+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com enlace

    Amigos tou com enlace de 24km, com dois groove 52hpn, antenas de 60cm, passa bom 30M só preciso de 20M, tudo certo só que o trafego cai a cada 5 minutos as vezes 1 minuto e volta de novo, sinal ta em -58 ja atualizei os dois lados mudei de canal frequência mas continua com esse mistério aguem já passou por isso?

  2. #2

    Padrão Re: Problema com enlace

    Aqui tenho um ponto a ponto com duas sxt, sinal bom, e ccq as vezes fica baixo.
    Eu tbm ja troquei de canal, e em alguns canais fica pior. Voce usa NV2???
    Aqui depois q eu ativei esse protocolo, ficou melhor.
    Eu fiz só em bridge, fica bom, e tbm fiz em wds com nv2, ficou melhor. E eu fix pelo video
    do Luciano, olha aí... >>>

  3. #3

    Padrão Re: Problema com enlace

    Uso NV2. e o video ai acima é bom mas ja tinha visto e nao serviu não. o problema aqui nao sei o que pode ser canal isso acho que nao é passa a banda certinho so que em alguns momentos a banda para de passar depois volta...

  4. #4

    Padrão Re: Problema com enlace

    Sinal bom em -58 Mas o ccq esta em quanto??? Variando muito?
    E faz pelo video do Luciano. Tem alguns menus ali que tem q desmarca umas opções para nao deixar o mikrotik descer muito la em baixo, tipo 3Mbps... 6Mbps... 9Mbps.
    Aqui meu throughput ficou em 60 a 70 Mbps. Mas eu ainda nao preciso passar toda essa banda pelo meu ponto a ponto. Mas futuramente 50 megas vou precisar passar,
    vou aumentar meu link. Faz um teste de throughput aí e diga quanto passa, ok?

  5. #5

  6. #6

    Padrão Re: Problema com enlace

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Ja disse 30M
    CCQ fica variando muito???
    Em quanto fica???
    Se esta variando, esta aí o problema! Pode ter visada, mas a
    zona de fresnel comprometida.
    Aqui tive esse problema na zona de fresnel.

  7. #7

    Padrão Re: Problema com enlace

    a visada é bem limpa da pra ver os dois lados...CCQ fica TX 90% e RX 65%

  8. #8

    Padrão Re: Problema com enlace

    Com CCQ de RX a 65%, ou você está usando data rate alto demais pra esse sinal -58dBm, ou esse sinal está baixo por culpa de zona de Fresnel.

    (Visada não é suficiente, calcule a zona de Fresnel conforme distância. Ou diga qual a distância e qual a altura que a linha de visada passa acima de todos (Perto ou longe) os obstáculos)

    Alias, veja na aba Signal (Duplo clique sobre o ap ou estação em Registration, na seção Wireless) se o sinal de rx é mesmo -58dBm, o sinal real nem sempre é o que aparece no resumo, nesse exemplo aqui o sinal em MCS7 ou MCS15 em 40MHz (Ou seja, HT40-7) é -60dBm, e não -53dBm:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10.95.40.2_1.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	104,3 KB
ID:      	66814

    -58dBm dá pra MCS13 geralmente, mas só com a zona de Fresnel muito limpa. Se a distância é curta e pelo cálculo devia ter -50dbm, esses 8dBm de perda extra são culpa de falta de zona de Fresnel. Diga antenas e distância exata, ou calcule que sinal DEVERIA ter aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/
    (Bota Bullet5, a potência usada e ganhos das antenas, e distância (Milha: 1,6km), e veja que sinal deveria ter, se devia mesmo ser -58dBm)

  9. #9

    Padrão Re: Problema com enlace

    Distancia 23km, antenas ofset de 29dbi, 60cm aquário, radio groove 52hpn.

    Sinal fica variando entre -58 e -60, zona de fresnel não passa perto e nem muito longe...data rate está em default..

  10. #10

    Padrão Re: Problema com enlace

    Nessa distância eu não usaria mais que MCS5 não, a margem (Entre sinal e sensibilidade) precisa aumentar conforme aumenta a distância.

    Experimenta colocar os 2 lados fixos em MCS4 ou MCS5 pra ver se fica estável. MCS5 deve passar uns 23-24Mbps com sinal ok, em 20MHz de largura. MCS4 passa 20Mbps só com zona de Fresnel muito limpa (E se tem -58dBm com esse equipto, parece que é o caso, pelo cálculo o sinal devia ser esse mesmo com rádio a 20dbm de potência).

    Veja se não está ficando em HT20-6 ou HT20-7, essas modulações funcionam com -58dbm só em distância pequena tipo menos de 1km. Teria que ficar em HT20-5 ou HT20-4.

    (Ou se usa 40MHz de largura, aí seu ptp está ruim se passa só 30Mbps! MCS4 em 40MHz tem que passar quase 40Mbps half)


    ______________________________________________________________________________
    Edit:

    Falando em margem, como está o SNR ou o piso de ruído? Precisa estar abaixo de uns -96dBm pra -58dbm dar pra muita coisa nessa distância. Por mais que seja região remota, o ruído não é da vizinhança, e sim o da própria antena! Conforme a posição do Groove lá na frente da offset as vezes dá uns ruídos gigantes tipo -88dBm! (Tá, no Bullet M5 isso me aconteceu, acho que era -84dBm de "ruído" lá na zona rural onde mal pega rádio AM que dirá sinal de algum provedor!)

    Se o ruído está abaixo de uns -96 ou -98dBm, então não tem problema, mas se está cima disso (-92dBm, digamos), tem que girar os Groove pra etapa de RF ficar de costas pra antena, ou seja, os leds tem que ficar virados pro braço da offset, já que os leds ficam no lado oposto a etapa de RF.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com enlace

    Consegue duas antenas, pode ser até usadas, pra testar com os dois groove.
    Essa antena aquario aqui >>>> Antena Miniparabólica Aquário Mm5825 25dbi 5.8ghz
    Com 25dbi eu ja acho de bom tamanho pra essa distância!

  12. #12

    Padrão Re: Problema com enlace

    Com 25dBi nessa distância vai ter sinal -65dBm, pra lá de ruim pra passar 20Mbps em 20MHz de largura.

    Precisa ter muito sinal quando a distância é grande, em 1km -60dBm é tranquilo, com 20km não presta mais pra muita coisa, culpa da 2ª e 3ª zonas de Fresnel refletindo muita coisa.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com enlace

    Então coloca antena maior, mas que seja antena comum 5.8 com dipolo reto pra frente! kkkkk
    Eu nao levo fé nessas coisas parabolas sky. hehehehehe

  14. #14

    Padrão Re: Problema com enlace

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Com 25dBi nessa distância vai ter sinal -65dBm, pra lá de ruim pra passar 20Mbps em 20MHz de largura.

    Precisa ter muito sinal quando a distância é grande, em 1km -60dBm é tranquilo, com 20km não presta mais pra muita coisa, culpa da 2ª e 3ª zonas de Fresnel refletindo muita coisa.
    -60 se for um radio mimo tipo 912 se faz 80mb facil nessa distancia.

    Sobre o case do amigo manda seu skype que te ajudo se tem uma coisa que entendo um cadinho e ptp c/ mk e N.

  15. #15

    Padrão Re: Problema com enlace

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Consegue duas antenas, pode ser até usadas, pra testar com os dois groove.
    Essa antena aquario aqui >>>> Antena Miniparabólica Aquário Mm5825 25dbi 5.8ghz
    Com 25dbi eu ja acho de bom tamanho pra essa distância!
    ja coloquei amigo mas não deu muito certo não.

  16. #16

    Padrão Re: Problema com enlace

    Cabo pode acontecer esse problemas tambem?

  17. #17

    Padrão Re: Problema com enlace

    Só se for cabo muito ruim, e acima de 35 metros. Pois o pessoal q usa ja diz q usa em até 30 metros, mas eu nunca usei mais de 30 metros com poe! Até tenho vontade de testar em uns 50 metros de cabo com poe! Se eu tiver oportunidade, vou ver oq acontece, e posto aqui!
    hehehehe

  18. #18

    Padrão Re: Problema com enlace

    Resolvi Amigos...

  19. #19

    Padrão Re: Problema com enlace

    Fixei o mcs, e coloquei statio wds, que tava statio bridge....