+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    Amigos, tenho aqui um trecho em fibra de 3Km,com conversor tp-link (Gigabit) nas duas pontas e quero testar a sua capacidade de trafego.
    como posso fazer esse teste?

  2. #2

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    Btest dá Mikrotik ou passa Otdr nela

  3. #3

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Btest dá Mikrotik ou passa Otdr nela
    Olá Ronei, estou apenas com uma rb 750...não teria uma forma de testar a capacidade de banda utilizando apenas computador?

  4. #4

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    Seria do PC com porta giga, mas essa RB não vai dar

  5. #5

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    No Caso, O PC teria que instalar o MK?

  6. #6

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    O btest. Baixa ele no site da Mikrotik. Mas só vai testar ate o limite dá RB

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    Olha fibra nem tem o que testar capacidade de trafego se a potencia da luz esta dentro do padrão dos gbic ou conversor não tem como não dar 1gb ou 10gb

  8. #8

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    Se o teste for entre dois PCs, utilize o IPERF, muito bom para teste UDP/TCP

  9. #9

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    obrigado a todos, mas para realizar um teste de 1Gbps de trafego pelo btest, qual RB posso comprar? não basta ela ter portas /1000 mas tem que ter processador tambem.

  10. #10

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    vc n vai conseguir testar a capacidade da fibra, vc só vai conseguir testar a capacidade dos conversores

  11. #11

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    Citação Postado originalmente por fllaviocorreia Ver Post
    vc n vai conseguir testar a capacidade da fibra, vc só vai conseguir testar a capacidade dos conversores
    Verdade.. pois a fibra em si acho que não tem limites....a responsabilidade de entrega estão nos ativos.

  12. #12

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Olha fibra nem tem o que testar capacidade de trafego se a potencia da luz esta dentro do padrão dos gbic ou conversor não tem como não dar 1gb ou 10gb
    quando vc fala potencia de luz, me despertou agora a curiosidade de entender melhor. o que devo considerar de padrão na hora de comprar a fibra e os conversores?

  13. #13

    Padrão Re: Como Testar a Capacidade de Trafego de uma fibra em um trecho de 3km?

    Para testar a fibra, meio físico, é saber se a perda nesse meio está dentro do aceitável.
    A fibra em si tem uma perda por km, cada frequência tem uma perda diferente. descubra o quanto é no modelo que você tem instalado.
    Pegue uma fonte de luz fixa e ligue com um cord em um power meter, você terá ali a potência de transmissão da sua fonte de luz, agora faça o calculo diminuindo da potência de transmissão as perdas com a distância na fibra.
    Cada acoplador/cord/emenda, etc, tem uma perda.
    Faça a conta:
    Fonte de luz - Perda na distância - Perda acopladores - Perda cords - Perda soldas = Potência final
    Ou seja, se você colocar essa fonte de luz em uma ponta da fibra e ir la na outra com o power meter, tem que ser bem similar ao que você teve re resultado em seus cálculos.
    Lembrando que a cada 3dB é metade ou o dobro..

    Agora, para testar os ativos nas pontas, você pode usar como citado Btest, Iperf, Jperf, mas isso só vai testar os equipamentos e não tem nada a ver com o meio físico.
    Se você colocar GBIC 10Gb em cada ponta e o equipamento aguentar o tranco... tem que dar 10Gb.
    O record de transferência hoje em uma única fibra optica usando somente um feixe de laser é de 43Tbps sendo que usando vários feixes de luz chega a 1 Petabit/s.

    Fonte: http://newatlas.com/dtu-world-record...-43tbps/33214/