rádio 2, esse foi uma grande conquista, está estável até o presente momento nessa versão.
    Rádio 3, infelizmente esse continua com problema, mas nessas versões mais antigas já está bem mais estável, não está caindo com tanta frequência. Instalei a versão 6.28rc14... 6.28.... e atualmente está na 6.29.1 instalei agora pouco. Continuarei fazendo testes e vou subindo versão por versão até encontrar uma que funcione normal. Volto em breve para dar meu relato e contar como foi o final dessa historia.

    ~Atualização 1~ 6.29.1 teve uma queda ... Não tinha instalado 6.29 .... Agora instalei 6.29, esperando para ver como vai se comportar.

    ~Atualização 2~ 6.29 segurou por cerca de 40 minutos depois disso 3 quedas seguidas... Versão 6.30 instalada, aguardando ...
    Última edição por KRibeiro0; 13-02-2017 às 16:07.