+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Atender Clientes á 30km de distancia - e Atender clientes a 7km de distancia AJUDA

    Olá amigos , quero atender clientes á 7km de distancia e a 30Km de distancia , meu servidor e clientes a 7km altitude de 240m , clientes a 30km 277m , queria saber de quantas torres preciso , preciso de uma no meu servidor é claro e só mais outra na cidade a 30km ? ou preciso de outra para atender os clientes a 7km ? qual altura ideal para funcionar bem ? sobre as antenas , qual seria o ideal , qual antena e qual radio transmissor deveria usar ?
    quem puder ajudar eu agradeço ! XD

    obs : internet de 50mb banda larga .

  2. #2

    Padrão Re: Atender Clientes á 30km de distancia - e Atender clientes a 7km de distancia AJUDA

    Citação Postado originalmente por Lourran Ver Post
    Olá amigos , quero atender clientes á 7km de distancia e a 30Km de distancia , meu servidor e clientes a 7km altitude de 240m , clientes a 30km 277m , queria saber de quantas torres preciso , preciso de uma no meu servidor é claro e só mais outra na cidade a 30km ? ou preciso de outra para atender os clientes a 7km ? qual altura ideal para funcionar bem ? sobre as antenas , qual seria o ideal , qual antena e qual radio transmissor deveria usar ?
    quem puder ajudar eu agradeço ! XD

    obs : internet de 50mb banda larga .
    Citação Postado originalmente por Lourran Ver Post
    queria saber de quantas torres preciso ,
    = Depende da topografia da região! 1? 7? 30? Análise topográfica necessária!

    Citação Postado originalmente por Lourran Ver Post
    qual altura ideal para funcionar bem ?
    10mts? 30mts? 80mts? Análise topográfica e de liberação de fresnel necessárias para determinação!

    Citação Postado originalmente por Lourran Ver Post
    sobre as antenas , qual seria o ideal , qual antena e qual radio transmissor deveria usar ?
    Isso depende do seu tipo de investimento e o protocolo TDMA escolhido para o trabalho... Ubiquiti? Mikrotik? TPLink? Cambium? Vai depender do perfil desejado na sua rede!

    Amigo... não existe receita de bolo! Principalmente no teu caso!
    Isso aí depende de análise de topografia da área, obstrução, fresnel em relação ao relevo, análise de espectro na região.

    Dependendo da topografia você pode ter usar 10 torres em 20km e dependendo da topografia uma única torre em 30km!

    Sugiro que, se você não tem noção nenhuma do propagação em RF, conceitos de visada, fresnel, topografia básica, difração de ondas... Contrate uma consultoria!

  3. #3

    Padrão Re: Atender Clientes á 30km de distancia - e Atender clientes a 7km de distancia AJUDA

    Não sou de desencorajar ninguém...

    Mas no seu caso em particular não tenho como me conter... Você está totalmente por fora do que significa fornecer sinal de internet.
    Digo isso pelas perguntas que você fez. Está totalmente perdido e fora da realidade.

    Minha sugestão é primeiro ler muito os relatos de outros. Por isso a frequência diária ao forum, ler tudo que se posta, mesmo que no momento não pareça ter sentido ou não tenha interesse.
    Saber o que se passa no setor de fornecimento de sinal, os sucessos e fracassos é fundamental para tomar uma decisão.

    A sugestão de uma consultoria é também válida para acelerar o início das atividades. Mas mesmo assim, se o consultor for por um caminho ( e existem várias opções, existem consultores e consultores ), e aquela não seja a melhor para o seu cenário você terá de qualquer modo decidir depois.
    Você precisa ter o dia/dia do provedor nas suas mãos mesmo que tenha pessoas para fazer as coisas. Você precisa entender o que se passa senão vai sempre "comer pela mão dos outros". Por isso é fundamental o aprofundamento no dia a dia de um provedor.

    A minha sugestão é que comece devagar. Instala um rádio e vai fazendo os testes, analisa o comportamento dos seus clientes iniciais e aos poucos vai expandindo. Não se joga na frente do trem logo de início mesmo que tenha os bolsos cheios de pilas... Com isso você vai vendo o que é radiofrequencia, quais problemas afetam o desempenho, algum equipamento que não deu o resultado esperado, vai substituindo por outro etc etc..

    Mesmo assim vai perder dinheiro inicialmente, mas é assim que a maioria aqui começou e aos poucos foram se ajustando. São duas áreas de aprendizado. Radiofrequencia e redes.
    Para um provedor via wireless a radiofrequencia é fundamental. A questão de redes você até aos poucos vai contornando se se mantiver no básico. Mas sem entender o comportamento da transmissão wireless você não sai do chão.
    Outra coisa é aprender a filtrar as informações. Vai surgir de tudo... Já vi até conselho para deixar todos os rádios numa torre, no mesmo canal e para ter sucesso tem que usar a frequencia de 5.700. (ufa).
    Como você vai decidir se não conhecer todos estes detalhes. Sua cabeça vai pirar.