+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Webmikrotik x MK-Auth (2017)

    Atualmente qual seria o melhor ?

    sei que tem vários aspectos a serem analisados respectivamente, por exemplo: nuvem vs maquina, não terá gasto com energia vs cpu ligada a todo tempo, pagamento mensal proporcional a quantidade de clientes vs pagar apenas a ativação ...

    enfim, analisando os termos gerais, qual vale mais a pena ?

    estou fazendo tudo manualmente, e preciso de um sistema desses ... obrigado pela atenção !

  2. #2

    Padrão Re: Webmikrotik x MK-Auth (2017)

    Pelo que vi nesses sistemas e senti falta é suporte para mais padrões de PPPoE. Ou mesmo um editor do dicionário do Radius para facilitar colocar outros gerenciadores.

  3. #3

    Padrão Re: Webmikrotik x MK-Auth (2017)

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Pelo que vi nesses sistemas e senti falta é suporte para mais padrões de PPPoE. Ou mesmo um editor do dicionário do Radius para facilitar colocar outros gerenciadores.
    entre os dois citados no título do tópico, eles são sistemas que trabalham de forma bem diferente um do outro.
    O MK-Auth é um sistema com radius incorporado para fazer a autenticação dos clientes. E tem no seu "bojo" toda uma sistemática para controle administrativo do provedor.

    O WebMikrotik é um sistema que não faz a autenticação dos clientes. Ele faz a parte administrativa. Ele trabalha associado a um ou mais servidores Mikrotik. Uma vez escrito as informações dos clientes no Mikrotik pelo WebMikrotik, quem irá comandar o dia a dia dos clientes é o servidor mikrotik .
    Este(s) servidor(es) ficam cadastrados no sistema. E em cada cadastro de cliente vai selecionado a forma de autenticação, se hotspot, se PPPoe ou IP x MAC. Além de dados do cliente como IP, login e senha quando necessário e planos de assinatura. Tudo isso acaba sendo escrito no servidor Mikrotik pelo gerenciador. E a curva de aprendizado dos funcionários é muito rápida, já que é só parte administrativa. O que o sistema pede da área técnica é tão somente o necessário e o funcionário aprende muito rápido.

    No dia a dia, caso o sistema fique fora do ar, o provedor continuará funcionando, autenticando e administrando as mensagens de aviso de atraso ou bloqueio.
    O que o escritório do provedor não poderá fazer é atualizar pagamentos ou cadastrar novos clientes até o sistema retornar. Aqui, paradas não mínimas. Nem me lembro qual foi a última vez que o sistema ficou fora do ar. O sistema fica instalado num datacenter da Amazon, empresa de cunho internacional considerada entre os melhores datacenters do mundo.

    Porém não atualizamos a versão para a nova. Continuamos com a versão original. Tenho comigo um princípio. Time que está ganhando não se mexe.... Já li relatos de usuários que disseram que com a versão nova surgiram alguns problemas... não posso comentar pois não os tenho na versão antiga.

    Já o MK-Auth por ser um sistema baseado em Radius, se o servidor radius der pau, para tudo até ser corrigido. Parece que atualmente já permite que seja instalado remotamente. Também já usei o MK-Auth antes do WebMikrotik e sofria exatamente pelas paradas do servidor.

    Desde 2010 usamos o WebMikrotik. Mas o provedor cresceu e uma nova filosofia de trabalho está sendo implantada. Hoje não é mais um provedor numa cidade, mas são 5 cidades sendo atendidas e por isso se achou melhor fazer uma centralização de operações. Para tanto foi tentado alguns sistemas e culminou na implantação do MKSolutions. Quase toda a rede com mais de 4 mil assinantes já está dentro do MKSolutions.

    Vai chegar o dia que o WebMikrotik vai ser desativado em definitivo. Mas pelo menos aqui não vai levar a "pecha" de ruim, pois nunca nos deixou na mão. Ele é bom para o que se propõe. Não é um sistema que abrange a área técnica do provedor. Ele é um sistema administrativo.

  4. #4
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Webmikrotik x MK-Auth (2017)

    Uso WM integrado com widepay, estou satisfeito!! Igual o Carlos falou, eh administrativo, mesmo q fique fora, os clientes continuam on na rb, acredito q tem de escolher uma rb forte pois ocupa várias regras de nat.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  5. #5

    Padrão Re: Webmikrotik x MK-Auth (2017)

    Eu posso usar o mk-auth apenas como cadastro de clientes, gerar boletos, mas sem fazer integração com mikrotik?

    Abraço.