+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda com queue mikrotik 1100x2

    ola pessoal boa tarde...sei que isso aqui nao é um centro de ajuda e sim um forum...porem estou com dificuldade para criar um queue fixo numa certa faixa...eu preciso criar um queue onde cada ip da faixa ira consumir tantos kbps de trafego...e só estou conseguindo criar um queue pra faixa inteira...por ex

    se eu criar um queue 172.16.0.0/16 toda essa classe /16 ira consumir a velocidade citada no queue....
    eu preciso criar uma regra onde cada ip dentro desta classe consuma um maximo estipulado...e com a regra que estou criando esta estipulando um limete para a classa como um todo...mais um ex:

    se eu crio um queue de 1mb/s de up e 5 de down na regra 172.16.0.0/16,a rb libera apenas 5mb pra classe inteira...e eu preciso criar um queue onde cada ip da classe fique com consumo maximo de 5 megas e nao a classe toda como um todo...

    e criar um queue para cada ip fica muito demorado...estou precisando criar essa regra para colocala no ar quando o meu mkauth fica fora ou da algum problema no link principal

    agradeço a ajuda de todos

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ajuda com queue mikrotik 1100x2

    Citação Postado originalmente por dioney29 Ver Post
    ola pessoal boa tarde...sei que isso aqui nao é um centro de ajuda e sim um forum...porem estou com dificuldade para criar um queue fixo numa certa faixa...eu preciso criar um queue onde cada ip da faixa ira consumir tantos kbps de trafego...e só estou conseguindo criar um queue pra faixa inteira...por ex

    se eu criar um queue 172.16.0.0/16 toda essa classe /16 ira consumir a velocidade citada no queue....
    eu preciso criar uma regra onde cada ip dentro desta classe consuma um maximo estipulado...e com a regra que estou criando esta estipulando um limete para a classa como um todo...mais um ex:

    se eu crio um queue de 1mb/s de up e 5 de down na regra 172.16.0.0/16,a rb libera apenas 5mb pra classe inteira...e eu preciso criar um queue onde cada ip da classe fique com consumo maximo de 5 megas e nao a classe toda como um todo...

    e criar um queue para cada ip fica muito demorado...estou precisando criar essa regra para colocala no ar quando o meu mkauth fica fora ou da algum problema no link principal

    agradeço a ajuda de todos
    mk auth cria planos independentes para cada cliente ou ip se eu nao me engano.

  3. #3

    Padrão Re: ajuda com queue mikrotik 1100x2

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    mk auth cria planos independentes para cada cliente ou ip se eu nao me engano.
    sim amigo...mas preciso disso exatamente para quando o MK ta fora do ar(que é meu caso hoje)

  4. #4

    Padrão Re: ajuda com queue mikrotik 1100x2

    Citação Postado originalmente por dioney29 Ver Post
    ola pessoal boa tarde...sei que isso aqui nao é um centro de ajuda e sim um forum...porem estou com dificuldade para criar um queue fixo numa certa faixa...eu preciso criar um queue onde cada ip da faixa ira consumir tantos kbps de trafego...e só estou conseguindo criar um queue pra faixa inteira...por ex

    se eu criar um queue 172.16.0.0/16 toda essa classe /16 ira consumir a velocidade citada no queue....
    eu preciso criar uma regra onde cada ip dentro desta classe consuma um maximo estipulado...e com a regra que estou criando esta estipulando um limete para a classa como um todo...mais um ex:

    se eu crio um queue de 1mb/s de up e 5 de down na regra 172.16.0.0/16,a rb libera apenas 5mb pra classe inteira...e eu preciso criar um queue onde cada ip da classe fique com consumo maximo de 5 megas e nao a classe toda como um todo...

    e criar um queue para cada ip fica muito demorado...estou precisando criar essa regra para colocala no ar quando o meu mkauth fica fora ou da algum problema no link principal

    agradeço a ajuda de todos

    Não seria melhor criar os usuários em PPP --> Secrets, e os Perfil de Velocidade (Planos) em PROFILE?

    Dentro de secrets vai configurar usuário e senha do cliente, e o plano correspondente.

  5. #5

    Padrão Re: ajuda com queue mikrotik 1100x2

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Seria bem mais fácil sim, e aprendi com um colega aqui no fórum como criar uma interface estática PPP para poder armazenar gráficos de conexão.
    @ab5x2, se tiver disponibilidade poderia explicar melhor isso, e como posso fazer? me interessei por essa sua questão

  6. #6

    Padrão Re: ajuda com queue mikrotik 1100x2

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Eu tenho notado (e também senti a mesma necessidade) que precisamos manter um armazenamento gráfico de uso de banda dos clientes (sempre tem aqueles clientes que reclamam que não chega velocidade ou que fica lento determinado horário e te pede para monitorar). Uma ideia que usei por um tempo era armazenar gráficos da Queue, porém como PPPoE é uma interface dinâmica, quando o cliente desconecta você perde tudo, e a solução era fixar o IP desse cliente e criar uma queue estática (mas para quem está passando crise com IPs públicos (risos) sabe que é dispendioso deixar um cliente com IP público fixo). Vi num tópico um usuário ensinando a criar uma interface estática, e é bem simples (vou explicar por texto pois estou usando um portátil bem pequeno e não tenho como agilizar alguns prints).

    Abra a interface PPPoE de algum cliente, e dê um "copy" na interface (é mais fácil copiar do que criar uma nova e ter que digitar os parâmetros novamente). Na nova interface criada defina um nome para ela (pode colocar pppoe-'nome'), e salve. Remova a interface dinâmica e aguarde o cliente conectar.

    Após isso, a interface será sempre estática e quando o cliente desconectar ela ainda continuará existindo. Dessa forma, você pode ir em Tools - Graphing e criar as interfaces dos clientes e monitorar tudo via 'web'.

    Tenho uma quantidade grande de clientes rodando dessa forma e tem sido bastante satisfatório. Assim que eu entrar em um portátil melhor postarei algumas imagens.
    Eu lembro desse tópico, é muito útil esse dica.

  7. #7

    Padrão Re: ajuda com queue mikrotik 1100x2

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Eu lembro desse tópico, é muito útil esse dica.
    O tópico é este https://under-linux.org/showthread.php?t=186494&page=5

  8. #8

    Padrão ajuda com queue mikrotik 1100x2

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Exatamente, valeu !

  9. #9

    Padrão Re: ajuda com queue mikrotik 1100x2

    ola amigo...li todas mensagens enviadas,e a principio acho que ninguem entendeu meu real interesse na questão...vamos la vou tentar explicar melhor...o que esta havendo,é que meu mkauth as vezes fica fora do ar por queda do link que contratei,nesse momento perco totalmente o hotspot e o autenticador ppoe,minha intenção,é criar uma ragra na rb,onde todo e qualquer ip conectado nela dentro de uma classe X tenha um queue igual...pois no momento em que nao tenho o mkauth funcionando,meus clientes nao conseguem logar atraves do hotspot,e os clientes ppoe(que logo logo serão todos,ainda estou fazendo as transferencias nos radios) nao acham autenticação...porem como eu tenho um link redundante nas rbs,nesse momento eu gostaria de ter a opção de liberar o trafego para os clientes(isso eu ja consigo,porem sem controle de banda),se eu crio a regra 172.16.0.0/16 liberada ao trafego,essa classe toda fica liberada ao trafego mesmo sem ppoe e sem hotspot,porem nao tenho controle de banda,o que gera um consumo muito desparelho nos clientes,alguns puxam 30mb/s enquanto outros caem numa fila enorme ate que seu pacote seja enviado ao servidor,eu gostaria de criar uma regra dentro da rb onde cada ip dentro de uma classe x tivesse um consumo maximo de 5mb/s por exemplo...isso eu ja consigo fazer,porem tenho que fazer manualmente 1por 1...e pra 50 clientes isso demora demais!o que estou fazendo é criando essas regras aos poucos e deixando inabilitadas,mas prontas para ativação em caso de falta do mkauth novamente...porem se eu tivesse a opção de uma unica regra que limitasse um throughput maximo para cada ip dentro de uma certa classe eu teria uma facilidade maior de liberar o consumo em caso de problema novamente aqui!desculpem o TEXTÃO ...mas gostaria que entendessem exatamente o que estou tentando fazer...acho que nao consegui me explicar bem antes!