+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferencia com sinal de tv digital

    Ola pessoal, sou novo no grupo e tenho um problemão.
    Tenho 3 Rockets 20Mhz e 5280(DFS) em um parque de antenas e estão interferindo no sinal digital da tv.
    Alguem ja teve esse problema ou tem uma dica pra resolver o problema.

  2. #2

    Padrão Re: Interferencia com sinal de tv digital

    Citação Postado originalmente por cdescudeiro Ver Post
    Ola pessoal, sou novo no grupo e tenho um problemão.
    Tenho 3 Rockets 20Mhz e 5280(DFS) em um parque de antenas e estão interferindo no sinal digital da tv.
    Alguem ja teve esse problema ou tem uma dica pra resolver o problema.
    Não vejo como. TV digital opera em UHF em canais diversos e espalhados na faixa.. Muito longe da faixa dos 5.8Ghz.

    Detalhe melhor esse problema pois está muito vago... Como chegou a conclusão que a culpa é dos Rockets? Qual embasamento? Essa suposta interferência gera o que? Queda de enlace? Some ou quadricula a imagem?

  3. #3

    Padrão

    sphreak, de acordo com o técnico da tv é o sinal da minha antena que derruba o sinal de satélite deles.
    O teste foi tentativa e erro, desligando meu sinal o deles volta, pelo que pude ver a imagem fica quadriculada.
    A posição da parabólica deles esta atras das minhas Rockets.

  4. #4

    Padrão Re: Interferencia com sinal de tv digital

    Citação Postado originalmente por cdescudeiro Ver Post
    sphreak, de acordo com o técnico da tv é o sinal da minha antena que derruba o sinal de satélite deles.
    O teste foi tentativa e erro, desligando meu sinal o deles volta, pelo que pude ver a imagem fica quadriculada.
    A posição da parabólica deles esta atras das minhas Rockets.
    Se está atrapalhando a operação satélite deles a conversa muda.
    Com praticamente certeza a frequência deles é licenciada.
    Pela lei equipamentos de radiação restrita (2.4ghz e 5.8ghz) por não precisarem de licenciamento de frequência, não podem interferir em outros sistemas ( principalmente licenciados). Um agravante é que você está usando uma frequência não permitida. 5280mhz só é permitido para equipamentos cuja radiação não ultrapasse os limites da edificação... Vulgo indoor!
    Para aplicações externas a frequência permitida é na faixa 5.725-5.850 MHz...
    Então o primeiro passo que você tem que tomar é fazer uma análise de espectro dentro dessa faixa permitida e escolher um canal que não interfira na operação satélite deles.
    Digo isso porque, neste caso, o elo fraco da situação é você...
    Em caso de uma emissora dessas acionar a Anatel e ela te pegar fora da faixa 5725-5850mhz e com EIRP acima de 36dBm é PADO certo...

    Eu entraria em contato com eles, verificaria quais as frequências que eles possuem licenciamento e tentaria le ajustar ao cenário.

  5. #5

    Padrão Re: Interferencia com sinal de tv digital

    Realmente a possibilidade de interferência em down e uplink de satélite existe...

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...m/pagina_2.asp

    Normalmente rádio e tv usam lnb com filtros e tudo mais pra minimizar, mas se tá atrapalhando e já tá comprovado, tenta alterar pra resolver numa boa o quanto antes, senão é Pado mesmo... como o amigo falou hehehehe

  6. #6

    Padrão Re: Interferencia com sinal de tv digital

    Terá que mudar de local as antenas

  7. #7

    Padrão Re: Interferencia com sinal de tv digital

    Sem falar que nossos Ubiquiti não tem tudo aquilo que se espera eles em precisão de irradiação.

    Vai que ele está emitindo espúrios e não só a prevista no canal utilizado.
    Em linguagem de radioamador, dizíamos que o rádio dava "bigode" quando espalhava em outras frequencias. Não era sub-portadoras.

  8. #8

    Padrão Re: Interferencia com sinal de tv digital

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Realmente a possibilidade de interferência em down e uplink de satélite existe...

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...m/pagina_2.asp

    Normalmente rádio e tv usam lnb com filtros e tudo mais pra minimizar, mas se tá atrapalhando e já tá comprovado, tenta alterar pra resolver numa boa o quanto antes, senão é Pado mesmo... como o amigo falou hehehehe
    De acordo com a materia a coisa foi pior que o relato do amigo... apesar de ele estar usando uma frequencia não permitida, a materia ainda fala que as frequencias são na faixa do 5,8 mais altas...estamos é fuuuu...

  9. #9

    Padrão Re: Interferencia com sinal de tv digital

    Agradeço a atenção pessoal, estamos trabalhando pra achar ma forma de coexistir no mesmo espaço, se não der eu vou pro espaço. E de preferencia um espaço que não tenha tv.