+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    Boa noite pessoal,

    Preciso da ajuda de vocês, pelo que eu percebi, lendo em vários tópicos, talvez vcs possam me ajudar!

    Estou mudando para uma casa que não possui instalação de telefone e um técnico me falou que usaria um cabo paralelo de 2,5m e que teria que passar o cabeamento num eletroduto. Como não entendo nada e a casa fica a quase 100m do poste da rua e é uma área problemática, gostaria de saber se eu posso realmente usar um fio de eletricidade como o de telefone e se esse seria o melhor fio para ser usado? é necessário passar o eletroduto ou posso usar conduíte?

    Obrigada

  2. #2

    Padrão Re: Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    Fio de eletricidade como cabo telefônico???? Nunca!

    Eu utilizaria cabo telefônico blindado tipo CCE APL se for enterrado no chão. Se for aéreo utiliza o FE80. Mas precisa de uns 2 postes aí em 100 metros pra sustentar. (É 100 metros mesmo? É a distância de uma quadra inteira!!)
    Não permita a passagem junto com fios de energia elétrica... É gambiarra!!

    Se o técnico insistir contrate outro!

  3. #3

    Padrão Re: Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    Citação Postado originalmente por iaragp Ver Post
    Boa noite pessoal,

    Preciso da ajuda de vocês, pelo que eu percebi, lendo em vários tópicos, talvez vcs possam me ajudar!

    Estou mudando para uma casa que não possui instalação de telefone e um técnico me falou que usaria um cabo paralelo de 2,5m e que teria que passar o cabeamento num eletroduto. Como não entendo nada e a casa fica a quase 100m do poste da rua e é uma área problemática, gostaria de saber se eu posso realmente usar um fio de eletricidade como o de telefone e se esse seria o melhor fio para ser usado? é necessário passar o eletroduto ou posso usar conduíte?

    Obrigada
    Vc pode usar o cabo que a Vivo usa em seus vdsl tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...no-feb-d65-_JM , por ser trançado sofre menos interferência e tem atenuação menor que o FE comum que a Oi usa, mas não aceite que o técnico passe junto com cabos elétricos.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Vc pode usar o cabo que a Vivo usa em seus vdsl tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...no-feb-d65-_JM , por ser trançado sofre menos interferência e tem atenuação menor que o FE comum que a Oi usa, mas não aceite que o técnico passe junto com cabos elétricos.
    Amigo @TheGodfather. Tem muita diferença desse FEB D65 para o FE 80??? Digo em termos de qualidade. Que ele não é metálico (aço) como o FE80...

  5. #5

    Padrão Re: Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    Obrigada pelas respostas @TheGodfather e @sphreak, foi de grande ajuda.
    Todo o cabeamento será enterrado e tem realmente quase 100 metros. rs
    Esses cabos FE80 ou FE65 podem ser usados de forma subterrânea, dentro de eletroduto

  6. #6

    Padrão Re: Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    Melhor custo benefício é o FE... Se for dentro do forró ou Lage com tubulação use o FI

    Enviado via Lenovo A6020l36 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iaragp Ver Post
    Obrigada pelas respostas @TheGodfather e @sphreak, foi de grande ajuda.
    Todo o cabeamento será enterrado e tem realmente quase 100 metros. rs
    Esses cabos FE80 ou FE65 podem ser usados de forma subterrânea, dentro de eletroduto
    Se não é aéreo só recomendo o blindado devido a possibilidade de umidade. FE80 enterrado nem pensar

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    Esses fios FE 80 que compramos em lojas são ruins demais e conforme a região precisa ser substituído a cada dois anos ou até menos. Se for lote urbano é de inteira responsabilidade da Oi instalar o fio pelo menos até o limite do imóvel; sendo rural o máximo que a Oi pode fazer é deixar o par pronto até o poste do medidor de energia mais uns dois metros de sobra.
    Vamos aos custos, fio FE 80 deve ser uns R$ 0,50 o metro, FE 160 uns R$ 4,00 que daria para comprar um cabo blindado com dois pares e uso externo; mas o fio FE 80 acha em qualquer esquina.
    Dentro do imóvel, evite passar na tubulação junto com a rede elétrica mas infelizmente projetistas acham que só precisa de uma tomada e um interruptor para cada ambiente. minha casa tem dois por ambiente e 5 na cozinha e às vezes falta.

  9. #9

    Padrão Re: Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo @TheGodfather. Tem muita diferença desse FEB D65 para o FE 80??? Digo em termos de qualidade. Que ele não é metálico (aço) como o FE80...
    Cara, em relação ao FEB os benefícios que vejo frente aos FE são:

    Capa externa bem parruda, cabos internos com capa resistente também, acho mais resistentes que as capas de cabo LAN, e o trançado do cabo feb o torna menos sucetível a interferências e liga utilizada no cabo é melhor que o FE. Quem está indicando o FE, acho que só está indicando pq acho que não conhece o feb, ainda mais pra colocar por debaixo da terra...kkkkk Vai ficar ó...uma bosta. Compra o feb e acabou. Se for colocar subterrâneo coloque dentro de uma tubulação apropriada. Se ajudei, clica na estrelinha

  10. #10

    Padrão Re: Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo @TheGodfather. Tem muita diferença desse FEB D65 para o FE 80??? Digo em termos de qualidade. Que ele não é metálico (aço) como o FE80...
    Cara, é muuito melhor que o FE, até comentei um tempo atrás aqui no fórum. Quando eu tinha umas adsl da oi e o DG ficava a uns 3,5km...Saia os cabos FE do poste pra meus modens, chegava 4 em uma linha, 5 na outra, 6 na outra...Não era nem um lixo, era um xorume. Quando eu troquei pelo feb consegui 8M em cada linha e não caiu mais. Depois chegou a GVT e ADEUS oi. E sem contar que é muito barato. Eu sempre uso em minha rede cabeada para passar a energia DC por eles. A rede está muito estável.

  11. #11
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    A melhor opção seria o que o nosso amigo @sphreak falou, cabeamento blindado. Tive alguns problemas em conexões VDSL da VIVO, o quais foram resolvidos utilizando o cabeamento FEB D65 (fios de cobre eletrolítico, com isolação de PVC com capa polietileno), porém a melhor opção para a iara será o cabeamento blindado, evitando assim possíveis problemas futuros.

  12. #12

    Padrão Re: Qual cabo utilizar na instalação interna do telefone e internet da Oi

    Gostaria de complementar o fórum com uma curiosidade sobre o cobre eletrolítico do qual o @MDdantas falou.

    Em 1874, foi descoberta a mina Caraíba, no sertão
    da Bahia. Somente após 70 anos é que foram iniciados os
    trabalhos de prospecção. Em 1969, 25 anos mais tarde, o
    empresariado brasileiro, sob a liderança do Grupo Pignatari,
    estabeleceu uma planta de metalurgia em Dias D'Ávila,
    Bahia, para a produção de cobre eletrolítico. No início da
    década de 80, a Caraíba começou a produzir cobre
    eletrolítico e, no final da década, em 1988, ocorreu o
    desmembramento entre a mina e a planta de metalurgia, com
    a privatização desta última, que adotou o nome de Caraíba
    Metais.

    I. O CICLO INDUSTRIAL DO COBRE:

    As minas de cobre são classificadas de acordo com
    o sistema de exploração: Minas à Céu Aberto são aquelas
    cujo mineral se encontra próximo da superfície e Minas
    Subterrâneas, aquelas em que o mineral se encontra em
    profundidade, necessitando de explosivos para sua extração.

    Da mina sai o minério contendo de 1% a 2% de
    cobre. Depois de extraído, britado e moído, o minério passa
    por células de flotação que separam a sua parte rica em
    cobre do material inerte e converte-se num concentrado,
    cujo teor médio de cobre é de 30%. Este concentrado é
    fundido em um forno onde ocorre a oxidação do ferro e do
    enxofre, chegando-se a um produto intermediário chamado
    matte, com 60% de cobre. O matte líquido passa por um
    conversor e, através de um processo de oxidação ( insufla
    oxigênio para a purificação do metal ), é transformado em
    cobre blister, com 98,5% de cobre, que contém ainda
    impurezas como resíduos de enxofre, ferro e metais
    preciosos. O cobre blister, ainda no estado líquido, passa por
    processo de refino e, ao seu final, é moldado, chegando ao
    ânodo com 99,5% de cobre.

    Após resfriados, os ânodos são colocados em
    células de eletrólise. São então intercalados por finas chapas
    de cobre eletrolítico, denominadas chapas de partida.
    Aplicando-se uma corrente elétrica, o cobre se separa do
    ânodo e viaja através do eletrólito até depositar-se nas placas
    iniciadoras, constituindo-se o cátodo de cobre, com pureza
    superior a 99,99%.
    Este cátodo é moldado em suas diferentes formas
    comerciais para, posteriormente, ser processado e
    transformado em fios, barras e perfis, chapas, tiras, tubos e
    outras aplicações da indústria.
    https://under-linux.org/image/png;ba...AAAElFTkSuQmCC

    Trecho do trabalho de:
    César Luiz Canata Júnior, UFPR
    Cobre e suas Ligas

    VII . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    Site da Internet:
    [1] Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre –
    www.procobrebrasil.org

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iaragp Ver Post
    Boa noite pessoal,

    Preciso da ajuda de vocês, pelo que eu percebi, lendo em vários tópicos, talvez vcs possam me ajudar!

    Estou mudando para uma casa que não possui instalação de telefone e um técnico me falou que usaria um cabo paralelo de 2,5m e que teria que passar o cabeamento num eletroduto. Como não entendo nada e a casa fica a quase 100m do poste da rua e é uma área problemática, gostaria de saber se eu posso realmente usar um fio de eletricidade como o de telefone e se esse seria o melhor fio para ser usado? é necessário passar o eletroduto ou posso usar conduíte?

    Obrigada
    Nunca passe qualquer tipo de fiação , nem rede nem telefone pelo eletroduto. Para telefone se usa "Par Trançado" que compra em qualquer loja.