+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda montagem de rede

    Ola pessoal, estou montando um mini provedor de rede. Estou com dúvidas a respeito na escolha dos equipamentos. Pelo o que eu andei lendo, o Rocket M5 é o mais utilizado, entretanto suporta um throughput de 150mb. já o Rocket AC, 500mb. O Ac seria o mais adequado. Mas estou em duvida, li que ele so serve em ponto a ponto... E que nao é compativel com a antena Am-5g20-90... Qual dos dois devo escolher? E no cliente, uso o nano m5 ou a litebeam?

    EDIT 1: Gostaria de saber, principalmente, se é compatível as antenas setoriais usadas no Rocket M5, com o Rocket AC. Já tive a resposta, no fórum oficial da Ubiquiti. Não tem nenhum problema, funciona perfeitamente.

    EDIT 2: Aqueles que dizem que eu não pesquisei... parem, e leiam o post. Pois pesquisei. Entretanto não achei esclarecedor alguns tópicos falando sobre isso. Coisas como: "cara procura no google" "5 minutos de pesquisa e acha isso" não são bem vindos. A tecnologia AC ainda é muito nova, e tem poucos grupos com esse conhecimento. Se nao Sabe, não fale nada aqui. A primeira coisa que fiz foi pesquisar no google, se não, não teria achado esse fórum.

    EDIT 3: O rocket Ac permite um maior volume de tráfego, possibilitando uma maior velocidade no cliente, por isso queria usar ele.
    Última edição por csmattos12; 03-03-2017 às 17:26.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda montagem de rede

    Então, já fiz essa pesquisa no google "como montar um provedor", mas não tem muitas informações sobre 5,8g e ubiquiti... mas o tópico que eu criei pede mais detalhes, sem querer ser grosseiro também, se tivesse lido veria que não é apenas "como montar um provedor", se inclusive, como disse na mensagem, pesquisei aqui e em outros fóruns sobre o assunto, mas nao foi esclarecedor. Se não quiser ajudar, apenas não responda, perder tempo pra ser grosseiro, me poupe.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda montagem de rede

    Citação Postado originalmente por csmattos12 Ver Post
    Ola pessoal, estou montando um mini provedor de rede. Estou com dúvidas a respeito na escolha dos equipamentos. Pelo o que eu andei lendo, o Rocket M5 é o mais utilizado, entretanto suporta um throughput de 150mb. já o Rocket AC, 500mb. O Ac seria o mais adequado. Mas estou em duvida, li que ele so serve em ponto a ponto... E que nao é compativel com a antena Am-5g20-90... Qual dos dois devo escolher? E no cliente, uso o nano m5 ou a litebeam?
    Tem ideia de quantos clientes e planos que pretende agregar?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda montagem de rede

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Tem ideia de quantos clientes e planos que pretende agregar?
    No máximo 30 clientes com planos de até 15 mb...

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    Você pretende iniciar já oferecendo planos nesse nível?
    Quanto os rádios qual a distância que os clientes ficaram?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    Citação Postado originalmente por Brendon Ver Post
    Você pretende iniciar já oferecendo planos nesse nível?
    Quanto os rádios qual a distância que os clientes ficaram?
    Sim, mas depende de qual ap usar. Se for o rocket, teria que colocar mais um... mas se for o AC, um já suportaria tudo. Aqui na região é muito deficiente as conexões, só é comercializado a Oi aqui, de até 5mb...

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    Não sei qual a sua topografia, mais usando 2 rocket vc conseguiria abranger mais locais pelo fato de usar 2 antenas. Se todos tiverem dentro do mesmo raio e não tenha clientes em outras direções usaria ac mesmo.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda montagem de rede

    Você vai contratar um link com mais de 150mega? Se vai daí então se preocupa com o througput do rádio.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=158200

    https://under-linux.org/showthread.php?t=133577

    https://under-linux.org/showthread.php?t=182847

    https://under-linux.org/showthread.php?t=176433

    Um minuto de pesquisa.... e tem muuuuito mais.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    Citação Postado originalmente por Brendon Ver Post
    Não sei qual a sua topografia, mais usando 2 rocket vc conseguiria abranger mais locais pelo fato de usar 2 antenas. Se todos tiverem dentro do mesmo raio e não tenha clientes em outras direções usaria ac mesmo.
    Entendi... seriam no mesmo raio

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Você vai contratar um link com mais de 150mega? Se vai daí então se preocupa com o througput do rádio.


    https://under-linux.org/showthread.php?t=158200

    https://under-linux.org/showthread.php?t=133577

    https://under-linux.org/showthread.php?t=182847

    https://under-linux.org/showthread.php?t=176433

    Um minuto de pesquisa.... e tem muuuuito mais.
    Sim, no caso 200 mb. Isso, estou preocupado com o througput do rádio, como disse na mensagem. Entendi amigo, mas a minha pergunta, é pra esclarecer a compatibilidade do AC com as antenas que se usa no rocket m5.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    Até onde entendi (posso estar errado) e pra saber qual usar pra receber link ou repassar prós clientes?

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    Citação Postado originalmente por Brendon Ver Post
    Até onde entendi (posso estar errado) e pra saber qual usar pra receber link ou repassar prós clientes?
    Os dois. No caso seu eu usar o AC, poderia usar o Nano m5 nos clientes? E as antenas? Poderia ser o mesmo modelo que usa no Rocket M5? Pelo que eu li no manual da Ubiquiti, eles são compatíveis, mas li em outros lugares que o desempenho não é o mesmo... uma antena setorial AC é de apenas 45•, e uma AM 90•... so a questão de saber qual usar e se é compatível

  13. #13

  14. #14

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por csmattos12 Ver Post
    Os dois. No caso seu eu usar o AC, poderia usar o Nano m5 nos clientes? E as antenas? Poderia ser o mesmo modelo que usa no Rocket M5? Pelo que eu li no manual da Ubiquiti, eles são compatíveis, mas li em outros lugares que o desempenho não é o mesmo... uma antena setorial AC é de apenas 45•, e uma AM 90•... so a questão de saber qual usar e se é compatível
    Essa menor abertura é para poder captar menor interferência mas já usei uma Rocket 5AC Lite com uma basestation de 5ghz com 90 graus e 20dbi e funcionou bem conectando com litebeam 5ac 23dbi. Agora se os clientes serão nano m5, usa um rocket m5. Nâo é mais barato?

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    se presisar de mais algo é só me contatar ...

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Essa menor abertura é para poder captar menor interferência mas já usei uma Rocket 5AC Lite com uma basestation de 5ghz com 90 graus e 20dbi e funcionou bem conectando com litebeam 5ac 23dbi. Agora se os clientes serão nano m5, usa um rocket m5. Nâo é mais barato?
    Isso, mas eu não consigo atingir um determinado espaço com essa de 45•, como a de 90•... no caso utilizaria a litebeam ac mesmo. A questão do ac é só pra aumentar a velocidade. Já comprei to esperando pra fazer os testes, posto aqui o resultado

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda montagem enlace

    Eu praticamente só uso PTP hoje em dia, essas Litebeam para tiro curto, tipo 3km nunca me deram dor de cabeça e se tiver pouca interferência, passam muita banda em 40 mhz.

  19. #19

    Padrão

    Para ter certeza fui conferir os datasheet dos dois Modelos. E salvo algum detalhe que não tenha percebido, as duas antenas são compatíveis com o Rocket AC e vice-versa.

    O que me pareceu mais claro nas informações do fabricante é que se utilizar uma antena AC com o Rocket AC vai tirar mais o 'suco' do produto. A AC tem de 45º e de 60º. Já a tradicional tem outras opções de angulo.

    O que isso vai significar na prática? Como comentaram, com angulo menor as interferências laterais também diminuirão. Mas por outro lado tem a questão de ter que utilizar mais equipamentos por torre para atender clientes. Se for para fazer ponto a ponto então tem que procurar antenas de ângulos bem baixos.

    E a questão do througput é outro detalhe a ser levado em conta. O projeto vai prever um tráfego alto? O link disponível para o provedor é também de alta capacidade? Caso não tenha link parrudo não vejo porque colocar AC só para ter a capacidade de passar mais banda, mas se não tem o link correspondente.

    Eu não compraria uma Ferrari para andar em nossas estradas... mesmo que tivesse os dindin para isso.

    Editando: Desculpe , relendo vi que vai contratar 200mega.
    Última edição por 1929; 04-03-2017 às 12:17.