+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Boa noite,

    Então, preciso de uma master ajuda de vc's, recentemente em um dos bairros onde atua a via radio onde trabalho teve um problema serio, o CCQ de todos, e quando digo todos são cerca e 40 clientes que estão divididos em 4 AP com frequências e SSID's diferentes, está muito baixo, faz cerca de 1 mês que não conseguimos estabilizar o CCQ, trocamos frequencias, trocamos os AP's e nada, nada faz mudar esse problema e esta isolado em apenas um bairro, outros canto da cidade esta perfeito.

    Minha pergunta é : Será possível que estamos recebendo algum tipo de "ataque" pois é estranho o problema começou apos um concorrente ligar uma repetidora. porem igual ja falei, tentamos todas as frenquencias 5.8Ghz e nada... Ou qual testes os Sr's podem indicar...

    OBS: Quando trabalhos em 10Mhz e não 20/40 o problema não aparece, porem não podemos mudar os 40 clientes para UBNT pois varios estão com CPE's Intelbras...

    Desde ja agradeço a atenção. Abraço a todos.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonyluiz Ver Post
    Boa noite,

    Então, preciso de uma master ajuda de vc's, recentemente em um dos bairros onde atua a via radio onde trabalho teve um problema serio, o CCQ de todos, e quando digo todos são cerca e 40 clientes que estão divididos em 4 AP com frequências e SSID's diferentes, está muito baixo, faz cerca de 1 mês que não conseguimos estabilizar o CCQ, trocamos frequencias, trocamos os AP's e nada, nada faz mudar esse problema e esta isolado em apenas um bairro, outros canto da cidade esta perfeito.

    Minha pergunta é : Será possível que estamos recebendo algum tipo de "ataque" pois é estranho o problema começou apos um concorrente ligar uma repetidora. porem igual ja falei, tentamos todas as frenquencias 5.8Ghz e nada... Ou qual testes os Sr's podem indicar...

    OBS: Quando trabalhos em 10Mhz e não 20/40 o problema não aparece, porem não podemos mudar os 40 clientes para UBNT pois varios estão com CPE's Intelbras...

    Desde ja agradeço a atenção. Abraço a todos.
    CCQ não tem a ver com ataque e sim com a qualidade geral do enlace. Relacionado intimamente com poluição de RF. O primeiro passo aí é fazer um Airview amplo em todo esse setor. Deixar rodando pelo menos 30 min.
    Tente postar prints dos clientes mais afetados aqui para uma melhor analise.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Amigo, Eu tive um problema parecido aqui na minha empresa, um dos meus pontos estavam com todos os clientes com CCQ horrível...

    Troquei CPE, canal, modulação e nada...

    O problema só acabou quando coloquei radome shield na AP e em alguns clientes...

    obs.: Nós causamos interferências em nós mesmos, e muita.... Não tem como fugir...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonyluiz Ver Post
    Boa noite,

    Então, preciso de uma master ajuda de vc's, recentemente em um dos bairros onde atua a via radio onde trabalho teve um problema serio, o CCQ de todos, e quando digo todos são cerca e 40 clientes que estão divididos em 4 AP com frequências e SSID's diferentes, está muito baixo, faz cerca de 1 mês que não conseguimos estabilizar o CCQ, trocamos frequencias, trocamos os AP's e nada, nada faz mudar esse problema e esta isolado em apenas um bairro, outros canto da cidade esta perfeito.

    Minha pergunta é : Será possível que estamos recebendo algum tipo de "ataque" pois é estranho o problema começou apos um concorrente ligar uma repetidora. porem igual ja falei, tentamos todas as frenquencias 5.8Ghz e nada... Ou qual testes os Sr's podem indicar...

    OBS: Quando trabalhos em 10Mhz e não 20/40 o problema não aparece, porem não podemos mudar os 40 clientes para UBNT pois varios estão com CPE's Intelbras...

    Desde ja agradeço a atenção. Abraço a todos.
    Boa tarde jhonyluiz.

    Gostaríamos de entrar em contato via telefone com você para que possamos lhe orientar em como resolver esta situação, por favor, nos informe os seus números de contato pra que a nossa equipe possa te ligar.

    Att,
    Equipe Intelbras

  5. #5

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Citação Postado originalmente por jhonyluiz Ver Post
    Boa noite,

    Então, preciso de uma master ajuda de vc's, recentemente em um dos bairros onde atua a via radio onde trabalho teve um problema serio, o CCQ de todos, e quando digo todos são cerca e 40 clientes que estão divididos em 4 AP com frequências e SSID's diferentes, está muito baixo, faz cerca de 1 mês que não conseguimos estabilizar o CCQ, trocamos frequencias, trocamos os AP's e nada, nada faz mudar esse problema e esta isolado em apenas um bairro, outros canto da cidade esta perfeito.

    Minha pergunta é : Será possível que estamos recebendo algum tipo de "ataque" pois é estranho o problema começou apos um concorrente ligar uma repetidora. porem igual ja falei, tentamos todas as frenquencias 5.8Ghz e nada... Ou qual testes os Sr's podem indicar...

    OBS: Quando trabalhos em 10Mhz e não 20/40 o problema não aparece, porem não podemos mudar os 40 clientes para UBNT pois varios estão com CPE's Intelbras...

    Desde ja agradeço a atenção. Abraço a todos.

    1º Quais rádios vc está utilizando como AP? Quais as distâncias entre eles, quais os canais que cada um está setado, qual a potência deles, qual os níveis de sinal dos clientes, (poste os prints).

    2º Se estiver utilizando CPE ubnt ou Intelbras como AP já não está correto, pois, não foram desenvolvidos para essa função, não têm isolamento contra interferências nem processamento decente pra administrar muitos usuários.

    3º Se vc usar um AP mikrotik deveria conectar apenas clientes mikrotik nele, se usa ubnt ou intelbras, idem. Pois poderá utilizar os protocolos proprietários de cada fabricante, não faz sentido trabalhar misturando fabricantes. Se possível substitua os rádios dos clientes ou coloque mais rádios dos respectivos fabricantes que vc tiver nos clientes na torre (claro que devidamente BEM instalados, observadas as distâncias entre cada um, potência, canal, isolamento, etc etc.

  6. #6
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Qual MCS está usando? Se for alto e cliente estiver com sinal ruim, ccq já era msm


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  7. #7

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Esta com problemas de interferência e quando maior a banda utilizada pior a situação. Se quiser se proteger diminua a largura de banda para 10MHz.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Esta com problemas de interferência e quando maior a banda utilizada pior a situação. Se quiser se proteger diminua a largura de banda para 10MHz.

    Eu também acho, pois pelo relato a coisa estava andando bem até a repetidora do concorrente entrar no ar.

    E outro detalhe, todos os APs da torre estão sofrendo do mesmo problema. Então me parece que antena com shield pode não resolver pois vai ter pelo menos uma delas que vai estar de frente para a torre suspeita.

    Só para tirar uma dúvida: tem como descobrir se a torre do concorrente já está atendo clientes dele? Pois pode acontecer de nesta torre ainda não ter clientes mas ter alguma coisa para ferrar o espectro na região...

    Caso não tenha suspeita desta torre, experimenta ir desligando um dos teus APs de cada vez. Pois se a interferência vier da tua torre pode ser que desligando de repente a interferência pare. Daí você já identifica qual equipamento poderá estar causando isso.

  9. #9

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Com certeza o ambiente está com interferência, por mais que vc manobre canais sempre terá um.adjacente do concorrente sobre o seu, ideal era poder usar compliance test/ lisenced para usar canais que não teriam sobreposição...

    Enviado via Lenovo A6020l36 usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Autor decerto resolveu. 2 dias sem post, sem prints sem novas informações. ....

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Citação Postado originalmente por Tiago1991 Ver Post
    testa um complieance
    Ativar o CT com qual finalidade? Usar frequência criminosa ou estourar o processamento? Esclareça com detalhes

  12. #12

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    ccq e problema com interferencia, simplesmente a concorrencia pode apontar um radio AC sem vc saber, compilance e uma frequencia 6.0, nao estoura o processamento, ou entao coloca um radio blindado

  13. #13

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Citação Postado originalmente por Tiago1991 Ver Post
    ccq e problema com interferencia, simplesmente a concorrencia pode apontar um radio AC sem vc saber, compilance e uma frequencia 6.0, nao estoura o processamento, ou entao coloca um radio blindado
    Mais um piadista aki.. Frequencia 6.0???????? Radio AC tem a ver com????
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nothing_to_do_on_earth.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	17,9 KB
ID:      	66243

  14. #14

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    Nothing to do here....kkkkkkkkkkkkk

  15. #15

    Padrão Re: Rede Via Radio com CCQ muito baixo.

    bom dia amigos!!
    estou com um problema parecido na minha rede!!
    tenho dois aps' ubnt'' na minha torre em um deles o cliente fica com o ccq em torno de 93-95% mas quando conecto no outro ap q eh um nano de 16dbi o ccq cai p abaixo de 85%!!!
    já atualizei os rádios dos clientes p v6.0 inclusive do ap e o problema ainda continua...
    tbm já tentei a troca de canal e nada!! sera possível o problema ser no equipamento???