+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Qual a diferença no dedicado do radio e da fibra?

    Uma grande empresa da região tem na minha pequena cidade (8 mil abitantes) o plano via radio de 3M por R$ 79,00, agora ela está colocando fibra de 20M por R$ 89,00.

    Gostaria de saber se o preço do dedicado para a empresa de fibra sai mais barato do que a de rádio, para poder ofertar essa velocidade por esse preço.

    Att Márcio

  2. #2

    Padrão Re: Qual a diferença no dedicado do radio e da fibra?

    Na fibra é mais caro visto que não sofre interferências e outras interpores do tempo o que no radio é comum e sem falar nas latências na fibra chega a ser abaixo de 0ms kkkkk já no radio é muito instável sem contar a limitação de pacotes entre outros.

  3. #3

    Padrão Re: Qual a diferença no dedicado do radio e da fibra?

    vejo pelo comentario, que vc esta preocupado com a banda vendida por fibra ne, pois vamos la, pense em um mercadinho de bairro, normalmente quando vc vai comprar um leite por exemplo note que la e 3,00 a caixa do mesmo, quando vc vai em um super mercado, o mesmo leite ta 2,19, sabe porque, pois o super mercado compra muito leite e vende, mesma coisa com provedora meu amigo, quanto mais link vc compra mais barato fica o preço do MB, blz

  4. #4

    Padrão Re: Qual a diferença no dedicado do radio e da fibra?

    Eu vejo a coisa do seguinte modo: Dedicado é dedicado sempre. Não pode ter limitação de pacotes, conexões etc etc.

    Se a empresa entrega por rádio ou por fibra é só um detalhe, pois quando uma empresa se apresenta para vender um link dedicado ela precisa ter certeza que o padrão de qualidade vai ser atendido de qualquer forma.
    Por exemplo, alguns anos atrás eu comprava dedicado da OI. Me entregavam em par trançado e funcionava. Tudo que chega na cidade até hoje é ainda por rádio. Mesmo que eles colocassem uma fibra para me entregar o dedicado, seria só da central deles até o local de entrega. Mas a chegada ainda seria via rádio... mas não é estes "radinhos" que a gente utiliza, tipo Mikrotik ou assemelhados. São rádios altamente preparados para isso.

    Então quando se fala em comprar um dedicado via rádio, há que ver o potencial da empresa vendedora para saber se haverá realmente capacidade técnica para tal.

    Agora se a sua preocupação é saber porque o provedor está vendendo assinatura compartilhada de 20Mega por 89,00, vai se acostumando. Eles devem comprar link em grande quantidade . O preço do dedicado, seja entregue por rádio ou fibra está caindo para quem compra em grandes quantidades. É o exemplo do leite no mercadinho e no supermercado que foi comentado.
    Quem compra em grandes quantidades tem como fazer preço.
    E se o valor de 3Mega por 79,00 e 20Mega por 89,00 é da mesma empresa, eu imagino que é para forçar todo mundo a migrar para a fibra. Deve ser política da empresa que não deve mais ter interesse em manter o rádio. O custo de implantação da fibra é alto mas a manutenção é baixa. Já o rádio tem custo mais baixo de implantação mas a manutenção é mais alta. E este detalhe da manutenção pesa bastante no resultado financeiro da empresa.