+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    Pessoal,

    Como está sendo a experiência de quem tenta obter recursos para investimento e capital de giro, através de empréstimos e financiamentos nos bancos?

    Está sendo complicado quanto a dar garantias? Os ativos do provedor são aceitos e bem valorizados pelos bancos?

    E quanto a juros? Quanto de juros estão conseguindo negociar, mais ou menos? Nisso eu não tenho muita experiência: os juros são aplicados anualmente ou mensalmente?

    Alguém conseguiu cartão do BNDES recentemente? E Finame? Como foi?


    Depois de algumas pesquisas e pelas informações que consegui na Internet, eu estou achando muito surreal essa onda de investimentos em rede óptica e rádios caros; não sei de onde estão conseguindo recursos para isso sem se comprometer com dívidas quase impagáveis pelo resto da vida da empresa... talvez tenha algo errado na imagem que criei durante as pesquisas da situação financeira, por isso convido-os relatar suas experiências.

  2. #2

    Padrão Re: Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    Também gostaria de saber, tenho interesse em montar um provedor em minha cidade, mais o alto investimento e onde conseguir esse empréstimo deixa meu objetivo parado.

  3. #3

    Padrão Re: Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    Como todos, também tenho visto provedores investindo altos valores em redes ópticas e não sei de onde tão tirando tantos recursos com uma concorrência tão acirrada como está e tudo tão caro. As vezes penso que é preferível "morrer" na praia sem dívidas do que "morrer" no meio da auto estrada com uma dívida enorme sem ter como pagar...

  4. #4

    Padrão Re: Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    creio que apostar na fibra otica e uma boa,mas muitos custos,provedores de pequeno porte lançando fibra a moda loco,recursos de onde?divida?investir 5 milhoes para buscar quando?concorrencia em cima,tenho provedor de peq.porte ja vi alguns financiamentos em banco,tipo para ter uma ideia tirar 30mil hoje paga 24x1800/final da 45mil,media de 3.6% juros,isso no meu caso de conta com 4anos e banco privado,vc faz o que com 30 mil,compra 136 lite beam a 220,00cada=30mil-136 clientes x 50,oo mensal de cada=6.800,00 fatura,mas tem o link ainda etc,vc vai tirar para pagar o financ,e so vai buscar o lucro apos 2 anos,agora imagina com fibra 30mil compra a olt ,umas onu,eo resto fica a ver navios.pra mim treta ai nestes lançamentos de fibra,lavagem etc.

  5. #5

    Padrão Re: Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    Acho que no último ano uns 5 fazendeiros me procuraram porque queriam investir em telecom, porque alguém falou que por R$ 50 por mês na mensalidade o lucro passa fácil de 20% ao ano (E atividade agrícola, que custa uns milhões, se der lucro de 15% no ano é muito, desconsiderando custo de terra e manutenções menores).

    Aí quando explico todos os custos, o tempo que leva pra começar a dar lucro (2 previsões, uma otimista e uma pessimista, conforme aceitação), pessoal desiste logo, uma coisa é o lucro de empresa estabelecida e já cheia de clientes, mas até chegar nesse ponto vai dar muito prejuízo. Ou você aguenta anos de prejuízo, ou começa pequeno e vai crescendo conforme lucro e aumento de dívida.

    Problema de aguentar muitos anos de prejuízo (Até começar a dar lucro) é possibilidade de concorrência local também investir, e a possibilidade de outras tecnologias (Internet 4G de velocidade decente, não tem como concorrer com 4G de torre vazia, se o cliente usa só smartphone) dos grandes provedores.

    Como o agronegócio foi bem afetado pelo El Niño (E esse ano acho que a pecuária por aqui vai dar uma encolhida,"por causa do papelão que uns frigoríficos fizeram"), pessoal que tem esse dinheiro sempre procura atividade que prometa lucro ok. Não é que esse pessoal é bobo e investe em qualquer merda, é que tem setores onde é complicado NÃO ter lucro, é o caso do gado a pasto, o custo em peão é baixo, se a terra está ok (Precisa reforma a cada muitos anos) é botar gado no pasto, limpar o pasto, esperar engordar, e vender, é lucro certo de 5 a 15%, eles sabem fazer essa conta. A conta que eles não sabem fazer quando alguém quer dinheiro emprestado pra fazer rede é sobre o retorno exato do investimento em rede, se vai mesmo ter X novos clientes por mês, se não vai ter nenhum gasto extra na hora de jogar a fibra, então se você esconder esses detalhes você acha fácil alguém que vai topar investir no negócio (Caso tenha mesmo uma boa imagem na região, claro), mas é gente que EU ACHO que não sabe bem onde está se metendo, que está baseando lucro futuro com aumento de rede num aumento de mensalidade ou no número de clientes com base em aumento que teve no passado quando havia outra demanda reprimida, outra mensalidade mais baixa, e outra conjectura de pontos de consumo (Hoje é muito smartphone, pessoal quer conexão direto nele).

    Quase todo mundo que conheço por aqui, que tem provedor, tem ou teve dinheiro vindo do agronegócio, um venda de gado no ano já paga umas antenas novas, ou venda de terra vira investimento em provedor, enfim, foi situação de crescimento sem financiamento (Eu tentei e fali, BNDES, Sicredi, BB giro-rapido, HSBC, juro "camarada" tipo 1,5% ao mês significa aumento de 50% da dívida em 3 anos, 50% não é pouco!). Eu em compensação tô no caminho contrário, tô tentando voltar pro campo faz uns 2 anos. Mas enfim, suspeito que muita gente gastando grana com fibra na verdade tem outras atividades sustentadoras do crescimento, pega dinheiro do negócio X ou Y e aplica em fibra, faz um investimento a longo prazo, não espera retorno tão cedo mas espera retorno contínuo e alto daqui a alguns anos, talvez não compense muito mais seria hora do provedor começar a voltar um dinheirinho pro negócio X ou Y (Reforma ou expansão).

  6. #6

    Padrão Re: Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    Olá, aqui sempre que chega um novo gente vem a promessa de investimentos, mas quando bota pra rolar, vem as velhas desculpas, não deu limite de credito, não tem credito, os ativos do provedor não dão valor e por ai vai, são 11 anos de luta conseguidos todos com recursos próprios. Quanto a investimentos em fibra como disse o nosso amigo Rubem, é melhor começar devagar. Estes provedores que tão fibrando tudo ai, da noite para o dia e que vc vê que os movimentos financeiros, vejo três possibilidades, o cara tem os recursos, é amigo pessoal do gerente e ele abriu as pernas e ta comendo bola ou é lavagem de dinheiro.

  7. #7

    Padrão Re: Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    Bom dia a todos, aki no banco do Brasil, microempreendedor ñ tem vez, cartão bndes só pra politicos, emprestimos põe varios empecilhos, finame mesma coisa. É melhor investir devagar com recursos proprios mesmo, e contar com a ajuda de Deus sempre

  8. #8

    Padrão Re: Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    finame e bnds e só para tubarao,onde sai a propina,o lambari nao cresce,.ja tentei tbem é um caus a burocracia.

  9. #9

    Padrão Re: Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    Cartão BNDES foi até "fácil" conseguir a uns anos (Era só pedir pro contador fazer movimentação um pouco maior que o real).

    O problema é que o juro no fim não é tão camarada assim, com juro de 1% ao mês uma compra de equipto de cara já subiria (Simplificando) 48% em 48 meses, fora que POUQUÍSSIMOS equipamentos tem homologação, só os equiptos mais caros (Soluções de R$ 700, quando tinha opção de R$ 350 sem homologação por ser importado, e não ser um importado com silkagem e embalagem nacional).

    FCO (Centro-oeste) também foi simples a algum tempo, mas tinha que alienar imóvel, e não podia ser o imóvel único de moradia do administrador do CNPJ, e de novo, juro camarada só em termos, chegou perto de 1% ao mês, em financiamento de 4 anos de cara já tem aumento de metade do preço pago, e... mais uma vez, gerente do BB dizendo que não podia liberar o dinheiro, que tinha que apresentar orçamento de empresa do estado (E toda empresa local sempre será ruim de preço) pra fazer o pagamento direto pra empresa.

    Ter financiamento eu tive, vários, mas por essas burocracias diversas geralmente acabava pagando no mínimo o dobro nos equipamentos, fora juros de financiamento.

    Empréstimo de juro camarada, que libera dinheiro na conta, pra você apresentar depois NFE de qualquer origem justificando, isso não existe, as modalidades que tem te obrigam a comprar produto extremamente caro (Versões cara, em lojas pequenas e ainda mais caras), você paga mais caro pelo que não precisa, além de pagar o juro, eu perdi foi MUITO dinheiro por ter que ficar comprando só o que o cartão BNDES e o FCO cobriam, paguei digamos R$ 700 em antena que tinha similar importado a R$ 350 no mercado.

    (Equipto de telecom é produto bem caro, mas que dura muito, um finam. de 6 anos tá tranquilo. Mas dinheiro líquido em conta só coisa tipo giro-rápido, que... é pra gasto rápido, em poucos meses o juro te mata. Então se tiver imóvel pra refinanciar, mais fácil fazer isso do que recorrer a cartão BNDES e cia, você não recebe grana, recebe uma possibilidade de financiar com juro normal os produtos de um fabricante bem caro. Não é nem um incentivo a industria nacional, tá mais pra incentivo aos pequenos e caros distribuidores que se preocupam menos com preço e mais com manter papelada em dia pra poder vender por canais públicos, distribuidor caro e chique que vive justo dos trouxas aqui que recorrem a empréstimo público e se veem obrigados a comprar deles, só vivem disso, se fossem vender baseado em concorrência por preço já teriam falido)

  10. #10

    Padrão Re: Situação de provedores quanto a empréstimos e financiamentos nos bancos

    RSRS eu tinha planos em tentar bnds .... mais n rolou rs entao com ajuda de deus eu juntei uma grana e levantei meu provedor e hj estou funcionando a 1 mes e 15 dias com 50 clientes ativos e pagantes e a tendencia é so crescer amigo... nada de banco , banco so faz e te ferrar ...