Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post rede hibrida fibra-UTP

    boa noite a todos , estou estudando sobre rede cabeada e nisso está gerando muitas duvidas na minha mente pelo costume de uma rede wireless.
    certo.
    então estive olhando e estou procurando ter uma rede que suporte trafego e que não seja limitada tanto assim. Em um topico passado perguntei se poderia colocar Switch gigas em porte para ter uma rede com tráfego alto , mas os amigos da under-linux indicaram que seria melhor fracionar a rede por áreas de 100 mb utilizando fibra de 12 vias e achei muito boa essa proposta só que não sei bem como faze-la.

    meu pensamento antigo de Switch giga foi eliminado pois caso houvesse uma parada em uma switch giga toda as outras parariam de passar internet também.

    dei uma pesquisada e achei a tecnologia pacpon interessante e consegui entende-la bem pouco .
    minha ideia seria botar backbone com fibra óptica levando até um quadro de distribuição e repassando o atendimento aos cliente pelo cabo utp ,só que de um jeito diferente , como são 12 vias a fibra ,deixaria 1 como área certo. e seguiria o resto e espalhando as áreas de 100 mb usando :
    uma fonte para alimentar os PD e indo verificando tráfego pra não forçar os 100 mb.

    só que não sei se posso fazer isso que estou lhes falando .
    tipo .
    como eu deixo 1 só via de fibra e sigo a frente as outras 11?
    terei que utilizar um conversor de fibra para utp?
    do jeito que expliquei funciona?
    está certo a divisão por área assim?
    vou precisar de OLT , ONU ou algum equipamento especifico se sim quais?

    perdoe muitas perguntas estou aprendendo toda ajuda é bem vinda.

    se não entenderem algo da forma que expliquei só perguntar vou tentar melhorar rsrsrs.

  2. #2

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Rede mista acaba saindo no final mais caro que ela pura. Entao sei que nao ajuda na sua duvida mas eu faria aos poucos e certo desde o inicio.

  3. #3

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Amigo, faça uma Rede METRO
    É bem mais barato cerca de 30% do valor de uma rede 100% fibra
    Você leva fibra com 1Gb ate as caixas metro e dessa caixa sai cabos Utp de ate 100Mb para cada cliente, e dessa mesma caixa Metro sai outra fibra ate a próscima caixa e assim por diante! depois vc retorna com a fibra da ultima caixa ate o seu server e fecha um anel, assim mesmo que uma caixa de problema no meio da rede, o anel retorna pelo outro lado e tudo continua funcionando.
    Cada anel suporta 1Gb, se vc por 2 aneis sao 2Gb, 3 aneis 3GB e ai por diante!
    Na computech tem tudo que vc precisa inclusive os cursos e vídeo aulas no youtube, muito bom.
    Eu ja estou começando e estou muito contente com os resultados
    segue um dos videos do Luciano da Computech, também tem o grupo deles no whatsapp para tirar todas as duvidas, e só manda o numero que peço para add você.
    Espero ter ajudado
    Grande Abraço.


  4. #4

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Rede metro e tudo de bom, só recomendo cautela pra não cair na mão de fornecedor A ou B. Existe os mesmos equipamentos no mercado custando cerca de 30/40% do valor. É só usar a imaginação é ver como a coisa funciona.

  5. #5

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    No meu modelo substitui o POE reverso ( nunca gostei, já tive rede parada onde o transformador local caiu e parou o ponto de distribuição) por uma bateria de 12v 7A é um carregador mini Max dá volt. Tá funcionando sem problemas.

  6. #6

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Pra fechar o anel um bom switch giga com spanning tree, resolve de boa

  7. #7

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    tenho sempre as duas redes.
    Pon e pacpon no mesmo poste

    Esplitter 1/16 uma perna pacpon e o resto se precisar usa FTTH pura
    Cliente residencial ate 10MB vai no Pac e o restante vai direto em fibra ta funciona blz sem stress nenhum.

  8. #8

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Pra fechar o anel um bom switch giga com spanning tree, resolve de boa
    obrigado pela sua contribuição rsrsrs sempre o spanning tree salvando pra não dar loop na rede , obrigado amigo

  9. #9

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Rede metro e tudo de bom, só recomendo cautela pra não cair na mão de fornecedor A ou B. Existe os mesmos equipamentos no mercado custando cerca de 30/40% do valor. É só usar a imaginação é ver como a coisa funciona.
    você conhece outro vendedor de rede metro ou só o luciano?
    me interessei pela tecnologia

  10. #10

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por PabloDelfino Ver Post
    Amigo, faça uma Rede METRO
    É bem mais barato cerca de 30% do valor de uma rede 100% fibra
    Você leva fibra com 1Gb ate as caixas metro e dessa caixa sai cabos Utp de ate 100Mb para cada cliente, e dessa mesma caixa Metro sai outra fibra ate a próscima caixa e assim por diante! depois vc retorna com a fibra da ultima caixa ate o seu server e fecha um anel, assim mesmo que uma caixa de problema no meio da rede, o anel retorna pelo outro lado e tudo continua funcionando.
    Cada anel suporta 1Gb, se vc por 2 aneis sao 2Gb, 3 aneis 3GB e ai por diante!
    Na computech tem tudo que vc precisa inclusive os cursos e vídeo aulas no youtube, muito bom.
    Eu ja estou começando e estou muito contente com os resultados
    segue um dos videos do Luciano da Computech, também tem o grupo deles no whatsapp para tirar todas as duvidas, e só manda o numero que peço para add você.
    Espero ter ajudado
    Grande Abraço.

    me chamou atenção gostei da ideia que a tecnologia dispõem.
    meu numero é 55092993262102

    obrigado pela participação.

  11. #11

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    A diferença dessa rede pro pac pon é que o pac pon não tem ativo na rede só passivo , e essa gambiarra industralizada aí pro proximo PD funcionar o anterior tem por obrigatoriedade de estar ligado.

  12. #12

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    não amigo, se um parar o proximo continua funcionando pela outra ponta do anel!
    Cada um tem um pensamento, mas para min não e gambiarra não! inclusive as placas Metro da computech tem módulos individuais de portas LAN, portanto se queimar um modulo correspondente as portas LAN xx é so troca-lo sem necessidade de trocar toda a placa!
    A computech também vende o roteador R1 com POE out que alimenta as caixa Metro, assim se você tiver 5 clientes conectados a uma caixa metro todos estarão alimentando a Placa Xwave, e se um desligar vai continuar funcionando, a assim por diante.

    Obs. não sou nada da Computech apenas cliente, e estou tendo bons resultados.

    Mas se alguém souber de outra empresa que forneça o mesmo sistema com preços mais acessíveis postem ai, pois so conheço a Computech ate o momento.

    Grande Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Eu acho que o dinheiro gasto e melhor gastar apenas 1 vez e fazer 100% fibra, aqui em mato grosso cai mais raio que chuva é inviavel. Hj mesmo fui ver um PD da volt gb evolution 1.300,00 cada se ta é maluco que gasto isso em par metalico.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Eu acho que o dinheiro gasto e melhor gastar apenas 1 vez e fazer 100% fibra, aqui em mato grosso cai mais raio que chuva é inviavel. Hj mesmo fui ver um PD da volt gb evolution 1.300,00 cada se ta é maluco que gasto isso em par metalico.
    Realmente, vai depender das condições financeiras de cada um! rede metro e 70% mais barato.
    Aqui também cai bastante Raio, bastante mesmo. e ate agora nenhuma caixa metro queimada.

  15. #15

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por PabloDelfino Ver Post
    Realmente, vai depender das condições financeiras de cada um! rede metro e 70% mais barato.
    Aqui também cai bastante Raio, bastante mesmo. e ate agora nenhuma caixa metro queimada.
    Só se for contar a ativaçao, pois no poste acaba dando elas por elas. Enfim realmente cada um tem que ver oque cabe no seu bolso.

  16. #16

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    já botou na ponta do lapis os custos que você tem só com gbic ? muito mais vantagem onu bridge + switch poe reverso , e spliter desbalanceado ...

  17. #17

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Bom vamos la
    Caixa metro 450 reais
    par Gbic 20km 190 reais
    1km fibra G657 900 Reais
    1 RB2011 para server, em torno de 700 Reais
    Conectores de campo fastConect 99,90 10 unidades

    Media de 700 reais por caixa, poste

    Eu acho barato!

    Agora fala aew seus custos

    Abraço.

  18. #18

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    kkkk sem comentarios da uma mercado livrada ai ou uma googlada e compara ahsuahs

  19. #19

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    kkkk sem comentarios da uma mercado livrada ai ou uma googlada e compara ahsuahs
    Sem comentários? Boa ajuda!

    Obrigado.

  20. #20

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    irmao. Estuda a solucao que eu te disse . Seu bolso vai agradecer !