+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão conexao ao ptt - Ajuda por favor

    Boa tarde pessoal, tudo bem ??

    Tenho uma pequena operadora e vou abordar um pix(datacenter) aqui em sp com fibra ótica para me conectar ao ptt, a e surgiram algumas dúvidas que ninguém parece saber a resposta.

    1- Vamos nos conectar ao PTT através de um PIX aqui em SP, eles vão nos liberar uma porta de 1 GB, tendo em vista que a conexão acontecerá pelo datacenter da empresa em questão, mesmo assim será necessário que tenhamos um AS ?


    2 - Quanto tempo para liberar ?


    3 - Uma vez conectados ao PTT, existe algum outro processo para trocarmos trafego com todos além da tal configuração do BGP ? Existe a necessidade de acordos entre nós e por exemplo o facebook ou o google ? Ou já acontece automático ?? Como funciona ?

    Agradeço desde já

    Demi

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: conexao ao ptt - Ajuda por favor

    respostas

    1) se for na equinix a conexão ja pode ser 10gb e sim tem que ter asn senão nao tem como se conectar ao ptt
    2)liberação pode demorar ate 30 dias
    3)funciona tudo automatico (mas se voce quiser fazer vlans bilaterais com todos e so voce fazer tem operadora grande que usa isto para engenharia de trafego mas eu nunca fis então sou leigo para falar isto)

  3. #3

    Padrão Re: conexao ao ptt - Ajuda por favor

    Ola, boa tarde
    obrigado pela pronta resposta, outra dúvida é em relação a tráfego que não esta no ptt, como funciona ??
    O que mais me preocupa e traz duvidas é em relação ao custo, portanto, se eu fizer um acordo com por exemplo a china telecom, e consumir on final do mês, 100 megas, mais ou menos quanto isto custaria tendo em vista que é tudo ali dentro do pix e ptt ??

    Este acordo é de quantidades fixas ? Ou paga qnt consumir ?

    Obrigado novamente

    Demi

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: conexao ao ptt - Ajuda por favor

    pode fazer de duas formas trafego internacional e alguns sites nacionais mesmo que nao estão no ptt voce tera que comprar um link de alguma operadora nacional,(afinal ptt nao tem tudo )
    agora pra baratear tem hurricane eletric que e bem barato o trafego internacional deles
    mas nunca usei ,de qualquer forma tem que ter uma saida internacional e uma nacional para sites que estão pelo brasil afora .
    mas compensa e muito para um provedor o ptt sp ,alias se nao fosse ele os pequenos estariam mortos ,deveria e dar um jeito de todos que fossem pequenos fossem obrigados a distribuir ptt para quem e pequeno somente cobrando um valor de transporte .
    afinal o ptt e barato mas nao e de graça 100%

  5. #5

    Padrão Re: conexao ao ptt - Ajuda por favor

    Obrigado novamente, agora vou fazer uma pergunta de iniciante, rsrs
    Me disseram que a china por exemplo vai cobrar deste transito internacional, uns 22 reais o Mb, agora vamos supor que ela cobrasse 1 real o Mb, ai fiz as contas, se um cliente assistir um filme localizado fora do ptt, de por exemplo 3Gb, vai dar quase 4 mil reais, rsrsrs, vamos imagina que divide por 10(aquele esquema de dedicado para banda larga), ficaria 400, quer dizer, não faz sentido, aonde estou me perdendo ???

    Obrigado novamente

    Demi

  6. #6

    Padrão Re: conexao ao ptt - Ajuda por favor

    Bom dia pessoal, pra quem ja esta habituado e usa ja ha algum tempo, qual a porcentagem de trafego do ptt-sp levando em conta um link de 100MB, chega a pelo menos uns 60%? Grato pela atenção.

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: conexao ao ptt - Ajuda por favor

    Citação Postado originalmente por Demi Ver Post
    Boa tarde pessoal, tudo bem ??

    Tenho uma pequena operadora e vou abordar um pix(datacenter) aqui em sp com fibra ótica para me conectar ao ptt, a e surgiram algumas dúvidas que ninguém parece saber a resposta.

    1- Vamos nos conectar ao PTT através de um PIX aqui em SP, eles vão nos liberar uma porta de 1 GB, tendo em vista que a conexão acontecerá pelo datacenter da empresa em questão, mesmo assim será necessário que tenhamos um AS ?


    2 - Quanto tempo para liberar ?


    3 - Uma vez conectados ao PTT, existe algum outro processo para trocarmos trafego com todos além da tal configuração do BGP ? Existe a necessidade de acordos entre nós e por exemplo o facebook ou o google ? Ou já acontece automático ?? Como funciona ?

    Agradeço desde já

    Demi
    Vamos la


    VC vai precisar ter seu ASN, basta fazer enviar o formulário para [email protected]
    apos o processo do ASN o qual esta bem demoradinho kkkk vc vai fazer seu cadastro no meu.ix.br e fazer o pedido de porta física compartilhada ou não ai é um processo que vai ser feito pro etapas desde se o pedido for porta física as etapas vai de conexão do pix com ix , alocação de recursos, configuração das sessões de BGP, teste de quarentena, homologação e produção

    se a porta for compartilhada a etapa vai alocação de recursos, configuração das sessões de BGP, teste de quarentena, homologação e produção

    apos isto feito vc já tem a troca de trafego pelo ATM e vc pode solicitar peering com os ANS presente no IX


    é um processo um pouco complexo mais faz de boas


    se precisar de consultoria me chama no skype brunoslack

    abraços

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: conexao ao ptt - Ajuda por favor

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Bom dia pessoal, pra quem ja esta habituado e usa ja ha algum tempo, qual a porcentagem de trafego do ptt-sp levando em conta um link de 100MB, chega a pelo menos uns 60%? Grato pela atenção.

    70% de media quando o google não retira nada do ATM

    aki tenho consumo de transito em 300mb e 700 de PTT
    tenho peering com vários ASN

  9. #9

    Padrão Re: conexao ao ptt - Ajuda por favor

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    70% de media quando o google não retira nada do ATM

    aki tenho consumo de transito em 300mb e 700 de PTT
    tenho peering com vários ASN
    Opa Bruno, voce esta em qual PTT ??? recebi proposta da VIVO para trasporte para PTT-SP, inclusive pegarei o link na switch deles, nesse caso a VIVO será meu proprio PIX correto ou estou falando besteira?

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: conexao ao ptt - Ajuda por favor

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Opa Bruno, voce esta em qual PTT ??? recebi proposta da VIVO para trasporte para PTT-SP, inclusive pegarei o link na switch deles, nesse caso a VIVO será meu proprio PIX correto ou estou falando besteira?
    eu to no PTT-SP o meu PIX é a eletronet

    no seu caso vc vai entrar pelo PIX da Vivo mesmo.
    Sobre seu transito vim pelo PTT é possível, embora eu não recomendo, pois a alta disponibilidade vai pro espaço se vim Transito e troca pelo mesmo cabo