+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criando provedor do zero!!!

    Olá pessoal boa tarde. Estou montando uma estrutura de internet em um bairro em minha cidade, porém uma área muito carente de internet, aonde nenhuma operado a não ser a OI atende. Porém tive dificuldades de chegar com um link via rádio 5.8 para iniciar o atendimento a essa região. Aí vai a pergunta. Até aonde e legal ou ilegal começar um atendimento e cabeamento no bairro, mediante a não ter nada de documentação legal para comprovar que ali está atuando uma empresa? Qual argumento posso utilizar para empresas ou setor público que me questionar o funcionamento do mesmo? Caso legalizar de imediato e como, seria a certeza do que estou iniciando daria certo? SXT 5.8 lv5 ponto a ponto passando 240mb em 3km para iniciar este projeto com media inicial de 350 cliente é confiável ou não? Pq? Legalização vale a pena, pq, quais custo mensal? Empresa de acessória tiraria todas essas dúvidas? Até pq o custo inicial também não sei. PRECISO DE AJUDA!?

    21 98331-8002 Bruno

  2. #2

    Padrão Re: Criando provedor do zero!!!

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Sim amigo, uma assessoria ou consultoria sanaria e ainda faria tudo isso.
    Recomendo mesmo uma consultoria que cuide depois da sua licença com a Anatel.

  3. #3

    Padrão Re: Criando provedor do zero!!!

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Cara, pelo perfil dele parece que é de Portugal (suposição baseada no perfil dele), então tem Anatel lá? Rsrsrs.
    Sou do Rio de Janeiro

  4. #4

    Padrão Re: Criando provedor do zero!!!

    "Até aonde e legal ou ilegal começar um atendimento e cabeamento no bairro, mediante a não ter nada de documentação legal para comprovar que ali está atuando uma empresa?"

    Não importa se é cabo ou rádio, o simples fato de distribuir, mesmo que de forma gratuita, sua internet já caracteriza crime contra as telecomunicações, e meu amigo, pessoa jurídica não vai presa , alguém tem que assumir a bucha. Não seja louco de cabear postes sem SCM, Projeto apresentado e aprovado na compania elétrica e Homologação para trabalhar nos postes, NR 10 e NR 35 (Vc pode perder sua vida nessa brincadeira).

  5. #5

    Padrão Re: Criando provedor do zero!!!

    Também sou de opinião com os colegas para evitar começar mal e com excesso de gastos e correr o risco de fracassar aconselho uma consultoria de empresas que já actuam nesse ramo de ISP Wireless.

  6. #6

    Padrão Re: Criando provedor do zero!!!

    Eu iniciei demostrando a um colega que sabia o que fazia. Aí atuei com o chapéu dele, e todos os contratos estavam em nome dele. Depois migrei os clientes pra mim.

  7. #7

    Padrão Re: Criando provedor do zero!!!

    A sequencia é essa amigo:
    1 - Abrir empresa Simples na forma LIMITADA ( Não serve MEI)
    2 - Contratar consultoria para o processo de SCM onde irão te ajudar na documentação.
    3 - Registrar sua empresa no CREA regional e contratar engenheiro para assinar por ela
    4 - Tirar varias certidões de Nada Consta no âmbito Municipal, Estadual e Federal (de posse disso pode dar entrada com a papelada na ANATEL para obtenção da Licença SCM)
    5 - Após sair SCM pode contratar consultoria para fazer o projeto de compartilhamento de postes - tem uma quantidade minima que depende da concessionária e os valores tambem sao variados. Em MG por volta dos R$7,50 por poste minimo de 180 postes.
    6 - Após aprovado pode lançar cabo. Muitas concessionárias não aceitam rede cabeada UTP com 170v no cabo
    e é isso

  8. #8

    Padrão Re: Criando provedor do zero!!!

    Com 80 clientes ja pode começar a pensar em legalizar.
    Que tudo vai dar certo!