+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão pppoe caindo...

    OLA PESSOAL , eu ia instalar 2 clientes um perto do outro, ai resolvi colocar um nano m5 como ponte e uma switch intelbras e jogar os cabo para cada casa, os roteadores q eu ia usar era o da oiw .....
    montei tudo ,.... o nano conectou blz.... coloquei pppoe em cada cliente .... discaram blz..

    mais ai começou o bode.... quando um cliente funciona , o outro para .e fica assim vice e versa...
    pinga blz 3ms 2ms 4ms , ai comeca a da perca de pacote...
    so funciona 1 de cada , os pppoe fica se derrubando, olhei no servidor q quando um ta ativo , o outro n ta....
    obs: os roteadores tem o msm mac... o radio n está em wds , o ap é mikrotik ( omnitik) n ta ativado wds dinamico.

    oq seria ?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por invistanet Ver Post
    obs: os roteadores tem o msm mac...
    Primeiro isso de os roteadores terem o mesmo MAC é impossível... a não ser que você esteja clonando o MAC um do outro.
    Depois verifique se o MAC de ambos na sua autenticação do MK não são um só! O do Nano! Se não dá loucura mesmo... Isso tem todo o jeito de conflito de IP/MAC. Ou faça de modo simples: Atualize o Nano para o último Airos, deixe ele como cliente roteador e faça traffic shaping dentro do Nano em direção a cada roteador OIW...

    Se ainda assim preferir que cada roteador permaneça discando PPOE, use o Nano em bridge com WDS ativo nas duas pontas.

  3. #3

    Padrão Re: pppoe caindo...

    to te falando moço kkkk os oiw tava com o msm mac ...auntentiando com ip diferentes ,mais o mesmo mac, mais ambos se derrubando.... eu deixei em cliente por enquanto, vou trocar o raadio.. obg

  4. #4

    Padrão Re: pppoe caindo...

    Citação Postado originalmente por invistanet Ver Post
    to te falando moço kkkk os oiw tava com o msm mac ...auntentiando com ip diferentes ,mais o mesmo mac, mais ambos se derrubando.... eu deixei em cliente por enquanto, vou trocar o raadio.. obg
    Eles estão com o mesmo MAC de um dos roteadores? Verificou se esse MAC não é do Nano? Pois é comum em alguns rádios Ubnt passar autenticação mas não repassar o MAC. Passa só o MAC ds Wan do radio.
    Digo isso porque, justamente se você não estiver usando clone MAC, é extremamente improvável que dois roteadores tenham o Eeprom gravado com um mesmo MAC de fábrica.

  5. #5

    Padrão Re: pppoe caindo...

    é como o @sphreak falou. É impossível que dois roteadores venham com o mesmo mac.

    E presta bem atenção nas sugestões do Sphreak que vai funcionar.

    E não sei se você poderia tentar uma terceira opção: colocar o Nano em AP+WDS. E ativar o WDS na torre que ele recebe o sinal. Assim este nano ficaria como uma repetidora. Lembrando que neste caso voce teria que usar o mesmo canal, mesmo SSID e mesma chave de criptografia que está na torre. Se não aceitar o wds automático daí tem que cadastrar o MAC de um lado no AP do outro lado e vice versa.
    E daí os roteadores nos clientes você configura como cliente roteado e configura o pppoe para discar no roteador. Deste modo o Nano vai se comportar como um AP numa torre e fica tudo igual pra você. E não precisa colocar Switch e cabo para levar até a casa do cliente. Como é pertinho creio que até a anteninha do oiw vai captar o sinal bem. Mas coloca os OIW lá em cima da casa deles para garantir sempre bom sinal.

  6. #6

    Padrão Re: pppoe caindo...

    Ja vi vários casos semelhantes, ou ativa WDS nos ubnts( vai repassar mac do roteador do cliente por traz do AP-CLIENTE) , ou permita mais de um login simultâneo no ppoe server ( One session per host desativado )

  7. #7

    Padrão Re: pppoe caindo...

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Ja vi vários casos semelhantes, ou ativa WDS nos ubnts( vai repassar mac do roteador do cliente por traz do AP-CLIENTE) , ou permita mais de um login simultâneo no ppoe server ( One session per host desativado )

    E neste caso o cliente vai ficar como roteado ou como cliente bridge?

  8. #8

    Padrão Re: pppoe caindo...

    pode até parecer bobeira, mas já aconteceu exatamente igual comigo vc está usando a fonte de energia original que veio com a antena? ou mesmo assim está muito longe a fonte da antena, pode até parecer bobeira mas meu problema foi exatamente com isso, estava usando fonte de uma sxt em uma powerbeam, um cliente navegava, o outro nao, ficava caindo, dava um pouco de navegacao, depois caia de novo... espero ter ajudado

  9. #9

    Padrão Re: pppoe caindo...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E neste caso o cliente vai ficar como roteado ou como cliente bridge?
    Ideal cada roteador de cliente, autenticar o seu pppoe, estando o wds ativo no AP e na Estacão, pode ter mais que um roteador autenticado mesmo ativo a opçao One session per hots.

  10. #10

    Padrão Re: pppoe caindo...

    Parece até brincadeira mas, por incrivel que pareça é provável sim que exista dois mac's no mundo rsrs, digo isso por experiência própria até babei no teclado do meu note. Ah!!! e ao amigo da dúvida estuda a (layer 2) pois ela está te mandando lembrança.

  11. #11

    Padrão Re: pppoe caindo...

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Ideal cada roteador de cliente, autenticar o seu pppoe, estando o wds ativo no AP e na Estacão, pode ter mais que um roteador autenticado mesmo ativo a opçao One session per hots.
    Sim, mas daí o que vai chegar no servidor é o mac do roteador do cliente e não o mac da cpe. A CPE para isso vai ter que estar em bridge e não roteada, confere?

  12. #12

    Padrão Re: pppoe caindo...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, mas daí o que vai chegar no servidor é o mac do roteador do cliente e não o mac da cpe. A CPE para isso vai ter que estar em bridge e não roteada, confere?
    Isso, em station bridge, e com WDS ativo(eram ubnt no caso q eu presencie), sem o wds ativo, so chegava o mac da cpe no concentrador PPOE. Ai com o WDS, chegou o mac de cada roteador por traz da CPE.

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: pppoe caindo...

    Gnt sem wds na CPE vai chegar o mac da CPE ativou o WDS vai repassar o mac de cada roteador

  14. #14

    Padrão Re: pppoe caindo...

    sim, com certeza...

    Mas eu penso que se vamos ficar ativando station bridge em cada cliente não vai bagunçar a rede?
    Quando comecei aqui no Under o pessoal criticava muito cliente em bridge. Era comum naquela época utilizarem as plaquinhas pci.

  15. #15

    Padrão Re: pppoe caindo...

    No caso de ter 1 cliente por cpe , nao tem problema, vai ter so 1 router e cada provedor escolhe como quer operar, mas no caso como da pergunta (OLA PESSOAL , eu ia instalar 2 clientes um perto do outro, ai resolvi colocar um nano m5 como ponte e uma switch intelbras...), ai se ele quiser manter ativo o one session per host, so vai logar os 2 clientes cada com o mac do seu roteador, se tiver em bridge e wds ativo.

  16. #16

    Padrão Re: pppoe caindo...

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    No caso de ter 1 cliente por cpe , nao tem problema, vai ter so 1 router e cada provedor escolhe como quer operar, mas no caso como da pergunta (OLA PESSOAL , eu ia instalar 2 clientes um perto do outro, ai resolvi colocar um nano m5 como ponte e uma switch intelbras...), ai se ele quiser manter ativo o one session per host, so vai logar os 2 clientes cada com o mac do seu roteador, se tiver em bridge e wds ativo.
    Neste caso eu acho mais prático configurar o rádio como outro AP+WDS e ativar o WDS no primeiro AP. Assim ele teria uma verdadeira repetidora do sinal do primeiro AP e não ficaria limitado aos dois clientes. Poderá aparecer mais um e daí é só conectar no AP. E continuaria mantendo os clientes roteados.

    Usamos por algum tempo AP+WDS mas com o crescimento vai ficando inviável. Mas seria uma solução mais limpa neste caso, eu acho.