+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Link dedicado de 2MB da Oi é MELHOR que 10mB da Vivo aqui

    Boa noite aos colegas do fórum, essa frase que eu usei como título, ouvi ontem de um funcionário da Algar em conversa com ele para saber se a empresa (Algar) estava instalando a rede dela aqui pela cidade, mas ele informou que a empresa aqui é prestadora de serviço à Tim. Enfim, durante a conversa ele me falou que trabalhou mais de 12 anos na Oi e 5 anos na Vivo e disse, se vc for escolher link de operadora daqui (da Cidade), escolha Oi que é melhor que Vivo, quando eu perguntei porque ele falou que é por que o dedicado da Oi Pernambuco é ligado diretamente com o PTT-RJ e o da Vivo com o PTT-RN. Isso é verdade? Fiquei confuso. Quem usa ou já usou poderia expor sua experiência? Ambas empresas tem cabos óticos passando em frente ao meu backbone.

    PS: Errei a digitação da nomenclatura da velocidade, desculpem.

  2. #2

    Padrão Re: Link dedicado de 2MB da Oi é MELHOR que 10mB da Vivo aqui

    Tem ver a quanto tempo foi isso, porque a Oi degenerou bem rápido nos últimos anos.

    Eu estou na área que era da Brasil Telecom, que era ok, faltava investimento massivo mas pelo menos entregava o que prometia, e praticava os preços que os consultores dão (A Oi parece que cobra por default 10x mais que os consultores orçam, e com muito custo e demora o preço normaliza pra algo tipo 50% que o preço orçado pelo inútil consultor que não tem poder pra fazer nada). Com a compra dela pela Oi piorou um pouco, mas a desgraça veio mesmo nos últimos 2 anos, até os terceirizados (Telemont, que pelo visto foi comprada pela Oi) reclamam da falta de materiais básicos (O que a 5 anos ia pro lixo hoje é numerado e precisa ser devolvido pra Oi vender pra reciclagem e contar com essas migalhas de dinheiro).

    Link da OI realmente pra mim não é uma negação, o problema não é na última milha (ADSL versus dedicado), o problema é na rede de longa distância, se tiver cache do Google por perto (E pelo menos isso a Oi tem aos montes) o Youtube será ótimo, mas o resto da web é que é lerdo, tenho ping de 80ms rumo a qualquer coisa do Google mas uns 300ms rumo a maioria dos sites hospedados em SP (Amazon, que pelo visto não fica em nenhum cache ou CDN que a Oi tenha grande banda). E na verdade eu preferiria ter dedicado de 512kbps da Oi que 10Mbps de ADSL dela, mas é pela estabilidade na última milha, as conexões de longa distância são a mesma merda porque depois da central local toda conexão vai pra mesma fibra superlotada, e faz as mesmas rotas malucas (No meu caso, vai pra Goias, Brasilia, desde pra SP, sobe pro Rio, vai por cabo submarino pra Recife, e de lá pego outro cabo submarino pra Miami. Falta uma rota reto até Recife (Pra chegar nos EUA ou sai pelo Rio ou Recife. Se você está no NE, pela zona que anda a Oi eu não duvido que desceria até o Rio pra depois ir pra Miami).

    Mas... grande operadora tem infras diferentes em cada canto, não há padronização (Até porque as redes vão sendo instaladas todo ano, e cada ano existem equipamentos diferentes sendo fabricados), vai que aí é daqueles lugares onde a Vivo ainda tem infra de 2005, mas a Oi modernizou a dela em 2011. Nos primeiros meses depois que a Oi faz qualquer upgrade na rede é tudo lindo, mas pela dificuldade financeira ela parece que tende a hiperlotar seus links, maximizar o lucro com a fibra, pra pagar mais rápido a dívida do investimento financiado.