Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Serveru x ccr

    Pessoal , estou prestes a efetuar uma compra , aí agora estou na dúvida , se utilizo um serveru l800 + extensão de 4sfp+ de fibra + routeros x86 , ou se utilizo uma ccr 1072 , pretendo fechar um bgp com unica operadora , e pppoe nessa mesma caixa , pra trafego de 2g , podendo atingir até esse ano 5g . Não quero abrir mão do routeros , pois não quero ficar dependendo de ninguém e com ele , eu me viro...

    Olhem na imagem os valores das duas caixas e deixem suas opiniões. Obrigado.




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SERVERU L800 X CCR 1072.png
Visualizações:	622
Tamanho: 	371,5 KB
ID:      	66303

  2. #2

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Pra esse tráfego não seria bacana estudar um Juniper ou Cisco?


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  3. #3

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Bruno é como eu disse , não quero ficar refém de ninguém .

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Pessoal , estou prestes a efetuar uma compra , aí agora estou na dúvida , se utilizo um serveru l800 + extensão de 4sfp+ de fibra + routeros x86 , ou se utilizo uma ccr 1072 , pretendo fechar um bgp com unica operadora , e pppoe nessa mesma caixa , pra trafego de 2g , podendo atingir até esse ano 5g . Não quero abrir mão do routeros , pois não quero ficar dependendo de ninguém e com ele , eu me viro...

    Olhem na imagem os valores das duas caixas e deixem suas opiniões. Obrigado.




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SERVERU L800 X CCR 1072.png
Visualizações:	622
Tamanho: 	371,5 KB
ID:      	66303

    já que quer usar mikrotik vai de 1072

  5. #5

    Padrão Re: Serveru x ccr

    RouterOS em ServerU L800? Estranho, toda informação que vi foi de que apenas o L100 suportava esse sistema...

    Além disso, o ServerU L800 somente vai alcançar sua capacidade máxima, de 13Gbps agregados, se for feito uso de netmap, que o RouterOS não suporta e provavelmente jamais suportará. Então, se você quer continuar no sistema da MikroTik, mesmo que ele suportasse o L800, ServerU vai ficar muito no limite para atender essa sua demanda futura de 5Gbps (sem netmap, a capacidade máxima é 5.6Gbps com placa de expansão de 2x10GbE).

    Já sobre CCR, não sei se precisaria logo de uma 1072. Tem case do Lacier Dias passando 15Gbps, quase 2 milhões de pacotes por segundo, em uma CCR1036 fazendo BGP com 3 full routings + IX: https://www.facebook.com/lacierdias/...4614417975178/
    Última edição por TsouzaR; 27-02-2017 às 19:30. Razão: Correção de capacidade do L-800 e suporte do RouterOS

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    RouterOS em ServerU L800? Estranho, toda informação que vi foi de que apenas o L100 suportava esse sistema...

    Além disso, o ServerU L800 somente vai alcançar sua capacidade máxima, de 5.6Gbps, se for feito uso de netmap, que o RouterOS não suporta e provavelmente jamais suportará. Então, se você quer continuar no sistema da MikroTik, ServerU não vai atender essa sua demanda futura de 5Gbps.

    Já sobre CCR, não sei se precisaria logo de uma 1072. Tem case do Lacier Dias passando 15Gbps, quase 2 milhões de pacotes por segundo, em uma CCR1036 fazendo BGP com 3 full routings + IX: https://www.facebook.com/lacierdias/...4614417975178/
    CCR vai bem pra estes tráfegos o problema é que o povo pega uma 1036 coloca 2 mil pppoe mais 3 bgp e quer que aguente

    serviço de router de borda é em caixa separada

  7. #7

    Padrão Re: Serveru x ccr

    a 1036 tem sfp+ ?

    Enviado via SM-G610M usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    a 1036 tem sfp+ ?

    Enviado via SM-G610M usando UnderLinux App

    Sim, o modelo CCR1036-8G-2S+ (ou CCR1036-8G-2S+EM, que é igual, exceto por ter absurdos 16GB de RAM) vem com 2 portas SFP+.

  9. #9

  10. #10

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Eu iria de server U + FreeBSD e conhecer o OpenBgpd muito mais estável que mikrotik

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Eu iria de serveru ou servidor dell com vyos ou openbpg pois ja tive muitos problemas com mk para bgp e isso de subir rota default e dps subir o resto na cola faz um curso sobre bgp com vyos e melhor

  12. #12

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Eu iria de serveru ou servidor dell com vyos ou openbpg pois ja tive muitos problemas com mk para bgp e isso de subir rota default e dps subir o resto na cola faz um curso sobre bgp com vyos e melhor

  13. #13

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Pessoal , estou prestes a efetuar uma compra , aí agora estou na dúvida , se utilizo um serveru l800 + extensão de 4sfp+ de fibra + routeros x86 , ou se utilizo uma ccr 1072 , pretendo fechar um bgp com unica operadora , e pppoe nessa mesma caixa , pra trafego de 2g , podendo atingir até esse ano 5g . Não quero abrir mão do routeros , pois não quero ficar dependendo de ninguém e com ele , eu me viro...

    Olhem na imagem os valores das duas caixas e deixem suas opiniões. Obrigado.




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SERVERU L800 X CCR 1072.png
Visualizações:	622
Tamanho: 	371,5 KB
ID:      	66303
    Bom dia!

    Nao é possivel instalar RouterOS na caixa L800, pois o sistema da Mikrotik nao tem os drivers da placa de rede do ServerU, apenas L100 e L200 sao compativeis e essas já sairam de linha!
    ServerU é muito confiável, não importa o sistema que voce instale nele conseguirá os 5gb facil! RouterOS tem os problemas que já conhecemos para a aplicação na borda, mas para uma operadora com rota default e sem ptt a CCR1036-8G-2S+EM deve fazer os 2gb de BGP, sem pppoe

    Mas, gostaria de fazer algumas ressalvas.... Use uma caixa para BGP e outra para PPPoE, nao misture os serviços. Sei que voce "se vira" no RouterOS, mas tente aprender um pouco sobre outros sistemas para soft-routers como VyOS, OpenBGPD, Quagga, GoBGP e Bird, todos eles rodam no ServerU e tem uma estabilidade incrivel!

    Resumindo, eu iria de ServerU!

    Um grande abraço!!

  14. #14

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Das alternativas citadas acima , qual encontro com mais facilidade material pra que eu possa fechar sozinho minha sessao bgp ?

    Enviado via SM-G610M usando UnderLinux App

  15. #15

    Padrão Re: Serveru x ccr

    vyos tem curso na internet, material na internet

  16. #16

  17. #17

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Das alternativas citadas acima , qual encontro com mais facilidade material pra que eu possa fechar sozinho minha sessao bgp ?

    Enviado via SM-G610M usando UnderLinux App

    Quagga tem a mesma sintaxe de comando de Cisco, logo tem muita documentação na internet. VyOS tem a mesma sintaxe de Juniper, tem um pouco menos de documentação.

    De qualquer forma, um bom curso é bem vindo!

    Voce terá PTT nesse cenário ou realmente só um peer??

  18. #18

  19. #19

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Não é recomendado utilizar PPPoE + BGP no mesmo roteador.

    Se você pretende ter um bom desempenho e não ficar perdendo o sono (ainda mais com previsão de 5Gbps) separe os serviços.

    -01 Roteador para BGP
    -01 Roteador para PPPoE

    É mais viável você colocar 02 CCR1036 dividindo os serviços, do que 01 CCR1072 concentrando os dois serviços.

  20. #20

    Padrão Re: Serveru x ccr

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Não é recomendado utilizar PPPoE + BGP no mesmo roteador.

    Se você pretende ter um bom desempenho e não ficar perdendo o sono (ainda mais com previsão de 5Gbps) separe os serviços.

    -01 Roteador para BGP
    -01 Roteador para PPPoE

    É mais viável você colocar 02 CCR1036 dividindo os serviços, do que 01 CCR1072 concentrando os dois serviços.
    Justamente o que eu pensei.

    Enviado via SM-G610M usando UnderLinux App