+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Bom dia!
    Senhores,
    Estou buscando uma alternativa de servidor PPPoE e gostaria de usar o Debian para isso em questão de hardware pois o desempenho seria bem melhor quem um MK virtualizado ou utilizando uma CCR.
    Alguém já trabalha com o linux fazendo o PPPoE server e possa dar umas dicas?
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Sim, trabalho, faz 11 anos. Use accel-ppp.

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Boa tarde!
    André,

    A distribuição que trabalho é o Debian, vc me aconselha a subir nele?
    Vc utiliza autenticação via radius?

  4. #4

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Eu uso o Debian a + ou - 9 anos, antes disso usava Slack. Use o Debian, eu gosto dele.

  5. #5

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Muito bom, e esse modelo de servidor é possível criar balanceamento automático em mais de um servidor, seja com OSPF nas saidas ou algo similar??? Trabalho com radius fica tranquilo, precisa de adaptações??? já me falaram de FreeBSD+MPD como opção, onde tem servidores com mais de 6000 simultaneos....

  6. #6

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Bacana, hoje meu trabalho aqui também é similar, Radius em linux, RouterOS como concentrador...

    Voce tem esse link do video???

  7. #7

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Com accel-ppp balancear as sessões PPPoE parece brincadeira. Você pode configurar o pado com delay para cada quantidade de conexões ativas...

  8. #8

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Muito show de bola!!! Obrigado mesmo!!!

  9. #9

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Acell ppp x MPD qual melhor?

  10. #10

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Pergunta bastante pessoal, eu não posso nem opinar pois não uso nenhum dos dois. A melhor solução que encontrei (e também mais fácil de implementar) foi Juniper.

    Para alguém falar qual o melhor entre esses dois é necessário que o sujeito tenha usado os dois e comparado no mesmo ambiente. @marcioelias é o que falava bastante do MPD aqui no fórum, e também deu uma sumida.
    Concordo! Porém um ponto a favor do accel-ppp sobre Linux é que o suporte a IPv6 não precisa de "gambiarra" para fazer o dual-stack. Tenho uns chegados que tem ambos em produção e em se tratando de IPv4 acho que a solução com FreeBSD + MPD é até melhor, porém se precisar de IPv6 você estará ferrado! E no mesmo lugar rodam Accel-ppp sobre Debian com dual-stack sem transtorno, eu também rodo assim, sem problemas! E detalhe fazendo cg-nat do caramba!

  11. #11

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Então como o futuro é ipv6 ponto para accel

  12. #12

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Boa noite, amigos. Quando vcs usam Linux para discador pppoe nos seus pop usa somente switch gerenciavel e vlan? Ou vcs continuam usando mk nas torres? Tenho essa dúvida pq aki quero uma opção para não usar mas mk

  13. #13

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Citação Postado originalmente por meganet1 Ver Post
    Boa noite, amigos. Quando vcs usam Linux para discador pppoe nos seus pop usa somente switch gerenciavel e vlan? Ou vcs continuam usando mk nas torres? Tenho essa dúvida pq aki quero uma opção para não usar mas mk
    Cara, é praticamente impossível CONCENTRADOR (e não discador) linux nos pops, levando em conta que sejam pops via rádio, e que você não tenha infraestrutura para pelo menos um servidor. Ok Ok, sei que o cara falou sobre switch e vlan, mas gosto de deixar bem claro para não gerar dúvidas.

    Por exemplo, nos clientes que atendo, em quase todos, tenho segmentação com VLAN, em alguns eu tenho "pedaços" do que já foram grandes bridges, nesses ai pegamos os PTPs de saída da rádio e ligamos cada um numa porta de rede e o accel escuta em cada placa, e não fizemos bridges com as portas, e olha que tem muito disso por ai, varias portas e todas numa bridge.

    Hoje atendo alguns clientes com mais de 5k sessões pppoe simultâneas, e "terminamos" todas em 2 ~ 3 servidores pppoe.

  14. #14

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Entendi. Para eu que estou iniciando a melhor opção é no mesmo?

  15. #15

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Citação Postado originalmente por meganet1 Ver Post
    Entendi. Para eu que estou iniciando a melhor opção é no mesmo?
    Cara, não leve a mal, mas a melhor opção é aquela que você conhece, minha dica é vá estudar, esse fórum aqui serve pra gente tirar duvidas, não é curso técnico. E não espero que você entenda mal, mas pense se a gente fala dos projetos que usamos, os mais experientes se viram bem, mas nem todo mundo pode ter conhecimento para fazer certo, e acabar entrando numa fria. Então, estude e tire suas conclusões!

  16. #16

    Padrão Re: SERVIDOR PPPoE no Debbian

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Cara, é praticamente impossível CONCENTRADOR (e não discador) linux nos pops, levando em conta que sejam pops via rádio, e que você não tenha infraestrutura para pelo menos um servidor. Ok Ok, sei que o cara falou sobre switch e vlan, mas gosto de deixar bem claro para não gerar dúvidas.

    Por exemplo, nos clientes que atendo, em quase todos, tenho segmentação com VLAN, em alguns eu tenho "pedaços" do que já foram grandes bridges, nesses ai pegamos os PTPs de saída da rádio e ligamos cada um numa porta de rede e o accel escuta em cada placa, e não fizemos bridges com as portas, e olha que tem muito disso por ai, varias portas e todas numa bridge.

    Hoje atendo alguns clientes com mais de 5k sessões pppoe simultâneas, e "terminamos" todas em 2 ~ 3 servidores pppoe.
    Aqui, faço quase assim, rsrsrs.

    Nos POPs de rádio menores, a VLAN é da saída para este POP. Quando atinge certo número de assinantes, o POP ganha uma RB como concentrador e um toughswitch para conseguirmos controlar o POE do escritório mesmo. Aí as VLANs passam a ser desse novo concentrador para as portas do toughswitch.