+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Criando Provedor.

    Olá pessoal Bom dia.
    Preciso de ajuda para levantar um projeto, fui contratado para criar e colocar para funcionar um provedor de internet via radio.
    Minha necessidade é.....
    <br><br>
    Torre-A - Principal.
    Torre-B - Recebe e distribui sinal de radio.
    Torre-C - Recebe e distribui sinal de radio.
    Distancia torre A e B é de 7KM
    Distancia Torre B e C é de 30KM.
    Quero distribuir a internet nas 3 torres em um raio de até 7KM cada.
    Na torre principal vou usar um Cloud Core ccr e MK-auth e Mara-Cache.
    Com um link de 100MB a 200MB.
    Minhas duvidas e quais equipamento usar para o enlace ponto a ponto entre as torres e o que usar para distribuir o sinal nas torres.
    Preciso de ajuda agradeço desde já se alguém poder me auxiliar.

  2. #2

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Essa pergunta só pode ser respondida com várias outras informações.
    Tais como:
    Objetivos em cada torre.
    Metas em 18 meses ou em tempo X que queira usar como vida útil para os equipamentos.
    Planos a serem vendidos.
    Valores para investimento.
    Enfim, como é tudo novo, você precisa saber não só fazer isso funcionar de qualquer jeito, mas uma perspectiva de quando você vai precisar atualizar os equipamentos e porque.

  3. #3

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Olá obrigado pela atenção.

    Olha o objetivo das torres.

    Torre A - Torre de distribuição e ponto a ponto. de 50 a 100 clientes de 3 a 7 km

    Torre B - Recebe e distribui de 50 a 100 clientes - raio de 3 a 7 KM

    Torre c - Essa é em outra cidade, distancia da torre B e A é 30KM com atendimento em um raio de 3KM. de 30 a 50 clientes.

    Metas em 12 meses alcançar 500 clientes se houver necessidade atualizar os equipamentos.

    Planos 5, 10 e 15 MB.

    Investimento depende dos equipamentos ou seja investimento livre mas dentro da realidade acredito em media de 10 a 20 mil.

    MInha duvida é sobre os equipamentos que devo usar em cada torre para enlace e distribuição pois quer distribuir nas 3 torres se possível.

  4. #4

    Padrão Re: Criando Provedor.

    primeiro somente na pratica vc vai ver o que e preciso, pois comecar com link assim nao precisa, outra 5, 10 e 15 mega na radio esquece, falam em radios da cambium, para isso tudo, mais sei nao, entao comece como todos amigaso planos de 1, 2, 3 ate 4mb no radio, e estude muito, pois pelo que parece nas suas perguntas, vc nao entende nada do ramo de internet, eu tenho a provedora vai para 7 meses agora, entao digo uma coisa amigo, estude muito primeiro, aqui no forum tem muito de tudo estude tem muitos videos no youtube que ensinam sobre o ramo

  5. #5

    Padrão Re: Criando Provedor.

    OK.
    O que falarei a seguir é com base no que eu acho que seria mais adequado, existem outras formas de fazer.
    Enlace entre torre A e B = PBE-5AC-620
    Ah, mas poderia ser a menor.. sim, poderia.
    Porém, sendo AC, no inicio você poderá usar 30, 40Mhz para um alto tráfego com um sinal realmente forte e estável, nada de -60.. -65.
    Você vai trabalhar com sinal entre -40 e -50 usando elas nessa distância, sendo muito bom para 256qam.
    Quando precisar subir para 80Mhz não vai se incomodar.

    Enlace entre torre B e C.
    30Km já é mais crítico, sugiro:
    RD-5G34 + Rocket AC.
    Não precisa ser a RocketDish AC, até porque ela tem menos potência o que eu acho que fará uma diferença enorme nesse caso.

    Você falou em atender clientes entre 3 e 7km... para essas distância com planos de até 15Mb o investimento vai ter que ser grande...
    4x AM-5G20-90 + 4x Rocket AC em cada torre.

    Clientes em 3km:
    NBE-5AC-19 e ainda assim não tenho certeza se vai ficar bom.
    Se não ficar, vai ter que usar: PBE-5AC-500
    E clientes mais distantes: PBE-5AC-620

    Esses planos são críticos e já não vão funcionar direito usando somente N, vai ter que ser AC.

  6. #6

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Só pode ser brincadeira isso, cara é contratado para um trabalho que ele não sabe fazer e vem aqui perguntar!!!!! Desiste do trabalho não faça o que você não sabe e principalmente não faça a pessoa que te contratou perder dinheiro......

  7. #7

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Obrigado pela atenção.

    Bom realmente sou novo no ramo de provedor, mas já trabalho com servidores, firewall e segurança contra invasão e sequestro de dados.

    Em relação de não entender nada de internet é muito generalizado pois sou profissional da área a 8 anos e tenho conhecimento suficiente para entender e aplicar o conhecimento.

    Em questão dos planos eu concordo com você, e vou praticar de inicio dessa forma mas sei que é possível fornecer mais que isso no radio.

    Mas ainda minha duvida não foi sanada.

    A questão não é os planos e valores e sim equipamentos para os enlaces de ponto a ponto e e distribuição dentro das especificações que coloquei nos post acima.

    Valeu e obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Obrigado klabundee me ajudou assim posso ter uma ideia para iniciar esse projeto.

  9. #9

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Só pode ser brincadeira isso, cara é contratado para um trabalho que ele não sabe fazer e vem aqui perguntar!!!!! Desiste do trabalho não faça o que você não sabe e principalmente não faça a pessoa que te contratou perder dinheiro......
    Cara você ta nesse fórum para ajudar ou para fazer peso, se não tem nada para falar de util não fale.

    e fui contratado pela larga experiencia na área a e boas referencia e fortes e estou aqui para sugestões e conselhos................agora de você dispenso mente pequena.

  10. #10

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Com planos de até 15mb e entregar essa banda com qualidade, acredito que só Cambium mesmo. E com 10 a 20 mil, só dá pra estruturar uma torre. Os rádios AP são bem caro.

  11. #11

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Só pra acrescentar o que os amigos ja disseram e experiência q tenho em wireless desde 2006, não da pra entregar 15 mega não e vc diz que sabe q da pra entregar 15 mega sim. Como??com 5 clientes por radio? Dizem que com Cambium da, mas é 15 a 20 clientes no radio e olhe la. O problema é que pra pra usar cambium, são mais de 20 mil reais por torre pra 4 setores de 90 graus, fora outros custos e o custo da CPE de mais de 500 reais por cliente. Ainda tem os backbones, ponto a ponto pra segurar o tráfego e toda estrutura em si se roteamento e links.

  12. #12

    Padrão Re: Criando Provedor.

    chefe n começa querendo colocar os pés pela cabeça ..... segue ai ... pode fazer teu projeto todo mikrotik ...dos ptp aos ap
    PTP 30 km: ANTENA 30 DBI , ~650 reais + rb 912 450 reais
    PTP 7 KM ANTENA 25 DBI ~450 REAIS + rb 912 450 reais

    AP : RB 912 450 REAIS + PAINEIL MIMO 20 DBI 120 GRAUS ..UBNT :750 REAIS
    faz a conta de quantas unidades vai precisar , e ver se cabe no orçamento....
    teu equipamentos vao funcionar blz trabalhando com nv2 da mikrotik , sabendo configurar, o ping vai ser 0 ms 1 ms no maximo... tanto no cliente como no ptp...rb 912 vai atender cliente até 5 km com -70 ....pra se ter ideia...
    outra , teu enlace de 30 km a rb 912 da conta , pois tenho um aki e o ping é 2 ms sem visada ...pra trabalhar com nv2 , use nos clientes sxt pois nunca vai da dor de cabeça parando ...vc so vai receber o didim no final do mes do cliente rs
    em questao de entregar 15 mb ou outras velocidades superiores , relaxa , pois dificilmente o cliente vai usar a banda toda , o que vc tem q olhar é o processamento do radio, rb 912 passa 180 mb ,isso bem configurado .. ela é 600 mhz e tem a net metal com 2 wat e é 720 mhz.... aumenta o preço um poko , mais e poderosa chefe

  13. #13

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Primeira vez aqui no fórum que vejo alguém dizer que tem rádio sem visada e funcionando 100%.

  14. #14

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Citação Postado originalmente por invistanet Ver Post
    chefe n começa querendo colocar os pés pela cabeça ..... segue ai ... pode fazer teu projeto todo mikrotik ...dos ptp aos ap
    PTP 30 km: ANTENA 30 DBI , ~650 reais + rb 912 450 reais
    PTP 7 KM ANTENA 25 DBI ~450 REAIS + rb 912 450 reais

    AP : RB 912 450 REAIS + PAINEIL MIMO 20 DBI 120 GRAUS ..UBNT :750 REAIS
    faz a conta de quantas unidades vai precisar , e ver se cabe no orçamento....
    teu equipamentos vao funcionar blz trabalhando com nv2 da mikrotik , sabendo configurar, o ping vai ser 0 ms 1 ms no maximo... tanto no cliente como no ptp...rb 912 vai atender cliente até 5 km com -70 ....pra se ter ideia...
    outra , teu enlace de 30 km a rb 912 da conta , pois tenho um aki e o ping é 2 ms sem visada ...pra trabalhar com nv2 , use nos clientes sxt pois nunca vai da dor de cabeça parando ...vc so vai receber o didim no final do mes do cliente rs
    em questao de entregar 15 mb ou outras velocidades superiores , relaxa , pois dificilmente o cliente vai usar a banda toda , o que vc tem q olhar é o processamento do radio, rb 912 passa 180 mb ,isso bem configurado .. ela é 600 mhz e tem a net metal com 2 wat e é 720 mhz.... aumenta o preço um poko , mais e poderosa chefe

    Cada cliente adicionado no setor, reduz a capacidade maxima disponivel. Onde um setor Mikrotik consegue passar 180mega?? Quero imagens! Me mostre um setor com 20 a 30 clientes, e isso é pouco, passando 180 mega! Um setor passando 60 mega com 30 clientes, vc tá no lucro! PTP sem visada 2ms de ping...? Conta outra!

  15. #15
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Kkkkk só pra lembrar que protocolo nv2 acrescenta alguns ms no Ping agora ptp sem visada complica hem

  16. #16

    Padrão Re: Criando Provedor.

    Citação Postado originalmente por invistanet Ver Post
    chefe n começa querendo colocar os pés pela cabeça ..... segue ai ... pode fazer teu projeto todo mikrotik ...dos ptp aos ap
    PTP 30 km: ANTENA 30 DBI , ~650 reais + rb 912 450 reais
    PTP 7 KM ANTENA 25 DBI ~450 REAIS + rb 912 450 reais

    AP : RB 912 450 REAIS + PAINEIL MIMO 20 DBI 120 GRAUS ..UBNT :750 REAIS
    faz a conta de quantas unidades vai precisar , e ver se cabe no orçamento....
    teu equipamentos vao funcionar blz trabalhando com nv2 da mikrotik , sabendo configurar, o ping vai ser 0 ms 1 ms no maximo... tanto no cliente como no ptp...rb 912 vai atender cliente até 5 km com -70 ....pra se ter ideia...
    outra , teu enlace de 30 km a rb 912 da conta , pois tenho um aki e o ping é 2 ms sem visada ...pra trabalhar com nv2 , use nos clientes sxt pois nunca vai da dor de cabeça parando ...vc so vai receber o didim no final do mes do cliente rs
    em questao de entregar 15 mb ou outras velocidades superiores , relaxa , pois dificilmente o cliente vai usar a banda toda , o que vc tem q olhar é o processamento do radio, rb 912 passa 180 mb ,isso bem configurado .. ela é 600 mhz e tem a net metal com 2 wat e é 720 mhz.... aumenta o preço um poko , mais e poderosa chefe
    Se não domina o assunto, não atrapalhe passando informações errôneas.