+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    boa noite, posso ligar 2 sxt com uma fonte de 12v 5a numa regua poe, nas portas lan da regua poe, sairia os cabos direto da rb 750.

    essa fonte aguenta as 2 sxt?
    teria como ligar tbm essa rb na regua poe?

  2. #2

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    sim dependendo do tamanho do cabo de rede.

  3. #3

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    Mas a RB não aceita põe, vi um vídeo no YouTube, um cara fazendo um humor na RB 750 , transformando todas as portas em põe.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    Como consumidor uso régua POE de 4 portas, funciona sem problemas; mas tem dois detalhes, o plug P4 é no máximo 2A contínuos podendo chegar a 3A conforme o fabricante. Cabo de rede se tiver mais de 5 metros pode não funcionar que preste onde no meu caso apesar de ter 15 metros, só foi bem a partir de 18 volts.

  5. #5

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    Soldar fio unindo todos os pinos 4 e 5 no positivo, e 7 e 8 no negativo, é uma das coisas mais simples/básicas a fazer com soldador.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         routerbot-v3-poe-rj45.jpg
Visualizações:	289
Tamanho: 	1,76 MB
ID:      	66565

    Mas se nunca mexeu com nada, melhor não começar logo com isso, usa por enquanto um splitter POE na entrada da RB750, o de cima na foto no anúncio:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-splitter--_JM

    Se ainda não comprou a fonte, EVITE usar 12V com POE, isso é pra CPE doméstica com cabo curto (10m), pra coisa mais longa tipo 20m (Torre com menos que isso serve pra algo?) é melhor pegar fonte 24V, e como SXT mal chega em 8W, e a RB750 mas chega em 7W, falamos em uns 23W de pico, é menos de 1A em 24V, então uma fonte 24V 2A trabalhará com folga (Carga equivalente a pouco menos de 50% da capacidade).

    Mas também pode ser 18V 2,5A, mais fácil encontrar a venda talvez. Isso são 2 modelos de equiptos que trabalham de 10 a 28V, o termo "a" no meio quer dizer que pode usar QUALQUER tensão entre 10 e 28V, seja 12V, 15V, 18V, 22V, 24V, etc. Qualquer uma. Todo modulo regulador de tensão nos aparelhos tem um range de trabalho (Digamos 8-14V) e nunca uma tensão exata (Que na prática nunca existirá, 99% das fontes 12V terão 11,97V ou 12,02V).

  6. #6

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    boa noite, consegui uma fonte de notebook, de 19v 3,42A, posso usar na régua Poe para alimentar as 2 sxt ?

  7. #7

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    Se 19 está entre 10 e 28, serve pela tensão.

    Se a fonte tem 65W de potência (19*3,42) e cada SXT mal consome 8W, também serve em matéria de potência.

  8. #8

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    Amigo, Rubem... uma fonte de notebook possui uma qualidade superior em relação as fontes comuns que acompanham os rádios, por exemplo, um NanoStation M5?

    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    A fonte original nos NS M5 acho que tem 12W, pra um equipto de 8W de pico e 6-7W de média, então a fonte trabalha com só 67% de carga nos picos, e talvez 55% na média, nesse uso terá ripple bem baixo.

    Fonte de notebook, se for boa vai ter o mesmo ripple (O consumo percentual cai, mas abaixo de 20% não costuma ser melhor que lá pelos 25% de carga, ou seja, consumir 7W de uma fonte de 65W costumam dar mais ripple que consumir 20W dessa fonte, questão de ver o percentual da potência máxima que isso representa), então não é questão de ser boa, uma fonte 19V 1,2A de netbook vai ficar ok num NS M5, mas uma fonte 19V 4,5A pra um NS Loco M5 é exagero, o consumo representa um percentual tão baixo da potência máxima que vai é ter MAIS ripple que uma fonte genérica 18V 1A de R$ 15!

    Consumo ideal é entre 30 e 70% da capacidade máxima da fonte, fora disso vai ter sempre mais ripple (Ou 20 e 80% em fontes muito boas, tipo Delta)

    (E fonte genérica de notebook não conta, aquelas universais baratinhas são bem pobres, tem filtragem simples na saída, não dá pra confiar. Já fonte original, como não tem ventilação eu não usaria com mais que 50 ou 55% de carga na média, sem ventilação a tendência é capacitor durar menos (7 ao invés de 9 anos))

    Tava carregando um material solar num caminhão agora e me toquei disso, o caminhão vazio, levando só uns painéis, baterias e rádios, pesando 400kg, não dá peso, o troço vai pulando pra caramba pelas estradas de chão. Já com umas 15 toneladas de carga o caminhão não pula, vai bem. Acima das 25 toneladas já começa a ser exagero, pesa muito pro motor, hora que chacoalha demora pra parar, enfim, também tem um range bom pra carga não chacoalhar demais (Ter ripple na tensão), tipo 20 a 70% da capacidade nominal de carga do caminhão, seja lá qual for a capacidade dele.

  10. #10

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    Obrigado por responder, amigo Rubem... Tenho um carregador de notebook Dell que queimou a placa mãe...

    Agora com relação a uma fonte nobreak de 24volts x 7A... quantos NanoStaion M5 posso ligar nela sem comprometer a segurança?

    Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    Deixa ver, seria algo consumindo na média 3,5A em 24V, que seria 84W.

    Isso dá uns 13 ou 14 NS M5 (Depende do processamento, se ficar com pouco uso da CPU uns 13, se a CPU ficar em alto uso seria bom só 11. O AirOS não exibe uso de CPU igual Mikrotik, mas os chipsets são os mesmos, a CPU vai a 50 ou 60% de uso fácil se tiver muito tráfego ou muito cliente).

    NS Loco M5 consome uns 2W a menos na média, seriam 2 a mais.

    Mas se colocar 15, e a fonte tiver ventilação, tá tranquilo, não vai ter picos de 8W de consumo em todos ao mesmo tempo, duvido que com 15 passe de 110W.

    Só quero ver caber mais que 6 numa torre. E 6 deles (6*8=48W de picos, 6x6=36W de média) em fonte 24V 2A não dá, mas 24V 3A (72W) já fica folgado, dá tranquilo.

    Os defeitos nesses nobreaks DC vão aparecer independente de consumo, tá mais pra problema elétrico bem na hora que eles estão quentes, nenhum vai durar uma década se não tiver aterramento, filtragem, ou uma rede elétrica naturalmente mais limpa que a média.

  12. #12

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    Amigo Rubem, o que você recomenda em matéria de alimentação de aparelhos em torre? Ouço tanto falar de problemas em fontes da Volt e da CCN que até desanimo e continuo usando a fonte original dos aparelhos, seja ubnt ou Intelbras... mas com isso, o espaço acaba ficando apertado pra tanta fonte poe...

    Em matéria de alimentação contínua de 24V x 7A, qual marca confiável de fonte nobreak ou esquema de alimentação você recomenda?

    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    O pouco que gostei de usar foi os da VA, são abertos, dá pra ver as 2 partes separadas, dá pra ventilar fácil, tem modelo de 7A que manda 6A pra carga das baterias (Perfeito pra baterias de 60Ah), enquanto outros de 7A mandam míseros 0,8A pras baterias (Ou seja, só serve pra baterias de 7 a 10Ah). Volt é tão cara que sempre que passo os preços ninguém quer, no passado reparei umas 3 ou 4 que deram problema em poucos meses, era circuito simples.

    Mas as VA eram bem mais baratas no passado, hoje já estão com preço chegando em CCN e Volt, não sei bem se ainda compensam tanto (Mas eu não compraria Volt ou CCN mais caras não, nunca vi nada que valesse a pena, exceto acabamento, que pra um troço que vai ficar trancado dentro de um quartinho é completamente irrelevante).

    Também usei uma FonteSeg, são aquelas baratinhas sem marca do ML, veio com lacre então não abri, e ainda não pifou pra eu ver o tipo de circuito, acho que já tem uns 15 meses que roda 24x7 numa fazenda.

    Mas prefiro mesmo é colocar circuito separado, com carregador e fonte, isolados por diodo, ou então painel solar e fonte (Também isolados via diodo), isso é das poucas coisas que painel solar barato realmente faz economizar eletricidade na conta.

  14. #14

    Padrão Re: fonte de 12v para ligar 2 sxt com regua poe

    Mas Rubem, como seria esse esquema de circuito separado que você comentou? Seria uma fonte (sem ser nobreak) e um carregador de bateria ligado nessa fonte?

    Pode deixar algum link de uma fonte de 24V X7 A e de uma carregador confiáveis, para que possa analisar as características desses produtos?

    O que você acha desses 2 produtos:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-6-amperes-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...4v-180w-7a-_JM

    Abraço.

  15. #15

    Padrão

    Fonte+solar seria isso:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         solar+fonte.jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	81,3 KB
ID:      	66587

    Se o controlador solar faz carga a até 13,8V, ajusta a fonte industrial pra digamos 13V, desse modo assim que tiver mais de 13V na bateria o consumo sairá automaticamente do sistema solar. Hora que acabar a eletricidade você terá 13V nas baterias, que dá nesse caso uns 75 s 80% de carga.

    (Ou num sistema 24V, ajusta a fonte industrial pra 26V)

    Tinha montado sistemas com essas fontes alimentando um controlador de carga, até paralelo a painel fotovoltaico, mas pra funcionar direito tinha que subir a tensão dessas fontes até uns 28V, mas a maioria pelo trimpot mal passam de 26,4 ou 26,5V, ou seja, não servem pra alimentar controlador solar (Se botar só 26V na entrada do controlador, as baterias nunca vão ter 100% de carga, vão ficar em 80% o tempo todo e provavelmente sulfatar em 1 ano e pouco).

    Pra sistema pequeno com baterias 7Ah acho que ainda tem um repetidor de fazenda operando assim, montei ano passado, acho que lá pela metade do ano:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fonte+fonte.jpg
Visualizações:	259
Tamanho: 	67,2 KB
ID:      	66588

    Correto seria usar a fonte na bateria com cerca de 10% da capacidade da bateria, ou seja, fonte de 2A pra bateria de 20Ah, fonte de 4A pra bateria de 40Ah, etc.
    Eu coloquei fonte 24V 1A em 2 baterias de 7Ah, passa de 10% mas mesmo 15 ou 20% ainda não é problema, melhor carregar bateria de 7Ah com fonte de 1,5A do que com fonte de 0,15A (Corrente baixa demais cria desequalização).

    Nesse esquema o consumo sai da fonte com a maior tensão, por isso uma precisa ser ajustada pra uns 0,1V a mais que a outra. Se a fonte que tiver vai só até 26,2V, o jeito é ajustar a outra pra 26,1V, ou fazer isso, com 2 fonte de mesma tensão (Mas pelo menos 13,1V por bateria):

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fonte+fonte+diodos.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	81,5 KB
ID:      	66589

    Explicando: O diodo extra no caminho tem queda de 0,7V (Por isso tem que usar 3 diodos iguais no circuito. Pode ser diodo rápido (Schottkty, queda de 0,3V) mas tem que ser iguais), de modo que pro consumo a tensão vindo da bateria será sempre 0,7V menor que a tensão da outra fonte.

    Porque não usar só 1 fonte? Porque ter que carregar uma bateria E ainda por cima alimentar o circuito é muito consumo pra essas fonte baratas (E eu uso qualquer fonte industrial, sendo aberta e com lataria metálica eu tô usando), nesse circuito está tudo dividido, uma fonte carrega a bateria (Ou a mantém em flutuação) e a outra alimenta os aparelhos.

    O diodo naturalmente tem que aguentar o consumo, se o consumo for de digamos 24W (3 rocket, digamos, 8W cada) isso dá 1A (24W / 24V = 1A), eu não usaria nem diodo de apenas 2A, mas sim de 3A ou mais, porque o diodo esquenta (Dissipa 0,7W na forma de calor).

    (Quando não dá pra usar esses diodos de 6A: https://www.macrovirtual.com.br/comp...n-5406-chipsce , eu passo logo pra ponte retificadora de 25A: https://www.macrovirtual.com.br/comp...c-2510-chipsce , ainda não precisei de mais que 2 ou 3A nesses circuito, até um diodo de 10A serviria mas as vezes os mais potentes são até mais baratos, tem que ver o que tem de componentes perto de cada um, pra mim a Macro é mais perto (1 semana via sedex dos altamente eficientes Correios))


    Hoje prefiro essas gambiarras porque se pifa, pifa só 1 das fontes, se tenho uma reserva ela serve pra qualquer uma das posições (Bateria ou consumo), no caso dos sistemas solares se usar bateria maior (Que aguente umas 20h), de noite você pode verificar a tensão, se baixa de digamos 13V (Ou 26V) quer dizer que a fonte AC queimou ou que acabou a eletricidade, você pode ir lá ver se caiu chave (Ou alguém desligou, é o normal acontecer, criançada de 18-80 anos não aguentar ver algo inteiro que precisa vandalizar) ou se queimou a fonte. E na verdade daria pra colocar mais sistemas em paralelo por precaução, é só isolar com diodos, DC permite isso, é virtualmente ilimitado o número de redundâncias que dá pra colocar.