+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bullet M2

    bom dia,

    preciso fazer um enlace sem visada usando bullet m2, nesse enlace fiz um teste com 2 ovislink 5460 e 2 antenas grade aquario, consegui linkar sem perda passando 1mb. quantos megas consigo passar com um bullet m2(ou outro radio) e qual antena seria melhor que essa aquario?


    grato

  2. #2

    Padrão Re: Bullet M2

    Sem visada atras de arvores, com tempo seco funciona, mas não 100% por experiência própria aqui...kkkkk E quando chove fica horrível a qualidade do link, cai pra uns 50 a 60%
    E com tempo seco fica em até 90 a 95% ccq!!!
    Mas se nao tem visada, e tem prédios no caminho, aí sim nem pensar em fazer!
    Vai fica sempre em 50 a 60% ccq, eu tbm ja testei aqui! Em cliente, plano de 2 a 5 megas.
    Passa metade do link! (esse foi meu teste).

  3. #3

    Padrão Re: Bullet M2

    Com certeza com bullet vai ser melhor, mas teria que ser o Bullet HP que tem mais potencia para passar essas barreiras
    Use em 10Mhz que vai ficar muito bom.

  4. #4

    Padrão Re: Bullet M2

    Citação Postado originalmente por joseluiz Ver Post
    bom dia,

    preciso fazer um enlace sem visada usando bullet m2, nesse enlace fiz um teste com 2 ovislink 5460 e 2 antenas grade aquario, consegui linkar sem perda passando 1mb. quantos megas consigo passar com um bullet m2(ou outro radio) e qual antena seria melhor que essa aquario?


    grato
    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Sem visada atras de arvores, com tempo seco funciona, mas não 100% por experiência própria aqui...kkkkk E quando chove fica horrível a qualidade do link, cai pra uns 50 a 60%
    E com tempo seco fica em até 90 a 95% ccq!!!
    Mas se nao tem visada, e tem prédios no caminho, aí sim nem pensar em fazer!
    Vai fica sempre em 50 a 60% ccq, eu tbm ja testei aqui! Em cliente, plano de 2 a 5 megas.
    Passa metade do link! (esse foi meu teste).
    Citação Postado originalmente por PabloDelfino Ver Post
    Com certeza com bullet vai ser melhor, mas teria que ser o Bullet HP que tem mais potencia para passar essas barreiras
    Use em 10Mhz que vai ficar muito bom.
    Alguém aí já ouviu falar em refração, difração, reflexão, fresnel, etc...???

    A regra é básica e simples: Sem visada=sem chance!

  5. #5

    Padrão Re: Bullet M2

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Alguém aí já ouviu falar em refração, difração, reflexão, fresnel, etc...???

    A regra é básica e simples: Sem visada=sem chance!
    Na pratica sabemos que não e bem assim amigo!
    Como ele mesmo falou que ja conseguiu fazer funcionar " e eu acredito mesmo"
    Vai funcionar sim, porem não vai ter 100% de qualidade
    eu mesmo tenho alguns ponto a ponto para clientes específicos sem visada com bullet 2 rodando legal.
    se a visada for obstruída por prédios, morros, realmente sem chance, mas se for por arvores vai

  6. #6

    Padrão Re: Bullet M2

    Sobre não ter 100% de qualidade, eu digo mais: Mal vai ter 10% de qualidade!

    Uma coisa é fazer teste de velocidade e dar 1Mbps, mas tem que ver o número de perdas de pacotes, o tempo que levou pra cada pacote ser transportado, e o número de vezes que cada pacote precisou ser reenviado até chegar inteiro no outro lado!

    Ping é ICMP então tem prioridade, um teste legal é copiar conteúdo de um terminal pro outro por uma conexão dessa, pra ver como a velocidade vai variando. Aparece 1Mbps na velocidade, que seria 125KB/s, mas pra transportar 12,5MB não leva 100 segundos (12500KB / 100s = 125KB/s) e sim uns 150 segundos, porque a variação na velocidade é gigante, e tem muito reenvio de pacotes.

    Mas sem visada quero ver ter mais que 1 ou 2Mbps com qualidade (Jitter baixo, nada de um ping de 32B dar 3ms e o de 1460 bytes dar 150ms), Bullet M2 HP não é tão grandes coisas em matéria de processamento, precisaria ter um processamento pra lá de poderoso pra lidar bem com pacotes repetidos (Sinal reflete no ponto A e no ponto B, o reflexo no ponto B percorre um caminho um pouco mais longo então chega com 0,1ns de atraso, esse atraso pode aumentar o atenuar o sinal referente a um bit, gera ilegibilidade desse bit, se um percentual grande de bits é perdido, aqueles bits sobrando na transferência (MCS1 usa 1/2, ou seja, só metade dos pacotes tem dados novos) logo são ocupados e o limite do data rate acaba, aí o throughput do data rate começa a cair mesmo com sinal teoricamente alto.

    Um quebra-galho pra NLOS é data rate baixo, e ack-timeout alto. A largura de canal é relativa, largura menor implica menos portadoras, como o chipset é pobre (Básico, os chipsets de CPE são iguais uns chipsets de roteadores de mesa, não são processadores Intel de R$ 200, são chipsets de R$ 8 ou 10) de fato ter menos portadoras ajuda, mas as vezes o problema não é o gargalo no processamento e sim o excesso de perdas por conta dos sinais chegando pelos reflexos, aí é melhor aumentar largura de canal, aumentar ack-timeout ainda mais, e operar com lentidão permanente mas sem perdas de pacotes. Essa questão tem que testar, testar vários ack-timeouts, modulações (Data rates) e larguras de canal, nada de usar o modo senhorinha leiga (Modo automático).

  7. #7

    Padrão Re: Bullet M2

    Se ficar com 10% de qualidade, eu te dou de presente até minhas cuecas!
    kkkkkkkkkkkkkkkkk....
    Como ja foi dito, na prática funciona, não 100%. Mas 10% ja é demais! hehehehe

  8. #8

    Padrão Re: Bullet M2

    Vamos Focar no tópico
    Poh o cara ta falando que já conseguiu fechar com dois Ovslink!
    A pergunta dele é se ficara melhor com Bullet ou qual rádio seria melhor!!! é tão difícil?

    Primeira coisa seria tentar uma outra rota com visada, mas se não for possivel então:
    Com certeza com bullet2 HP vai ficar melhor que esses Ovslink Amigo
    Tente usar uma grade de 25dbi pelo menos e trabalhe com 10MHz, assim captará menos ruido e conseguira uma melhora no ganho sinal, trabalhe a antena na Horizontal isso também ira ajudar.

    Mas como falei antes, se a visada está obstruída por prédios e morros, sugiro repensar uma nova rota para seu enlace.
    Se for levemente Obstruída por arvores ou algumas casas, vai de boa.
    Claro que não vai ter rendimento 100% mas dependendo para oque vc quer, vai funcionar.

    ABraço.

  9. #9

    Padrão Re: Bullet M2

    No meu caso aqui sem visada, obstruída por prédios! Fiz uma repetidora no meio do caminho!
    Esta 100% com sxt lite 5.