Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sistema para gerenciar provedor de internet

    Olá!

    Trabalho em um provedor onde fazemos todo o gerenciamento dos clientes direto no servidor Mikrotik. Ainda não utilizamos nenhum sistema para gerenciamento do provedor, como o provedor esta crescendo talvez em breve será preciso de um sistema de gerenciamento. Então venho buscando informações sobre estes sistemas, e me surgiram 3 duvidas que com a ajuda dos profissionais e principiantes como eu aqui do fórum espero esclarecer.


    01) Como funciona um sistema que é integrado ao Mikrotik por meio do protocolo Radius?

    02) Como funciona um sistema que é integrado ao Mikrotik por meio de API?

    03) Quando se implanta um sistema desses é preciso recriar dentro do sistemas de gerenciamento todos os usuários hotspot, usuários pppoe e profiles de velocidade?


    Agradeço quem poder me ajudar esclarecer essas duvidas.

  2. #2

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Opa, blz?

    Uma eu sei responder...
    .
    Quando se implanta um sistema desses é preciso recriar dentro do sistemas de gerenciamento todos os usuários hotspot, usuários pppoe e profiles de velocidade?
    ====> Vai criar os profiles, velocidades, e cadastrar clientes la dentro do servidor que vai gerenciar, por radius, q no meu caso eu uso o Mk-auth.

  3. #3

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Opa, blz?

    Uma eu sei responder...
    .
    Quando se implanta um sistema desses é preciso recriar dentro do sistemas de gerenciamento todos os usuários hotspot, usuários pppoe e profiles de velocidade?
    ====> Vai criar os profiles, velocidades, e cadastrar clientes la dentro do servidor que vai gerenciar, por radius, q no meu caso eu uso o Mk-auth.
    Obrigado, então tudo (usuários hotspot, usuários pppoe e profiles de velocidade)tem de ser recriado dentro do sistema.

    Porque eu imaginava que ele apenas iria gerenciar o que já estava criado dentro do servidor mikrotik.

  4. #4

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    No Mikrotik, os usuarios hotspot, pppoe, profiles de velocidade, deleta tudo!
    Tem q cadastrar cada cliente, um a um, la dentro do servidor radius, (no meu caso, MK-auth).
    Eu com 25 clientes, e ja com mais uns 5 a 10 esperando instalação, eu ja fui atraz do Mk-auth.
    Muito fácil a integração, poucas regras no firewal do mikrotik.
    Olha la no site do mk-auth!!! E o valor é 50 reais. E o fórum la é ótimo! E depois faz a integração com o gerencianet, para fazer os boletos. Se vc quiser é claro!!!

  5. #5

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    No Mikrotik, os usuarios hotspot, pppoe, profiles de velocidade, deleta tudo!
    Tem q cadastrar cada cliente, um a um, la dentro do servidor radius, (no meu caso, MK-auth).
    Eu com 25 clientes, e ja com mais uns 5 a 10 esperando instalação, eu ja fui atraz do Mk-auth.
    Muito fácil a integração, poucas regras no firewal do mikrotik.
    Olha la no site do mk-auth!!! E o valor é 50 reais. E o fórum la é ótimo! E depois faz a integração com o gerencianet, para fazer os boletos. Se vc quiser é claro!!!
    Legal agora me esclareceu essa duvida. Sobre o gerencianet, quanto eles cobram por boleto?

  6. #6

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    1- Servidor Radius é basicamente um banco de dados centralizado onde você irá armazenar todos os dados de autenticação e atribuições de seus clientes (falando de forma simples).

    2- Usando uma API o sistema "grava" todos os seus usuários e suas atribuições na base de dados local de cada roteador (falando de maneira simples).

    3- Sim, é necessário você criar todos os usuários e suas atribuições no sistema de gestão que você escolher.

    O MKAuth é um ótimo software, uso-o em um provedor com média de 200 clientes, e ainda esperamos crescer mais usando esse sistema!
    Então quando o sistema é via Radius, os usuários, profiles e etc...ficam armazenados no servidor radius e quando é via API os usuários, profiles e etc...continuam armazenado no servidor mikrotik. É isso?

  7. #7

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Gerencianet, cobra 3,72 por boleto. Mas voce pode negociar com eles, se voce vai fazer mais de 50 boletos.

  8. #8

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Gerencianet, cobra 3,72 por boleto. Mas voce pode negociar com eles, se voce vai fazer mais de 50 boletos.
    Sai um pouco salgado, mas que o Bradesco, iríamos precisar emitir uns 150 boletos por mês.

  9. #9

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    O jeito é usar o widepay, e vc mesmo imprimir os boletos, e tbm entregar, e monitorar quem pagou!

  10. #10

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Olá a todos... o que os amigos acham do PagSeguro, do UOL?

    Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Olá a todos... o que os amigos acham do PagSeguro, do UOL?

    Abraço.
    Não acho uma boa para provedores... Eles cobram uma taxa de intermediação de 5.5 % em cada operação... não sei se haveria um espaço para negociação com eles quando se refere a cobrança de mensalidades dos clientes.

    Eu uso sem problemas mas para receber valores com pagamento de cartões de crédito. Mas não para provedor. Ele é prático para outros segmentos comerciais e mesmo assim se não houver muitas transações...senão fica muito complicado administrar as informações de quem pagou e quando será liberado na tua conta.

    Quanto a segurança e lisura do sistema já faz 4 anos que uso e nunca tive problemas.

  12. #12

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Quanto a questão de ter que cadastrar novamente os clientes, isso não vai ter como escapar pois o cadastro de clientes tem informações que no servidor Mikrotik não existe.

    No nosso caso cadastramos o cliente com todas as informações no cadastro do gerenciador. Lá tem um campo de Usuário e Senha. Simplesmente colocamos o mesmo que já está no servidor Mikrotik e já sai funcionando.
    Caso haja uma discrepância entre o gerenciador e o servidor Mikrotik há o recurso do Sincronismo.
    Quando ele faz o sincronismo tudo fica acertado... A orientação que recebemos em 2010 era que fizéssemos tudo pelo gerenciador com relação a cadastros seja de cliente, planos e regras de bloqueio e deixar o gerenciador escrever no Mikrotik

    Numa hipótese do gerenciador estar fora do ar, o que raramente aconteceu, daí cadastra os dados que o servidor Mikrotik precisa para o cliente autenticar. Quando o gerenciador voltar
    então faz o cadastro do cliente novo com mesmo login e senha. Caso tenha atribuido um IP e Mac no cadastro manda pegar automático do servidor Mikrotik.

    SE houver muitas discrepâncias entre gerenciador e servidor daí é só clicar em Sincronizar servidor e pimba... tudo fica igual, servidor e gerenciador. Mas raramente usamos o recurso de Sincronizar.
    Hoje se eu quiser me dar ao luxo de apagar todos os clientes do servidor Mikrotik, ou mesmo que a RB que está o servidor der pau, é só reconfigura-la e mandar o gerenciador sincronizar.

  13. #13

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Da pra usar o mercado pago, para fazer as cobranças de cada cliente, com boleto. Mas precisa do email de cada cliente, pra enviar o boleto. É claro que da pra vc mesmo imprimir o boleto, e tbm vc mesmo entregar na casa do cliente. Eu faço assim, porque a maioria vem pagar aqui no provedor. Poucos pedem boleto!

  14. #14

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Da pra usar o mercado pago, para fazer as cobranças de cada cliente, com boleto. Mas precisa do email de cada cliente, pra enviar o boleto. É claro que da pra vc mesmo imprimir o boleto, e tbm vc mesmo entregar na casa do cliente. Eu faço assim, porque a maioria vem pagar aqui no provedor. Poucos pedem boleto!
    Quanto você pagar por boleto no mercado pago amigo, e la tem como controlar, ver quem pagou essas coisas?

  15. #15

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Eu uso a F2B - https://www.f2b.com.br
    La você controla tudo, e a tarifa só é cobrada se o cliente pagar para a FB2 ou seja em Bancos, loterias, farmácias, transferência bancaria pelo código de barra, caso contrário se pagar na sua empresa vc só da baixa na F2b e pronto
    De uma mensalidade de 70,00 a tarifa é de 3,71 se alguém souber de uma mais baixa favor comunicar!!

  16. #16

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    nao sei se e permitido link de indicação, mas segue o meu abaixo. Pago o valor de 2,50 por boleto pago com valor ate 100 reais ou 2,50% por boleto pago com valor acima de 100 reais.
    tem painel de gerenciamento com opção de cadastro, tem api para integração a outros sites e sistemas externos, envio automático por email.
    Gostei do valor de tarifas pois 2,50 por boleto nao me pesa e apenas 4,90 por transferência também não basta esperar fechar o mes ou solicitar o menor numero de vezes possível.

    https://www.boletobancario.com/bolet...e=64296:acb818

  17. #17

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Gente pesquisa no banco sicoob 2 reais cada boleto compensado e se cancelar ou receber no local 0,50 centavos

  18. #18

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    F2B, superou o Gerencianet. É mais caro! Mas que loucuraaaaa! hehehehe

  19. #19

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Bom dia, pessoal venho aqui deixar ao conhecimento de vocês um sistema e plataforma de cobrança, que provavelmente ainda não conhecem. A empresa BmSoftware, e o Thundercache vocês já devem ter ouvido falar, a BM agora esta no mercado com sistema de gerenciamento de provedor, totalmente em Cloud, autenticação via Radius , e a sua PRÓPRIA plataforma de cobrança ( Pulsarpay ). Caso se interessem já vou adiantar como funciona. O boleto registrado liquidado valor de R$ 2,90, baixa manual = R$ 1,20 , saque = 0,00 ( no caso uma transferência para sua conta, tem um valor minimo se não me engano R$ 300,00 e prazo de 2 dias uteis no máximo ). O Sistema de gerenciamento e autenticação ( cloud, sem maquina no seu provedor ) terá custo 0 ( gratuito ), claro usando apenas o Pulsarpay. De inicio Migração e implantação Gratuita.
    Contatos, acesso demo , duvidas, me chamem que passo ok.
    Att Felippe França ( sou parceiro da Bmsoftware a 7 anos )
    skype: live:felippe_9

  20. #20

    Padrão Re: Sistema para gerenciar provedor de internet

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Bom dia, pessoal venho aqui deixar ao conhecimento de vocês um sistema e plataforma de cobrança, que provavelmente ainda não conhecem. A empresa BmSoftware, e o Thundercache vocês já devem ter ouvido falar, a BM agora esta no mercado com sistema de gerenciamento de provedor, totalmente em Cloud, autenticação via Radius , e a sua PRÓPRIA plataforma de cobrança ( Pulsarpay ). Caso se interessem já vou adiantar como funciona. O boleto registrado liquidado valor de R$ 2,90, baixa manual = R$ 1,20 , saque = 0,00 ( no caso uma transferência para sua conta, tem um valor minimo se não me engano R$ 300,00 e prazo de 2 dias uteis no máximo ). O Sistema de gerenciamento e autenticação ( cloud, sem maquina no seu provedor ) terá custo 0 ( gratuito ), claro usando apenas o Pulsarpay. De inicio Migração e implantação Gratuita.
    Contatos, acesso demo , duvidas, me chamem que passo ok.
    Att Felippe França ( sou parceiro da Bmsoftware a 7 anos )
    skype: live:felippe_9
    E o Pulsarmanager é oque?