+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    Olá pessoal,
    Tenho uma duvida que ainda não consegui na pratica concluir se funciona ou não, bom vamos lá!

    Existe conflito de ip se usar o mesmo ip na lan de todas as cpes em uma rede pppoe?

    Exemplo
    CPES - Todas em modo router

    LAN das cpes de saida para o wan do roteador interno

    Gatway - 192.168.100.1
    Dhcp - - -192.168.100.100 - 192.168.100.105

    Já testei com apenas três cpes e assim não consegui indentificar se realmente da conflito ou não, por isso quem já testou isso em uma rede maior poderia me tirar essa duvida?
    Devido ser pppoe /32 e nat entre as cpes em modo router não é pra dar conflito.

    Testando elas com mesmo ip na lan percebo que as cpes não conseguém ficar com uptime longo na wireless.

    As operadoras usam pppoe e não exitem conflitos entre os modens com mesmo ip na lan

    Se alguém usa ou já tentou isso por favor tire-me esta duvida.

  2. #2
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    pode liberar /24 e deixar o roteador do cliente em bridge p evitar mais um NAT na rede, não dara conflito, pois o pppoe vai receber um IP do seu servidor qdo discar, que será diferente de cada cliente.

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    pode liberar /24 e deixar o roteador do cliente em bridge p evitar mais um NAT na rede, não dara conflito, pois o pppoe vai receber um IP do seu servidor qdo discar, que será diferente de cada cliente.
    Olá amigo, obrigado pela resposta, mais vi que na aba wireless uma cpe fica com uptime 1d e as outras duas ficam desconectando da wireless mais continua seguro no pppoe, ou seja no pppoe o uptime continua sempre longo nas três cpes, e na wireless ficam tipo uma com uptime de 1d igual ao pppoe outra com 1h e a outra 2h. Assim estou a pensar que esta dando conflito entre as lan das cpes. Isso varia entre as três.

    Eu não gosto de bridge na rede por isso deixo tudo roteado que funciona muito bem obrigado.

  4. #4
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    Como está ccq dessas cpe's? Isso pode ser problema de conexão. Aqui sempre cliente deslogando e logando isso eh normal

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    Ccq esta bom de 90 a 100 por isso eu achava que poderia ser conflito, mais já estou mudando de ideia porque se fosse conflito esses clientes não estariam navegando normal, mais mesmo assim vou fazer o teste com ips separados para ver se isso de desconexão na wireless continua.

    Sua rede é em pppoe com ip iguais na lan?

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    Como os roteadores fazem Nat, a LAN vc pode ter quantas quiser com a mesma sub-rede

  7. #7

    Padrão

    Vc chama de CPE o radio que vai estar conectado no seu POP?
    Se sim... As CPE devem ter um ip para cada, mesmo por questão de administração, assim do seu POP vc podera acessar o radio para eventual configuração ou mesmo verificar status, nivel de sinal, etc.
    Quanto aos roteadores nos clientes todos pode ter a mesma configuração de rede Wan/Lan, mudando apenas o nome de wireless e senha de cada.
    Nao esqueça tambem de mudar a senha de admin no roteador evitando assim invasao externa.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Vc chama de CPE o radio que vai estar conectado no seu POP?
    Se sim... As CPE devem ter um ip para cada, mesmo por questão de administração, assim do seu POP vc podera acessar o radio para eventual configuração ou mesmo verificar status, nivel de sinal, etc.
    Quanto aos roteadores nos clientes todos pode ter a mesma configuração de rede Wan/Lan, mudando apenas o nome de wireless e senha de cada.
    Nao esqueça tambem de mudar a senha de admin no roteador evitando assim invasao externa.
    Digamos que eu tenho uma experiência grande no assunto de redes e segurança, eu só tinha essa duvida porque o teste tem que ser feito com varios clientes. E eu já tinha testando antes por dhcp e deu conflito mesmo estando tudo roteado, mais com pppoe que é /32 eu ainda queria saber na pratica antes de colocar em toda rede.

    Obrigado

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    Amigo se sua CPE se conecta a seu concentrador, assim sua CPE recebe esse ip, faz roteamento e manda através da LAN para seu roteador uma range de IP. se for essa range que você questiona e tem dúvidas se pode usar a mesma nos clientes, fique tranquilo que você pode sim.

    O que iria dar conflito era se o seu IP da WAN (de conexão PPPoE) fosse igual.

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Amigo se sua CPE se conecta a seu concentrador, assim sua CPE recebe esse ip, faz roteamento e manda através da LAN para seu roteador uma range de IP. se for essa range que você questiona e tem dúvidas se pode usar a mesma nos clientes, fique tranquilo que você pode sim.

    O que iria dar conflito era se o seu IP da WAN (de conexão PPPoE) fosse igual.
    É Isso ai mesmo! Obrigado.

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas - Usar o mesmo ip da lan em todas as cpes da rede da conflito?

    Só para reforçar o conceito...
    CPE recebe ip do servidor. É uma coisa.... este ip é o ip fornecido pelo provedor. Pode ser que chegue em DHCP pela rede do provedor ou então seja fixado na CPE no momento da configuração. É esta última forma que usamos aqui.

    CPE configura com um IP na Lan. Pode ser o mesmo para todas as CPEs, pois como a CPE está roteada este IP não vai para a rede do provedor... É assim que usamos...
    Desta forma coloca ordem na estrutura.