+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Pessoal, boa noite.. tenho usado um bullet 2 como AP usando uma Omini de 15DB e nos clientes uso placas PCBA.. enfim,, tenho 7 clientes nesta rede, e os clientes com até 2MB cada.. no geral estamos passando um total de 14 Mb se todos estivessem ligados ao mesmo tempo.
    Sinto que quando tenho mais da metade dos clientes usando, eles reclamam de lentidão abaixo de 2Mb.

    Minha dúvida é .. : Quantos Mb consigo passar em um Bullet 2 / e no Bullet M2 e no Bullet M2HP ?

    Preciso colocar mais clientes, mas estou sentindo que o Bullet 2 não esta aguentando a demanda.

    Existe uma quantidade em MB que cada um dos modelos acima consegue entregar no máximo ?
    Ou uma quantidade de Pacotes em que eu possa me basear para definir qual o hardware melhor para colocar como AP ?

    Obrigado e boa noite..

  2. #2

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    da uma olhada na instalação, configuração, faça uma varredura veja se tem muitas redes no seu canal, confira o sinal dos clientes, veja se estão bons e mais ou menos no mesmo nivel.
    posta as configurações ai, do ap e de cliente.

  3. #3

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Olá Icesargc,, não tenho problemas com meus clientes no sentido do sinal, estão todos com sinal bom de -40 a -50 mais ou menos..
    Minha dúvida realmente é que, não sei se o Bullet2 é capaz de transferir mais de 10Mb em simultaneo em banda B, como ja vendi 14Mb, meus clientes as vezes reclamam de lentidão. Então acho que o bullet2 não esta sendo capaz de passar mais. Entendeu ?

  4. #4

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Em modo B o data rate é 11Mbps. Mas por ser um modo de 17 anos atrás, não foi feito pra muita coisa, em PTP tem quem diga que trafegou 5Mbps neles.

    Mas eu nunca vi B trafego muito mais que 4 a 4,5Mbps!

    Sempre lembra que data rate não tem relação com throughput real. Data rate é o peso do caminhão dos correios, e o throughput é as cartas dentro de um malote dentro do caminhão (Digamos 2 toneladas em cartas e encomendas), o peso da carga útil (Encomendas e cartas) talvez será metade do peso total do pacote (Caminhão+combustível+motorista+malotes e caixas de encomendas).

    Na real todo modo IEEE terá throughput equivalente a praticamente metade do data rate. Se usar o data rate de 5,5Mbps em modo B, duvido que trafegue mais de 2Mbps.

    Mas tem outra coisa: 4Mbps em PTP é mais fácil de ter do que 3Mbps em PTMP!

    PTMP usa muito o chipset de RF, há muito tráfego de pacotes de sincronia e cia SEM ter dados do usuário nele, geralmente em PTMP você consegue 60 a 70% do que consegue num PTP! Ter que lidar com 1 contraparte é MUITO mais leve (Em matéria de uso de processador) do que ter que lidar com 10 contrapartes (10 clientes).

    Lembra que chipset de equipamento de rede é um processador extremamente básico, capacidade bem baixa, os equiptos apenas B/G tipo Bullet tem processadores antigassos de 175MHz, os equiptos que suportam N geralmente tem 400MHz ou mais, fora a quantidade de Ram (Quanto mais moderno o equipto, mais Ram tem). O firmware é só um sistema operacional, não tem como nenhum firmware fazer milagres num hardware 175MHz com 16MB de Ram, não dá pra chegar NEM NOS PÉS de um hardware mais novo com 400MHz e 64MB de Ram.

    Então não conte com muito mais que 3-4Mbps em PTMP em modo B.

    Se partir pra modo G, se usar o data rate de 18Mbps poderá usar os mesmos sinais baixos do modo B, mas o throughput médio é bem maior, 10Mbps em PTP, ou uns 6-7Mbps em PTMP com meia duzia de clientes (6-7Mbps agregado, não por cliente!).

    Em modo G se passar pra 24Mbps dá pra sonhar com 10Mbps agregado.

    Vender planos de 1Mbps em modo B já é arriscado, dá pra meia duzia de clientes, ou talvez 10 clientes pacatos (Gente que paga mas não consome, que só usa texto no whatsapp, ou seja, só usa média de 100-150kbps).

    Vender planos de 14Mbps exige dupla-polarização, porque G até chega em 22Mbps em PTP (Data rate de 48-54Mbps), mas pra ter 14Mbps em PTMP é quase impossível! Os hardwares antigos não tem capacidade pra isso! E se for comprar hardware mais novo, tem que partir pra modo N, mas nem ele permite digamos 28Mbps (2 clientes de 14Mbps com tráfego alto).

    Se fala em 14Mbps agregado, vai ter que usar N em MCS3 (26Mbps), ou G em data rate de 24Mbps, esses data rates exigem sinal baixo tipo -70dBm no mínimo (Mais que -70 é -69, -68, -67, etc), ou seja, funciona na mesma merda de sinal que modo B funciona.

    Modo B é antigo pra cacete, é dos tempos que nem ADSL tinha mais que 512kbps na maior parte do mundo (No Brasil mal tinha ADSL de 256kbps em 2000), não adianta ter sinal maior que -60dBm, ele simplesmente não terá throughput maior que uns 4 a 4,5Mbps com só 1 cliente trafegando algo, mas o agregado com muita gente navegando ao mesmo tempo não vai dar 4Mbps! O limite é do tipo de pacote e empacotamento usado, nem um chipset mais poderoso consegue melhorar isso, se quer rede melhor vai ter que usar modo G com data rate de 24Mbps.

    (E não adianta ter sinal tipo -50dBm quando o gargalo é o padrão extremamente antigo! Modo G já é velho pra caramba, eu não arriscaria mais que 2Mbps por cliente (Talvez 3Mbps se operasse com dupla-polarização), porque também é padrão antigo que gasta processamento e banda sem passar muito throughput (Comparado a N), o gargalo não será capacidade de processamento, nem potência (Não adianta usar nada com HP no nome), e sim o tipo de processamento que um padrão antigo existe (Tenta rodar o Windows XP num i5 moderno pra ver se terá boot rápido ou coisa assim. Vai ser mais lento que num sistema operacional moderno).

  5. #5

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Olá Rubem, obrigado por suas colocações.. achei muito bem elaboradas e com um alto grau de exemplos práticos verdadeiros.
    Eu sempre lia mas acreditava que em banda B passava-se pelo menos 10MB.. sempre achei que DataReate era igual ao Throughput. Enfim.. talvez em PTP chegue próximo,, mas no meu caso PTMP não vai chegar nunca em 10MB.

    Com base em suas respostas, agora entendo o porque alguns clientes estão reclamando de lentidão, pois afinal em um momento de pico.. o bullet ta tentando trafegar 14Mb e só deve estar saindo no máximo 6mb.

    Hoje fiz um teste como sendo um cliente diretamente ligado via wireless neste bullet2 em questão, só que sem controle de banda.. era um momento baixo do dia e não tinha praticamente ninguem navegando.. cheguei na marca dos 5.6Mb em banda B. Por ai, ja imaginamos que não vai passar mais do que isso.

    Então para melhorar meus clientes, vou melhorar o hardware para um Bullet M2 pelo menos, e em banda G, e vou colocar uns 3, um pra cada lado , dividindo os clientes por radio. Assim não exigindo muito de um unico bullet, ja que meus planos vendidos são de 2Mb ou 1Mb.

    Acho que assim devo resolver o caso.

    Mas mesmo colocando mais bullets, estou passando tudo por um enlace ptp feito com uma airgrid M5 de 23db nas duas pontas.. aí fica minha dúvida, será que meu ptp esta suportando também passar esses 14Mb ?
    Segue o print do CCQ e do DataRate do link neste momento.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_1.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	16,7 KB
ID:      	66668

    Fica a pergunta.. será que pela imagem, como mostra o mínimo de 54Mb de transferência estou conseguindo na prática passar pelo menos 20Mb ?

    Não sei se a imagem de cima vai aparecer,, estou postando de outra forma aqui : http://prntscr.com/ewzu9c

    Obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Tá certo isso? -79dBm de sinal é pra lá de ruim, é péssimo, terrível, horrível, ruim pra caramba!

    Tem que melhorar esse sinal! -70dBm (9dBm a mais) dá pra 20Mbps half-duplex tranquilo, mas -79dBm sei lá se passa 10Mbps sem comprometer o ping (Testar sempre ping -l 1400, -l de large, e 1400 de 1400 bytes de tamanho do pacote. Evite ping comum (32 ou 64 bytes)).

    Com sinal tão ruim é milagre que ainda fique conectado.

  7. #7

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Oi Rubem, tavez eu esteja enganado.. mas depois que montei esse link, nunca tive problemas de quedas,, realmente nunca caiu.. entendo que preciso de pelo menos -70 vou tentar ajudar o maximo para chegar la.
    Não entendi essa parte do Ping.. (ping -l 1400, -l de large, e 1400 de 1400 bytes), sempre faço os testes de ping pelo Command e para este enlace na outra ponto meu ping foi sempre de 2ms a 3ms.. penso eu que esta bom, não esta ?

  8. #8

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Sobre o ping:

    C:\Users\Usuario>ping 200.221.2.45

    Disparando 200.221.2.45 com 32 bytes de dados:
    Resposta de 200.221.2.45: bytes=32 tempo=92ms TTL=55
    Resposta de 200.221.2.45: bytes=32 tempo=91ms TTL=55
    Resposta de 200.221.2.45: bytes=32 tempo=98ms TTL=55
    Resposta de 200.221.2.45: bytes=32 tempo=89ms TTL=55
    Agora compara:

    C:\Users\Usuario>ping 200.221.2.45 -l 1470

    Disparando 200.221.2.45 com 1470 bytes de dados:
    Resposta de 200.221.2.45: bytes=1470 tempo=126ms TTL=55
    Resposta de 200.221.2.45: bytes=1470 tempo=135ms TTL=55
    Resposta de 200.221.2.45: bytes=1470 tempo=126ms TTL=55
    Resposta de 200.221.2.45: bytes=1470 tempo=135ms TTL=55

    O ping normal tem 32 bytes, é um pacote pequeno. Mas nenhum software usa pacote tão pequeno, o navegador abre páginas usando pacotes no limite do MTU, no meu caso o MTU é 1472 então usará pacotes de 1472 bytes de tamanho, noutros casos o MTU na rede é de 1500 bytes. Só pacotes pequenos tipo a verificação de internet do Windows é feita com 60-80 bytes, verificação de conexão do WhatsApp também, mas 99% do que trafega na web tem pacotes de muito mais de 1000 bytes, então tem que fazer ping com pacote grande.

    Teria que ver também qual o ping (Com 1400 bytes) quando tem alto tráfego pelo PTP, porque 1 cliente abrindo um vídeo grande pode tornar a internet de outro cliente extremamente lenta nessa hora, não por consumir muita banda, mas por aumentar demais o tempo que leva pra cada pacote trafegar.
    (Isso também aparece no CCQ quando há tráfego. Com sinal ruim o CCQ fica bom quando não tem tráfego, mas hora que tem uns 10Mbos de tráfego ele cai, por isso não adianta muito olhar CCQ em momento sem tráfego)

    Se o sinal fica mesmo em -79dBm, é um milagre que a conexão não caia! O normal é baixar automaticamente o data rate (Exceto se você o fixar manualmente num valor baixo), mas com sinal tão baixo geralmente cai a conexão sem baixar o data rate, digo, cai e reconecta (Alias, qual o tempo de conexão no setup? Se for de dias, tá com muita sorte! Se for minutos ou horas, então realmente as vezes a conexão cai, cliente doméstico nem percebe essas quedas de conexão porque não usa conexão de velocidade constante, só rajadas).

  9. #9

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Legal Rubem,, tenho aprendido muito.. melhorei meu sinal de -75 que estava para -65 no PTP.. entretanto ainda ficou uma dúvida referente a DataRate e Throutput:

    Eu entendo que o DataRate seria a velocidade possível entre os PTP e o throutput seria a velocidade conseguida.. ou seja, ta certo eu pensar que se uma antena estivesse de frente pra outra com uma diferença de 1metro, eu teria total qualidade CCQ/Sinal , então eu conseguiria transferir em 150mbps ou não ? Ou mesmo ela tenho 100% de sinal entre os PTP, porém tendo um fluxo de 10 clientes acessando a saída do PTP , 150mpbs seria impossível, em função do processamento das Airgrid ?

    Entendeu, ? Tipo, pergunta básica, porque a Ubiquit permite um datarate de 150mbps se não mostra que pode transferir isso, mesmo que pra um unico cliente apenas..

  10. #10

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Na verdade o data rate é o total de dados trafegando, nesse total entra criptografia, pacotes de sincronia, pacotes de requisição, respostas de requisições, enfim, tem um munto de informações. O throughput é a parte de pacotes TCP/IP encapsulados lá dentro dos pacotes wifi.

    Em wifi o throughput dá arredondando cerca de metade do data rate.
    Em rede ethernet ou fibra o throughput será praticamente 99% do data rate.

    O problema de wifi é que se você não fizer um monte de checagens pra trocar chaves de criptografia, a rede é facilmente clonada ou os pacotes são capturados, por isso há MUITO dado sendo trocado entre AP e estação, pra cada byte de dados do cliente terá mais um byte de sincronia, criptografia e checagens de segurança.


    Eu gosto de usar o exemplo do caminhão dos Correios por isso, cada carta escrita a mão pesa 3 gramas, mas há um envelope de mais 3 gramas ao redor de cada carta, os Correios juntam 500 cartas num malote que pesa uns 5kg, a carroceria do caminhão pesa uns 3700kg, o caminhão mais uns 4500kg, chega fácil em 15 a 20 toneladas sendo que as cartas em si pesam 2 toneladas no máximo, o resto do peso é tudo questão de segurança e endereçamento. O pacote TCP/IP que sai do programa no computador do cliente seria essa carta, sai envelopado do computador, recebe algum dado extra no roteador (A agência de Correios), mas é na conexão via wifi que a eficiência é menor, porque nessa etapa do processo você poderia facilmente capturar dados dos seus vizinhos, não ter criptografica pesada em wifi seria como se os Correios transportassem as cartas num carroceria aberta, em velocidade baixa de modo que qualquer um pudesse pegar uma carta, tirar um foto, e colocar de volta na carroceria.

    (Mesmo wifi sem senha encripta cada pacote. A senha é só o início da comunicação, mas existem chaves de segurança diferentes entre cada cliente de um mesmo AP, seja com ou sem senha na rede. E ter PPPoE acrescenta ainda mais uma camada de criptografia nos pacotes, mas cada criptografia extra aumenta o tamanho do pacote, se o computador manda um pacote de 1400 bytes, vai virar 1428B depois do discador na CPE, e na etapa de RF vai exigir um pedido de conexão de 64 bytes, uma resposta de tamanho igual, e aí vai começar a transmitir o pacote, vai haver um checksum pra conferir se os dados foram lidos certos, isso gasta praticamente o equivalente a 1/3 do pacote, e pra finalizar a conexão mais um pacote de 64B pra finalizar. No geral vai usar uns 2700 bytes pra transferir com segurança um pacote de 1400 bytes.

    (Em rede cabeada não tem como "grampear" o cabo pra ir capturando os pacotes (O "grampo" ia causar erros de leitura) então cabo não tem tanta criptografia porque não tem como roubar os dados no meio do caminho, ia usar 1450 bytes pra transferir um pacote de 1400 bytes)

    É bobeira informar o data rate ao invés do throguhput? É. Mas não é só wifi que faz isso, HDD's e memórias Ram também informam o data rate (Sata 3 de 6Gbps, é só data rate, o throughput real mal vai dar 1/3 disso no uso comum), alias, o padrão USB também (USB 2.0 tem data rate de 480MB/s, todo produto USB fala nisso, mas na real a maioria mal trafega 10% disso!). Quem foge a regra HOJE é ethernet, que dá 99Mbps em rede cujo data rate é 100Mbps. Mas até gigabit em aparelhos mais básicos não trafega mais que 600Mbps, hoje gigabit ainda é meio novo pros chipsets baratos, mas ethernet 100M já é bem difundido então mesmo chipset barato trafega velocidade máxima hoje (Não em 2001, a 15 anos atrás o que mais tinha era placa de rede e switch que mal passava 80Mbps). Enfim, quase tudo no mundo tem uma bela diferença entre data rate e throughput, em wifi a propaganda engana mais leigos mas não é exclusividade desse mercado.

  11. #11

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Excelente.. com suas explicações e tb minhas experiências..agora entendo porque o DataRate não bate com o Throutput.. isso realmente cai muito quando falamos de ambiente wifi..

    Com base nisso, tenho uma antena airgrid 23 db, em um PTP, que esta informando DataRate de 120mbps e em testes hoje, passou normal 20mbps.. que a minha linha inicial.. ou seja, em tese e teoricamente, vou conseguir subir esses 20 para uns 40 a 60 no máximo..

    Muito obrigado pelas excelentes explicações..

    Um grande abraço..

  12. #12

    Padrão Re: Quantos MB passa em um Bullet 2 / M2 / 2HP

    Sobre usar data rate des 120Mbps e passar só 20Mbps de throughput, isso significa que na verdade não tem sinal suficiente pra usar esse data rates! E que PROVAVELMENTE vai continuar passando os mesmos 20Mbps (Mas talvez com jitter menor) se reduzir o data rate até uns 52Mbps ou 78Mbps.

    Havendo sinal suficiente, vai passar 45-60% do data rate na forma de throughput. Mas com sinal insuficiente, não tem milagre.

    O sinal suficiente será digamos uns 12 a 25dBm acima da sensibilidade do data rate em uso. O datasheet da a sensibilidade em 20MHz de largura, a 40MHz já te antecido que é uns 2 ou 3dBm a menos, então se a sensibilidade de MCS6 no datasheet do Airgrid é -77dBm, em 40MHz de largura (MCS6 a 40MHz é 120Mbps de data rate) será uns -74 ou -75dBm.

    Ou só uso 20dBm de margem, quanto maior a distância maior a parte, lá pelos 20km já tem que partir pra 25dBm de margem. Enfim, com 20dBm de margem, será 20dBm acima de -75dBm, e -75+20 = -55dBm. Ou seja, o sinal pra ter CCQ bom em MCS6 a 40MHz num Airgrid seria lá pelos -55dBm. Abaixo disso não adianta manter o data rate, a qualidade do sinal cai, com sinal baixo você precisa obrigatoriamente baixar o data rate em uso, perder 10% de um data rate de 78Mbps é melhor que perder 50% de um de 120Mbps.

    (Em PTP de centenas de metros uma margem de 12dBm até funciona, com chuva pior mas no geral fica ok. Só que PTP maior, com 150% da zona de Fresnel comprometido, geralmente dá throughput baixo quando usa margem pequena tipo só 15dbm entre sensibilidade e sinal, os reflexos fora da primeira zona de Fresnel (100% da zona de Fresnel) afetam um pouco o throughput, mas afetam quando o sinal é baixo em relação a sensibilidade)

    E não estranhe o datasheet falar em sensibilidade de -75dnm mas exigir sinal -55dBm pra ficar ok. Nós humanos temos sensibilidade lá por 1 ou 2dB conforme idade, mas só entendemos as palavras de alguém que fale lá pelos 30dB, e se for ambiente mais barulhento (Um ventilador ligado, barulho da rua), só entendemos a maioria das frases (Aqui entra o CCQ, ter CCQ alto equivale a entender todas as palavras que alguém usa quando fala com você) se o som chegar no seu ouvido lá pelos 40dB, porque precisamos uma relação sinal-ruído lá pelos 20dB (Assim como SNR de 20dBm em wifi é o mínimo pra conexão ok), e quando alguém fala em velocidade maior precisamos uma relação sinal-ruído ou uma relação sinal-sensibilidade (Caso de um quarto silencioso a noite) maior que quando alguém fala devagar, aumentar o data rate é como falar mais rápido, se não há margem entre sinal e ruído ou sensibilidade, não adianta nada, a contraparte da conversa não vai entender se você disse não, pão, cão ou vão, vai ter que inferir pelo contexto (Mas wifi não tem como fazer isso).