Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Boa Noite pessoal, estou com um problema a mais de 2 meses e não descubro o que esta causando interferência, meu enlace é de 63km, de um lado RB921 metal + disco 30dbi do outro lado RB921 metal + disco 34dbi, o sinal esta alinhado com nivel de -55 durante o dia só que todo dia a noite por volta das 20h o sinal vai subindo para -60, -70, as vezes -80 e cai e depois volta.

  2. #2

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Tive um problema parecido. E era canal

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnsonpvd Ver Post
    Tive um problema parecido. E era canal
    Ja mudei os canais, qualquer um que coloque acontece a mesma coisa

  4. #4

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Fadding, nessa distancia minimo parabolas 1.2mts e paz somente com 1.8mts

  5. #5

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Também acho, a zona de Fresnel em distância grande varia conforme calor e tal, bolsões de ar quente, poeira, umidade, uma rede elétrica com alto consumo na zona de Fresnel (Esse eu tive várias vezes, num caso um secador de cereais que ligava só as vezes, em outro era consumo residencial que subia todo noite mas em noites frias subia ainda mais (Chuveiros elétricos)).

    Eu nunca topei mexer com mais de 35km por perna porque sempre que mexi tive um monte de probleminhas assim, só onde tinha 2 morros com vale no meio (Portanto uns 300% da zona de Fresnel livre) que foi ok uns 45km, mas trabalhando com 100-120% da zona de Fresnel livre (Em teoria. Eu que não confio em mapa de relevo de jeito nenhum! Erram a altitude com relação a GPS de mão ou smartphone quase sempre em pelo menos 2m) sempre tive dor-de-cabeça acima da casa dos 30km.

  6. #6

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Amigo, posta as coordenadas dos dois pontos por favor e a altura de cada antena nos dois pontos.

  7. #7

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Ponto A Torre 25m

    Ponto B Torre 38m

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	162
Tamanho: 	76,2 KB
ID:      	66677

  8. #8

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Amigo, pelos cálculos a zona de freznel realmente não fica obstruída. Porém devemos considerar que os cálculos não levam em conta a vegetação. Já tive dois problemas parecidos e eram ocasionados por arvores. Durante o dia o sinal ficava bom, na medida em que se a aproximava a noite o sinal começava a piorar até ficar em -79. De dia estava em -58. A noite a humidade do ar e principalmente nevoeiros e cerração causam um efeito de desvanecimento no espectro que já possui uma deficiência no freznel. Tente elevar as antenas dos dois lados mais um pouco para testar. No meu caso só resolvi elevando as antenas nos dois pontos.

  9. #9

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Comprei 2 Airfiber 5U para ver se com elas fica melhor, vou colocar na torre e ver como fica

  10. #10

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Com as antenas de 23dbi dá airfiber vai ter dificuldade até de conectar para alinhar nessa distância

  11. #11

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Seu problema nao será resolvido vom airfiber pois é problema de sinal e nao de throughput.

  12. #12

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Seu problema nao será resolvido vom airfiber pois é problema de sinal e nao de throughput.
    Nao fala besteira, com af5u vai ficar pior ainda, se instalar o af5x a mesma coisa. Ai pra resolver somente com parabolas maior e uma boa zona de fresnel limpo. Pois com 2 1.8mts ele chega facil facil a -38 de sinal fica com um puta margem para trabalhar a noite.

  13. #13

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Também acho, a zona de Fresnel em distância grande varia conforme calor e tal, bolsões de ar quente, poeira, umidade, uma rede elétrica com alto consumo na zona de Fresnel (Esse eu tive várias vezes, num caso um secador de cereais que ligava só as vezes, em outro era consumo residencial que subia todo noite mas em noites frias subia ainda mais (Chuveiros elétricos)).

    Eu nunca topei mexer com mais de 35km por perna porque sempre que mexi tive um monte de probleminhas assim, só onde tinha 2 morros com vale no meio (Portanto uns 300% da zona de Fresnel livre) que foi ok uns 45km, mas trabalhando com 100-120% da zona de Fresnel livre (Em teoria. Eu que não confio em mapa de relevo de jeito nenhum! Erram a altitude com relação a GPS de mão ou smartphone quase sempre em pelo menos 2m) sempre tive dor-de-cabeça acima da casa dos 30km.
    Tenho aqui
    34km
    36km
    38km
    46km
    56km

    Nesse ultimo só tive paz huawei e parabolas de 1.8mts, sinal atual -38 a noite muita vezes chega a -65km porem com esse sinal huawei ainda mantes 512qam ou quase 400mb
    Antes tinha:
    rb912 e dish 34 e muita dor de cabeça durante o dia -54 a noite até -80 em certos momentos
    rb912 e algcom 1.2 sinal dia -44 sinal a noite até -70
    af5-x e algcom 1.2 sinal dia -54 durante a noite -70 a -80
    Lembrando que nao era sempre e nao tinha hora certa para acontecer, oque me faltava era margem de segurança e um radio que nao precisa de tanto sinal para passar banda.

    Hj tenho 200km com huawei e apenas um de justamente 36km me fazendo raiva mas la é provedor fdp usando meus canal "licenciei eles" tivemos até visita da anatel semana passada e nada resolvido.

  14. #14

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Pior que este enlace era divido no meio, ai resolvi desmontar a torre do meio devido a distancia ser muito grande para manutenção , to vendo que a melhor opção montar a torre novamente para dividir o enlace

  15. #15

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Nao pense 2x amigo, quanto de banda voce precisa ai atualmente e futuro proximo?

  16. #16

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Atualmente passando 50mb de boa, futuramente vou precisar subir para 100mb

  17. #17

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Entao usa essa rb em N puro mcs maximo 11 vai ficar bemm mais estavel e passa tranquilo 100mb.
    Pra 50mb nao precisa mais que mcs10

  18. #18

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Valeu JonasMT vou colocar em prática suas dicas e depois digo como ficou, por enquanto obrigado

  19. #19

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Precisar chama ai, eu passava 120mb em 180km 4 enlace de rb912 e dish 34 fiquei nessa uns 2 anos hehe. Oque mais passei foi raiva e madrugada testando configuraçoes.

    Enfim boa sorte ai cheff

  20. #20

    Padrão Re: PTP 63km RB921 de dia sinal -55 mais todo dia a noite sinal sobe e chega ate a cair

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Nao fala besteira, com af5u vai ficar pior ainda, se instalar o af5x a mesma coisa. Ai pra resolver somente com parabolas maior e uma boa zona de fresnel limpo. Pois com 2 1.8mts ele chega facil facil a -38 de sinal fica com um puta margem para trabalhar a noite.
    Amigo, leia corretamente os comentários antes de citar. Eu disse que airfiber vai melhorar alguma coisa???