+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QUal é a forma mais pratica de fazer teste de sinal para 3g ou 4G?

    Olá pessoal, alguém saber informar qual seria a forma mais facil de saber qual sera o sinal melhor numa localidade para usar 3G ou 4G?

    Por exemplo nos site da Claro informa quais localidades tem 3G ou 4G, mas na pratica quando está no localidace a conexão não funciona nem no 3G e muito menos em 4G.

    Outra coisa que me deixa irado é sinal de conexão da internet, por exemplo quando estou usando um celular que tem acesso a internet e conexão é rasoavel ou boa, mas quando uso o mesmo chip em um roteador 3G/4G no mesmo local a conexão fica muito ruim.

    Porque no celular a conexão funciona bem e no roteador proprio para usar Chip não funciona bem?

    Abraço

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ccbsumare Ver Post
    Olá pessoal, alguém saber informar qual seria a forma mais facil de saber qual sera o sinal melhor numa localidade para usar 3G ou 4G?

    Por exemplo nos site da Claro informa quais localidades tem 3G ou 4G, mas na pratica quando está no localidace a conexão não funciona nem no 3G e muito menos em 4G.

    Outra coisa que me deixa irado é sinal de conexão da internet, por exemplo quando estou usando um celular que tem acesso a internet e conexão é rasoavel ou boa, mas quando uso o mesmo chip em um roteador 3G/4G no mesmo local a conexão fica muito ruim.

    Porque no celular a conexão funciona bem e no roteador proprio para usar Chip não funciona bem?

    Abraço

    Não existe uma maneira de determinar previamente qual sinal será melhor. Seria adivinhação. Para determinar só com teste de campo mesmo, ou seja, indo ao local com um aparelho de celular e verificando.

    O que ocorre são duas coisas: A primeira é que o sinal LTE (4G) é distribuído em 2600Mhz, uma frequência que seria de baixa penetrabilidade se comparada ao GSM (2G) que é distribuído em 900Mhz e em 1800Mhz.

    O segundo fator é importantíssimo. O sinal LTE (4G) até o momento ele é interdependente do WCDMA (3G). Porquê isso?? Porque quando um smartphone com capacidade 4G recebe uma chamada, ele automaticamente rebaixa para rede 3G.

    As redes WCDMA (3G) são distribuídas em areas urbanas geralmente em 2100Mhz, então a penetrabilidade e o alcance comparado entre redes 3G e 4G são similares. Onde a rede 4G chega a 3G chega também.

    Em campo que eu tenho percebido, com visada, o sinal 4G tem se propagado cerca de 1.5km a 2km em torno da ERB.

    Quanto a funcionar no celular e ficar ruim no roteador vai de inúmeras hipóteses... desde a marca do roteador, posição de instalação.... Atrás do PC, por exemplo, é totalmente diferente de um celular na mão a 1 mt de distância.

  3. #3

    Padrão Re: QUal é a forma mais pratica de fazer teste de sinal para 3g ou 4G?

    O celular tem uma serie de recursos que otimizam o trafego consumindo menos banda e tornando a navegação muito mais rápida.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: QUal é a forma mais pratica de fazer teste de sinal para 3g ou 4G?

    Nesses roteadores prefiro mudar a configuração principalmente na rede wireless. É prudente mudar a configuração de discagem e senha, alguns(maioria) esse recurso é automático.

  5. #5

    Padrão Re: QUal é a forma mais pratica de fazer teste de sinal para 3g ou 4G?

    Referente a configuração eu sempre altero as configurações automatica entre Modo, Canal e Largura de banda, porém roteadores 3g e 4G não tem estas configurações.

    Já usei varias marcas de roteadores 3g e 4G entre eles estes.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...queado-top-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...erna-rural-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...sbloqueado-_JM

    Engraçado este aqui que não tem antena externa é que funciona melhor em qualquer localidade que testo dentro da Cidade proximo a Torre ou distante dela.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...originalnf-_JM

    Abraço