+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida, ajuda, rede, fibra, iniciante.

    Ola galera, tenho umas dúvidas de iniciante e é claro que para muitos que já são profissionais talvez as minhas dúvidas sejam motivos de risadas. porém veio humildemente perguntar sem medo de ser taxado.
    Gostaria de saber se alguém sabe ou tem algum material que ensine projetar uma rede gpon, como dividir caixas, calculo de sinais e tudo que envolve este meio, pois moro longe dos grandes centros e não tenho como me ausentar para fazer cursos do tipo. qualquer coisa que ensine trabalhar com gpon+onu rede passiva já vai me ajudar. desde de já agradeço todos que se dispor a ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida, ajuda, rede, fibra, iniciante.

    seria altamente desejável um empenho em fazer um curso presencial... Só a distância não é a mesma coisa.
    Quando se faz um provedor via rádio dá para ir "moldando" de acordo com a necessidade, com os resultados que se espera. Caso não deu certo muda para outro rádio, outra marca de antena etc etc. E nenhum investimento será perdido. Sempre haverá onde utilizar algo que preferiu trocar numa torre.

    Mas com fibra não é assim. O sistema não perdoa. Errou no início vai ter um 'prejú' enorme.
    Precisa calcular até a capacidade de cada ramal que vai instalar. Pois cada ramal tem sua capacidade limitada. Então precisa ver todos os detalhes do local, número de residências a serem atendidas, para então projetar o modelo certo para o local. Fibra não é como rádio. Se não chegar no último da rede com o sinal dentro do padrão ele não conecta. Por isso o cálculo de todas as perdas a cada derivação precisam ser conhecidas anteriormente.

    Um material como você quer pode ajudar para você sentir o que virá pela frente. Mas nada vai substituir você ir lá e ver na prática como funciona. Até para fazer as fusões, não basta comprar a máquina. Tem que ver fazer e praticar bastante até se sentir seguro.

    Cabear com fibra é diferente de cabear com UTP. Este já está no nosso dia/dia. E qualquer um aprende em meia hora a fazer um conector utp. Se errou é baratinho para substituir.
    Fibra não tolera nenhum deslize. Por isso o incentivo de sair para aprender bem e do modo correto. Visitar outros provedores que já utilizam. Ver resultados, etc etc... É muito dinheiro para arriscar no escuro.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida, ajuda, rede, fibra, iniciante.

    Eu pelo menos optei por estudar muita teoria de fibra, depois quando me sentir seguro fazer um treinamento presencial, já que os custo são alto.