+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Backup de Storage no Freenas

    Boa tarde!


    Tive um problema no storage e terei que refazê-lo, preciso de um backup do meu storage atual, pra depois criar outro e recuperar esses arquivos. Alguém pode me orientar a configurar o Rsync para realizar o backup do storage para um HD com sistema operacional com windows?

  2. #2

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    No Windows vc pode instalar o programa winscp . Conectar no servidor e copiar os arquivos

  3. #3

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Só para transferir uma única vez, melhor fazer um tar e depois um scp. Mais rápido e fácil.

  4. #4

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Não deixar de testar o backup antes de refazer o servidor

  5. #5

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Obg! A ideia então é copiar via scp? Vi alguns artigos para utilização do Rsync com DeltaCopy, outro com compartilhamento do storage para windows, quais vocês me indicam? tem um tutorial pra realizar esse procedimento? como posso testar a integridade da cópia antes de destruir o pool ?

  6. #6

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    O rsync é bacana para sincronizar com frequência. Para fazer uma cópia é mais fácil fazer um scp mesmo.

    Não conheço o FreeNAS mas se quiser só a última versão, seria só inspecionar os arquivos mesmo

  7. #7

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Vlw galera! Vou fazer a cópia então! compartilhar o storage e copiar os arquivos na mão!

  8. #8

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Pow ab5x2, eu fiz uma cagada! foi realocar um disco no raidz2, sem querer eu o coloquei em "stripe". agora tem 3 hd's em raidz2 e um em stripe, só consigo corrigir destruindo e criando outro pool. Tipo, é um backup só de todos os arquivos.....para depois recuperar nesse novo pool. Tem +- uns 1.4 TB de arquivos...rsrs, tô com medo de fazer errado novamente, preciso de um passo-a-passo bem detalhada, se puder me ajudar, ficarei muito agradecido.

  9. #9

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Vc não tem uma máquina windows com esse espaço livre? Cópia usando winscp que não tem erro.

    Depois de copiado vc vai refazer o server pelo que entendi. Então copia o que precisa e pau na máquina

  10. #10

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Vou fazer isso, tenho um HD de 2TB aqui já plugado na máquina! Depois de copiado eu tenho que destruir meu pool atual para poder criar um novo, ai sim colocar de volta. Está em RaidZ2!

  11. #11

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Aqui no serviço temos dois servidores de backup um interno e outro externo. Quanto mais backups mais seguro.

  12. #12

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Meu amigos, eu esqueci de um detalhe, meu servidor de arquivos é um samba, uso linux aqui, logo copiar para windows eu poderia perder as permissões, ou não ?

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Backup de Storage no Freenas

    Citação Postado originalmente por luisthiago Ver Post
    Meu amigos, eu esqueci de um detalhe, meu servidor de arquivos é um samba, uso linux aqui, logo copiar para windows eu poderia perder as permissões, ou não ?
    bagunça um pouco

    cria um tar da pasta mantendo as permissões etc