+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão cliente 10 metros mais alto em relação a torre

    Bn pessoal essa semana fui ativar um cliente a aprox. 1,8 km de distância da minha torre com uma nanobeam 16 dbi,o sinal ficou em -71, aonde que este cliente tem uma altura de aprox 10 mts a mais que minha torre, eu uso rocket m5 com painel amg 120 graus, se eu colocar uma powerbeam de 22 dbi bem calibrado consigo chegar em um sinal de pelo menos -63 ou -65, pois como tenho a provedora a pouco tempo so estou usando nanobeam em meus clientes. sei que a setorial ela tem angulo de abertura de 2 graus para baixo, entao fica minha duvida, alguem ja passou por situação semelhante, de colocar cliente, com altura acima da torre???
    Obrigado a quem puder ajudar

  2. #2

    Padrão Re: cliente 10 metros mais alto em relação a torre

    Se é setorial Ubiquiti, a 120° de 16dBi tem 8° de abertura, é o dobro da abertura vertical da de 19dBi.

    Como a 19dBi tem downtilt de 2°, numa abertura total de 4°, significa que ela não emite nem 1m acima da sua linha de altitude. O problema dela é esse, ângulo restrito demais. As de 16 e 17dBi pelo menos tem 8° de abertura, é bem mais tranquilo, se colocar ela reta terá 6º pra baixo da linha do horizonte, e 2º pra cima, mas as de 19 e 20dBi tem só 4° pra baixo da linha do horizonte.


    Se puder inclinar ela 0,5° pra cima faz o mesmo efeito que a CPE maior no cliente. Em 1,8km cada grau tem 31m (Multiplica o dobro da distância por PI, e divide por 360°), meio grau é 15m. Se conseguir ergue só 0,3° pra dar 10m, também serve.

    Como está usando não um lóbulo secundário, mas sim uma área de baixo ganho do lóbulo primário, realmente se botar uma CPE com 6dBi a mais de ganho, deverá ter um sinal 6dBm maior. Se botar CPE com 10dBi a mais de ganho, seria 10dBm a mais de sinal. Com lóbulo secundário nem sempre a conta bate porque muda o tipo de antena, mas com a lateral do lóbulo principal geralmente é tranquilo, ela costuma ser estável até quando chove.

    E se tiver tempo, teste canais distantes, tipo suba pra 5835MHz, ou desça pra 5725MHz, porque o VSWR das antenas muda conforme a frequência, talvez ache um ponto com -70dBm, que já é suficiente pra um MCS12 da vida (40Mbps de throughput agregado em 20MHz, não é ruim).

    E se tiver setorial de 16 ou 17dBi em outro local (Sem cliente mais alto), pode trocar elas de posição, os demais clientes não seriam afetados, mas quem está acima da linha do horizonte (Da torre) teria sinal uns 8 ou 9dBm mais alto.

  3. #3

    Padrão Re: cliente 10 metros mais alto em relação a torre

    Mas neste caso que o cliente está a 1.800 metros da torre creio que estes 10 metros de desnível não seria o culpado.
    Teria que conferir o alinhamento. Se o painel na torre está inclinado, como o Rubem citou, pode acontecer do sinal chegar com menos intensidade, pois o "centro" do lóbulo estaria apontando para uma distancia menor do que 1.800 metros. Neste caso poderia estar "excessivamente inclinado".
    Colocar um rádio com ganho de antena maior vai ajudar pois consegue dar um "ganho" um pouco maior na recepção. Mas se for possível inclinar menos o painel na torre pode ser que também vá ajudar na mesma proporção.

    Desnível por desnível de 10m em 1.800 metros não representa nada. E inclinar para baixo o apontamento no cliente também não vai resolver.

    Nesta distância para ter este sinal ou o painel na torre está muito inclinado para atender só os bem pertinho ou então tem visada com obstrução.

  4. #4

    Padrão Re: cliente 10 metros mais alto em relação a torre

    vou verificar o alinhamento na setorial, visada tem 100%, obrigado por tirar as duvidas