+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Melhor configuração

    Bom dia,

    estou montando novamente um provedor, estou com algumas duvidas uma delas é qual antena usar nas bases e nos clientes,
    andei pesquisando mas tem muito conteúdo antigo, gostaria de saber nos dias atuais qual a melhor configuração ?

    ubnt
    Basestation 5.8 90º x /nanobeam 16 dbi / nanoloco/ nanom5

    intelbrass
    Apc 5m -90 18 dbi x / wom 5000 / apc -18+ 18 dbi


    Qual a opinião de vocês ?


    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Melhor configuração

    Inicia na linha ac.
    O nanobeam é caro, perto do LiteBeam.
    LiteBeam M5 é siso.
    LiteBeam AC é mimo.
    vai de mimo sempre.

    Intelbras é uma aposta nacional tem seu ideal filosófico. Mas é uma empresa que fora PABX analógico entra e sai de ramos a todo o tempo, e depois costuma sumir com o que fazia, como ocorreu com um telefone IP que comprei e que é como se nunca tivesse existido.
    Os produtos de câmera são ou já foram chineses OEM.
    O que você perguntou por exemplo "é" um Deliberant/ligowave. A ligowave tem seu valor, mas não conheço quem use no Brasil.

    Eu na verdade teria dúvida entre UBNT ou Mikrotik.

    Mas pensaria também na Cambium. Eu nunca usei mas por pré conseito acho caro e não acredito nos números que eles vendem. Sabe esmola de mais o santo desconfia. Se eles dissem ser um pouco melhores eu acreditava, mas eles dizem quase fazer mágica.
    Aí por final eles conseguem fazer mágica só usando firmware diferente em UBNT o que lembra que o hardware é o mesmo, não acho que existe magia só com software.
    Mas como disse é preconceito meu nunca usei.

  3. #3

    Padrão Re: Melhor configuração

    Entendi, então no caso seria a melhor escolha basestation e liteBeam. vou utilizar uma rb 2011 uias rm, para gerenciar mk-auth.
    gostaria de saber qual a melhor configuração para rodar na rb, para começar ela está de bom tamanho né ?

  4. #4

    Padrão Re: Melhor configuração

    Não tem receita pronta.
    Eu tô trocando as minhas 2011 por 3011, mas pense na 750Gr3 talvez seja uma opção.
    Quanto a LiteBeam use o AC.
    Com UBNT você pode ter base ac e clientes ac ou M5, mas não pode ter base M5 com clientes ac. então pra usar LiteBeam AC precisa do Rocket ac ou basestation ac.

  5. #5

    Padrão Re: Melhor configuração

    Citação Postado originalmente por gbruza Ver Post
    Bom dia,

    estou montando novamente um provedor, estou com algumas duvidas uma delas é qual antena usar nas bases e nos clientes,
    andei pesquisando mas tem muito conteúdo antigo, gostaria de saber nos dias atuais qual a melhor configuração ?

    ubnt
    Basestation 5.8 90º x /nanobeam 16 dbi / nanoloco/ nanom5

    intelbrass
    Apc 5m -90 18 dbi x / wom 5000 / apc -18+ 18 dbi


    Qual a opinião de vocês ?


    Obrigado
    A opinião geral e irrestrita do fórum é a seguinte: Depende!

    Dependendo da topologia da sua rede, objetivo de atendimento, topografia da região, desobstrução necessária no fresnel, análise de espectro no setor.

    Citação Postado originalmente por gbruza Ver Post
    andei pesquisando mas tem muito conteúdo antigo, gostaria de saber nos dias atuais qual a melhor configuração ?
    Não existe conteúdo antigo em RF... existe tecnologia nova. Você deve usar os equipamentos que se adequam a sua realidade... o que é bom pra mim pode não sar bom pra você e posse ser péssimo pra outro, entende?


    Sugiro que estude muito sobre propagação em RF, tipos modelos e usos de antenas (dipolo, setorial, dish, yagi, polarização) estudo sobre setores RF, estudo sobre topografia, fresnel, refração, difração, desvanecimento em RF, efeito doopler em RF, interferência em RF, áreas de sombra, entre muitos outros estudos...

    Caso não domine o mínimo do assunto busque uma consultoria.

    Abraço!

  6. #6

    Padrão Re: Melhor configuração

    Pois é.... não sabemos nem quantos clientes pretende atender.
    E se todos clientes tem visada!
    Vai vender quanto de link pra cada cliente? 1 mega, 2 megas, 5 megas, 10 megas? Pra cada?
    E de começo no primeiro mês vai ter uma média de quantos clientes?
    Pra saber oque montar de antenas, rádios, na torre!
    Não vai querer pendurar 40 clientes em um bullet com omni? hehehe

  7. #7

    Padrão Re: Melhor configuração

    sim tenho um bullet com uma omini kkkkk, mas não só ela, vou ser sincero vou começar por baixo mesmo, primeiro mês vou tentar buscar os clientes cujo equipamento tenho disponível que são uns 7 kit clientes que já tenho, mas como quero buscar qualidade e não quantidade, depois desses 7 já quero ir fazendo de forma correta. planos que pretendo oferecer são de 1mb e 3 mb no começo.
    aqui na minha cidade, estou em uma localização muito boa tenho muita visada e vários pontos estratégicos para montar repetidoras.
    questão de clientes, acredito que para chegar em torne de 50, vai demorar um pouco (bastante rs)

  8. #8

    Padrão Re: Melhor configuração

    no caso a 2011 uias rm eu já tenho ela.
    tem algum conteudo que eu possa estudar sobre base ac M5.... não entendo disso

    Obrigado

  9. #9

    Padrão Re: Melhor configuração

    tem algum conteúdo que eu possa estudar que você me indique ?

  10. #10

    Padrão Re: Melhor configuração

    Sobre ac, eu nao intendo quase nada, mas pra começar, com essa meta ja é um bom começo um bullet com omni. Depois que colocar uns 15 clientes conectados nesse bullet com omni, vc pode colocar alguns nanostation 14 ou 16 dbi (aqueles nano grande m5 ou m2).
    2.4 sua rede, seus clientes? Eu ainda tenho minha rede em 2.4 e só meus ponto a ponto em 5.8 as repetidoras, com nano5 dos grande. Tem muito equipamento usado de qualidade que o pessoal esta descartando que pra nós pequenos ainda serve, como rb433, 411ar, (arh acho q é com wireles), e nanoloco.... no grupo de usados do face tem bastante coisa a venda. É o grupo de 19.999 ou 20 mil membros. Olha la!

  11. #11

    Padrão Re: Melhor configuração

    Bullet é siso sobre equipamentos UBNT o melhor é o site deles. De uma olhada nos produtos, olhe o site da Mikrotik também mas não misture pra poder ativar o TDMA.
    Eu recomendo você pensar em usar uma tecnologia TDMA seja o AirMax NV2 ipoll ou a tecnologia privada da Cambium que não sei o nome.
    E tem que pensar em estoque também é ruim ter muitos rádios diferentes.
    O AC é a nova tecnologia em 5GHz lembra antes era 802.11a (20MHz) depois 802.11n(20 ou 40MHz) agora 802.11ac (20 a 160MHz)
    Não estou incentivando ninguém a usar canais largos, só questão mesmo de comprar o que é novo já que o momento é de transição.
    Simplicidade de estoque.
    Talvez os produtos da linha M possam ser descontinuados.
    O LiteBeam AC ser mimo e não siso o que é pra mim um fator importante.
    Então eu estou trocando meus Rockets M5 por Rocket ac pra poder usar a Nova LiteBeam AC.
    Não vou trocar todos os clientes pois não espero uma grande melhoria de velocidade só procuro compatibilidade. Não vou mais comprar nada que não seja AC, questão de controle do estoque. Na linha Mikrotik a base pode ser a/n que o CPE ac funciona. Na UBNT pra funcionar CPE ac a base tem que ser ac.
    O que significa que minhas ominitik antigas vão continuar.
    Em UBNT pra CPE M5 conectar na base ac tem que estar com firmware 6.0.0 ou mais novo.
    Veja a contradição, pra ter vantagens do AC o sinal tem que ser melhor, menor distância. Uso o LiteBeam quando o cliente está longe.
    Nada impede de usar LiteBeam com clientes próximos só abaixar a potência dele. Mas ainda não comprei da UBNT antenas menores AC.
    Já no caso das Mikrotik eu tenho SXT ac e a LHG que não tem verão AC.
    Em bases que não me preocupei com a separação das tecnologias no passado estou colocando mais painéis pra separar os clientes e ativar o TDMA ou visitando 1 ou 2 clientes pra trocar o rádio.

  12. #12

    Padrão Re: Melhor configuração

    Lembre-se sempre de seguir as normas da Anatel quanto aos limites de potencia:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Não tem receita pronta.
    Eu tô trocando as minhas 2011 por 3011, mas pense na 750Gr3 talvez seja uma opção.
    Quanto a LiteBeam use o AC.
    Com UBNT você pode ter base ac e clientes ac ou M5, mas não pode ter base M5 com clientes ac. então pra usar LiteBeam AC precisa do Rocket ac ou basestation ac.
    radio ac aceita conectar M5 ?

  14. #14

    Padrão Re: Melhor configuração

    entendi, vou pesquisar bastante antes de ir as compras.. em relação as configurações tem algo para indicar ?

  15. #15

    Padrão Re: Melhor configuração

    Citação Postado originalmente por MrLinoX Ver Post
    radio ac aceita conectar M5 ?
    Não, por isso tô trocando meus Rockets pra poder usar o LiteBeam AC que é mimo.
    Base AC aceita cliente M5 é AC.
    Base M5 aceita só cliente M5.
    Última edição por eduardomazolini; 04-05-2017 às 13:21.

  16. #16

    Padrão Re: Melhor configuração

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Não, por isso tô trocando meus Rockets pra poder usar o LiteBeam AC que é mimo.
    Base AC aceita cliente M5 é AC.
    Base M5 aceita só cliente M5.

    vc quer dizer que uma basestation ac pode ser usada para conectar um nano loco M5?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MrLinoX Ver Post
    vc quer dizer que uma basestation ac pode ser usada para conectar um nano loco M5?
    eu ainda não adentrei ao mundo do ac, eu penso que Uma vez que começou com AC já era pop AC so AC da li pra frente Claro que nao vai jogar fora as antenas M5 Mas quando eu começar a comprar AC ai a tendencia é seguir no AC (por hora AC aqui só nos PTP)